Brasil

Destaque da temporada, defesa do Palmeiras pode ter grandes mudanças em 2025

Clube vê veteranos firmes, e reservas almejando espaço, em cenário pouco favorável

Assim como em 2022 e 2023, quando foi campeão, o Palmeiras de 2024 briga para ter a melhor defesa do Campeonato Brasileiro. Até a partida desta quarta-feira (20), contra o Bahia (18h), o time de Abel Ferreira foi vazado 27 vezes contra 26 do líder Botafogo.

Embora Gustavo Gómez e Murilo sigam como titulares intocáveis do miolo da zaga, o ótimo número também é fruto do trabalho dos demais jogadores do sistema defensivo, que também tiveram a melhor defesa do Campeonato Paulista.

E falando só do miolo, Naves e Vitor Reis também respondem por grande parte desse sucesso. E como o Palmeiras trata como muito pouco prováveis as saídas dos dois titulares, mudanças estão à vista.

Reis é desejado na Europa

Devido a convocações para seleções ou lesões, a dupla revelada no clube teve boas sequências. Naves atuou em 11 partidas, nove delas como titular. Já Reis atuou em 14 jogos, tendo iniciado 12 deles.

Não são números ruins, mas são muito menores que os de Gustavo Gómez (23 jogos, sempre titular) e Murilo (22, também sempre iniciando). E é em parte por isso que a defesa do Palmeiras pode sofrer baixas e mudanças em 2025.

Vitor Reis já é tratado como realidade no futebol internacional. Sondado pelo Real Madrid em agosto, o defensor também foi alvo de consulta recente do Arsenal, conforme noticiado pelo Nosso Palestra e confirmado pela Trivela.

Contudo, essas foram apenas duas das consultas que se tornaram públicas. A Trivela apurou que o jogador vem sendo alvo constante de conversas com grandes clubes da Europa. E a estimativa do Palmeiras é que o jogador, cuja multa é de 100 milhões de euros, não deixe o clube por menos de 35 milhões.

Já Naves deseja mais tempo em campo

A situação de Naves é parecida, mas em escala menor. O atleta, que perdeu espaço com a ascensão de Reis, não chega a ter o mesmo valor de mercado do colega de banco — o Transfermarkt o cota em 2 milhões de euros. Mas, até por isso, ele está insatisfeito com o pouco tempo que vem recebendo de Abel.

O jornalista Jorge Nicola chegou a declarar no Donos da Bola, da Band, que o zagueiro ouviu de Abel que não está nos planos para 2025. O que até faz sentido, considerando que o clube vai promover Benedetti do Sub-20 e busca ainda outro zagueiro para 2025.

Laterais podem mudar dos dois lados

Outro que sempre recebe sondagem é o lateral Piquerez. Embora lesionado, o atleta constantemente chamado para a seleção de seu país tem mercado e vale 13 milhões de euros.

Neste ano, Caio Paulista, que atualmente vive má fase, até conseguiu substituí-lo com competência por um bom tempo. Roubando o lugar que era para ter sido de Vanderlan, outro que também foi sondado por clubes europeus e segurado pelo Palmeiras. Mas que também despencou de produção.

Na direita, com a renovação de Marcos Rocha e a permanência de Mayke, as coisas até poderiam seguir iguais. Mas contratado por 8 milhões de euros, o jovem Giay é visto como jogador para o futuro, e deve ganhar mais chances no próximo ano.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo