Brasil

Flaco López pode ser 11º jogador a chegar a uma seleção via Palmeiras desde 2020

Atacante está na pré-lista dos atuais campeões mundiais

Quando Abel Ferreira falou que Flaco López poderia pintar um dia na seleção argentina, em junho do ano passado, não foram poucos, mesmo entre os palmeirenses, os que riram da afirmação.

— Ele é muito jovem quando o comparamos com a maioria dos outros centroavantes. Mais cedo ou mais tarde vai aparecer na seleção argentina. Na minha opinião, eles não têm lá nenhum jogador como ele. Hoje (domingo), vimos como ele é extremamente forte em jogadas aéreas. Estamos muito contentes com Rony e Flaco e, sinceramente, não é a posição que estamos preocupados, independentemente do Endrick ter saído — disse Abel, após o 3 a 1 sobre o Juventude pelo Campeonato Brasileiro.

Mas nem era para menos. O desengonçado argentino de 1,90 m sempre foi um jogador inconstante, que mesclava bons e maus momentos. E que jamais conseguiu a titularidade absoluta no Palmeiras.

Não por acaso, o clube alviverde investiu alto na contratação de Vitor Roque para ser seu camisa 9 nesta temporada — R$ 25 milhões de euros.

Abel Ferreira já sabia

Mas a previsão de Abel está perto de se concretizar. Nesta segunda-feira (18), Flaco apareceu na lista de pré-convocados de Lionel Scaloni para os dois compromissos finais da Argentina, contra Venezuela (4/9) e Equador (9/9), nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, na América do Norte.

Caso venha de fato a ser convocado, o agora “segundo atacante/meia” do Palmeiras será o 11º jogador do clube a chegar a uma seleção nacional adulta, pela primeira vez, por conta de sua atuação pelo Verdão desde 2020 — quando a atual diretoria assumiu o departamento de futebol da agremiação.

Antes dele, outros dez jogadores debutaram em suas seleções nacionais depois de jogarem pelo clube. Alguns, como Richard Ríos, hoje no Benfica, e Estêvão, do Chelsea, se firmaram. Já outros, como o zagueiro Murilo e o meia Atuesta (Orlando City) apenas passaram pelas equipes sem muito brilho.

Dos 11, quatro foram formados no próprio Palmeiras: Gabriel Menino, Endrick, Estêvão e Danilo. Os quatro já deixaram o clube.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Veja a lista completa e o ano da 1ª convocação:

Brasil

Gabriel Menino – 2021
Raphael Veiga – 2023
Rony – 2023
Endrick – 2023
Estêvão – 2023
Murilo – 2023
Danilo – 2022

Uruguai

Piquerez – 2021

Colômbia

Richard Ríos – 2023
Atuesta – 2022

Argentina*

Flaco López – 2025

*Pré-lista

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo