Brasil

Como o Manchester City influencia renovação de Marcelo Lomba com o Palmeiras?

Palmeiras quer renovar o vínculo do arqueiro por pelo menos mais uma temporada

Fair play financeiro à parte, é comum que outros clubes pelo mundo citem o Manchester City como exemplo de gestão e excelência no futebol. Mas, para o Palmeiras, até o goleiro reserva se tornou um exemplo a se seguir.

:marca_de_verificação_branca: Siga a Trivela no Threads e no BlueSky

O clube se espelha na relação que Pep Guardiola e o clube como um todo têm com o arqueiro Scott Carson, 38, para pensar na renovação de contrato de Marcelo Lomba, 37.

O Palmeiras já informou o goleiro suplente de que pretende renovar o seu contrato por mais uma temporada. Reserva imediato de Weverton, o veterano só não segue no Palmeiras, onde está desde janeiro de 2022, se não quiser.

Carson é peça fundamental no City

Scott Carson, durante jogo do Manchester City
Scott Carson, durante jogo do do Manchester City (Foto: Peter Powell/Imago/One Football)

Scott Carson chegou ao Manchester City em 2019, vindo do Derby County, por empréstimo. Em maio deste ano, quando renovou seu vínculo até o fim de 2025, tinha apenas 107 minutos, em dois jogos pela equipe. Mesmo assim, o clube fez questão de contratá-lo em definitivo em 2021.

— Scott tem sido importante para o nosso sucesso nas últimas temporadas, apoiando seus companheiros e treinando duro como parte de nossa excelente unidade de goleiros — declarou Txiki Begiristain, diretor de futebol do City ao falar sobre a renovação do vínculo.

— As pessoas talvez não saibam, mas ele é um verdadeiro líder — disse Guardiola, após o único jogo de Carson como titular, em 2021: vitória por 4 a 3 sobre o Newcastle, pela Premier League.

— Ele é muito importante para nós nos bastidores… As pessoas ouvem quando ele fala — acrescentou o catalão, depois de um jogo contra o Sporting (0 a 0), nas oitavas da Champions League de 2022. Neste dia, Carson substituiu Ederson por 17 minutos.

Carson começou sua carreira no Leeds United, passou por Liverpool, Sheffield Wednesday, Charlton Athletic, Aston Villa, West Bromwich, Bursaspor (Turquia), Wigan Athletic e Derby County, até chegar ao Manchester City. Em 2006, esteve no grupo da Inglaterra que foi à Copa do Mundo da Alemanha.

Lomba já viveu todo tipo de situação no futebol

Nascido em 18 de dezembro, Lomba terá 38 anos na temporada 2025. E se depender do Palmeiras, pode emplacar 39 ou até mesmo 40 vestindo a camisa do clube.

Ao contrário de Carson, que hoje é o terceiro da posição, Lomba foi bem mais utilizado por Abel Ferreira, tendo disputado 22 jogos com a camisa do Palmeiras.

Embora seja hoje o reserva com menos chance de conquistar uma posição entre os 11 que iniciam os jogos, o goleiro é visto pela diretoria e pela comissão técnica como um dos pilares do elenco.

Para além do bom nível técnico, demonstrado sempre que ele joga, só pelo tempo de vida e de carreira, Lomba empresta ao grupo uma vivência que ninguém mais no elenco tem.

 

Publicado por @diego_iwata
Ver no Threads

 

Já esteve em equipes campeãs e que brigaram para não cair. Atuou em outros gigantes e em equipes pequenas. E pode entrar no time a qualquer momento, se for necessário, pois não existe situação no futebol que ele não conheça.

Ainda não é certo que Lomba vá aceitar seguir no Palmeiras. Carioca, o jogador já não mora no Rio desde 2012, quando atuava no Flamengo, onde foi revelado.

É desejo de sua família retornar para a cidade de origem, muito embora ele se sinta totalmente adaptado a São Paulo e encontre no Palmeiras, mesmo sem a titularidade, a melhor estrutura de trabalho que já teve.

Pode passar de segundo a terceiro sem problemas

Mateus, goleiro do palmeiras, durante treinamento
Mateus, goleiro do Palmeiras, durante treinamento (Foto: Cesar Greco/ Palmeiras/ By Canon)

Assim como Scott Carson, o Palmeiras entende que Lomba pode vir a se tornar até terceiro goleiro e continuar sendo importante para o Alviverde. Hoje, o terceiro da posição no clube é Mateus, 22, que ainda não estreou pelo time profissional.

Numa conjuntura em que o novato venha a conquistar a posição, Weverton que tem perfil de liderança e colaboração com o grupo parecido, mas é um ano mais novo, poderia ocupar hoje o papel de Lomba, que seria terceiro.

Mas a julgar pelo bom desempenho que Weverton recuperou no Alviverde, essa ainda é uma conversa distante

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo