Brasil

Calma, Real Madrid: como Palmeiras combate assédio europeu por Vitor Reis

Zagueiro do Palmeiras já se tornou homem de confiança do técnico Abel Ferreira

Não faz nem um mês que Endrick se apresentou ao Real Madrid, e, mais uma vez o clube espanhol aparece ligado a uma revelação das categorias de base do Palmeiras.

Agora, no entanto, a bola da vez não é um atacante. O clube merengue, segundo o jornal espanhol As, da Espanha, está interessado no zagueiro Vitor Reis, 18, que tem apenas nove jogos como profissional pelo Palmeiras.

A ascensão de Reis é tão impressionante quanto recente. O defensor estreou na derrota para o Fortaleza (0 a 3), em 26/6, foi titular pela primeira vez no Dérbi, uma semana depois (1º/7), e nem mesmo aparece no site oficial do clube como jogador do time principal.

Contudo, já fez dois gols — contra Corinthians e Flamengo, pela Copa do Brasil — e é o atleta com mais jogos seguidos como titular pela equipe atualmente, com seis aparições.

Sondagens da Europa não são novidade

O Palmeiras encara com naturalidade o interesse de equipes da Europa pelo jogador. Reis, que foi capitão da seleção brasileira no último Mundial sub-17, é monitorado pelos grandes da Europa desde seus primeiros passos na base. Reis chegou ao Palmeiras no sub-10.

No ano passado, o jornal inglês The Guardian o colocou em uma lista dos 50 jogadores mais promissores nascidos em 2006, ao lado de Endrick, do Real Madrid, e Luis Guilherme, hoje no West Ham.

Não foi por acaso que o Palmeiras renovou o contrato com o jogador no começo deste ano, quando ele nem havia ainda entrado em campo pelo Alviverde, e voltou a fazer um novo acordo no início deste mês.

A primeira renovação, em fevereiro, estendeu o vínculo até fevereiro de 2027. Mas, no início de agosto, um novo contrato foi assinado, com validade até dezembro de 2028, com um aumento substancial de salário.

Sua atual multa contratual é de 100 milhões de euros — R$ 600 milhões.

Palmeiras sabe que vida dele no clube não será longa

Vitor Reis é mais um da leva de jogadores que o clube quer manter até o fim do Mundial de Clubes. O Alviverde sabe que não cai conseguir manter Reis no elenco por muito tempo. Mas estabeleceu o torneio do ano que vem como um marco temporal.

Embora tenha idade para jogar na Europa, pois já completou 18 anos, Reis pode até ser negociado em breve, mas não seguirá para seu próximo clube antes de o Verdão disputar o importante torneio nos EUA.

O zagueiro já pode ser considerado um jogador de confiança de Abel Ferreira. O português, aliás, já o exaltava desde o ano passado, quando ele mal havia jogado pelo sub-20.

Vitor já ultrapassou Naves, 23, na hierarquia do grupo. E, experiência à parte, focando apenas desempenho, vem fazendo jogos melhores que Gustavo Gómez e Murilo.

Sua qualidade é tão grande que Abel, entre outras razões, decidiu por um esquema com três zagueiros para poder contar com o jogador sem tirar do time o seu capitão, já que Vitor costuma atuar pela direita da defesa em um esquema com só dois zagueiros. A direita, como se sabe, é território de Gómez.

De acordo com o Footstats, no Campeonato Brasileiro, Reis (0,67/ jogo) tem média maior de desarmes que Gómez (0,46) e Murilo (0,47). Tem as mesmas 6 rebatidas em média por jogo que Murilo — Gómez lidera com 7. Com 96,79%, acertou mais passes que o paraguaio (95,26%) e também que Murilo (91,73%).

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo