Brasil

Agora ou nunca: Paulista é chance final para reforço caríssimo dizer a que veio no Palmeiras

Flaco López tem sete jogos para dizer que papel quer ter no elenco do Palmeiras comandado por Abel Ferreira

O Palmeiras só terá Endrick de volta em 12 de fevereiro, um dia depois do fim do torneio pré-olímpico. Até lá, a vaga do camisa 9 está em aberto. E se Flaco López não a agarrar agora, sua permanência no Palmeiras precisa ser repensada.

Flaco é a contratação mais cara em 110 anos incompletos de Palmeiras, tendo custado cerca de R$ 50 milhões aos cofres alviverdes. Desde sua chegada, ele de fato evoluiu. Mas ainda está longe de ser uma aposta segura para Abel Ferreira.

Em 2023, López participou de 41 jogos, fazendo oito gols. De acordo com dados do SofaScore, o atleta foi o atacante do Palmeiras com a melhor proporção de gols por minuto jogado no Campeonato Brasileiro.

Mas o palmeirense que disser que pensa em Flaco López como uma opção primária, quando o time precisa de um atleta para mudar o jogo, estará sendo bondoso.

Timidez ou falta de raça?

Desde sua chegada, Flaco se mostra um atleta retraído. Por muito tempo, diretoria e comissão técnica atribuíram tal postura ao tamanho do Palmeiras e da cidade de São Paulo. O Lanús, afinal, é uma equipe média de uma cidade média da região metropolitana de Buenos Aires.

Mas o tempo passou. E depois de uma temporada e meia de Palmeiras, já é hora de o jogador mostrar um pouco mais de desenvoltura.

A timidez de Flaco acabava se refletindo em campo, com ele muitas vezes aparecendo menos para os lances do que o esperado. Em comparação com Merentiel, então, Flaco parecia um garoto assutado.

Os dois gringos foram contratados juntos, no segundo semestre de 2022. Mas Merentiel custou R$ 8,5 milhões menos que o argentino. Até por isso, coube ao uruguaio ser emprestado ao Boca Juniors.

Quis o destino que Merentiel fizesse, contra o Pameiras, a jogada do lance que levou a semifinal da Copa Libertadores para os pênaltis – gol de Cavani. E que eventualmente levaria o time argentino à final.

Qualidade técnica

No Palmeiras, ainda existe muita boa-vontade com Flaco. Nos treinos, fontes ouvidas pela Trivela dizem que ele costuma brilhar na Academia de Futebol.

A qualidade técnica e a inteligência tática do camisa 18 são sempre exaltadas. Por conta disso, o Palmeiras rechaçou uma aproximação recente do River Plate por sua contratação.

O Palmeiras precisa de um novo camisa 9, com a saída de Endrick. E o desempenho de Flaco certamente vai pesar na hora de o clube escolher o perfil de tal jogador.

Rony, que se tornou centroavante pelas mãos de Abel, deve ocupar um espaço mais descentralizado em seu provável retorno ao time titular neste momento, já que o Palmeiras deve seguir no 3-5-2.

Caberá, portanto, a Flaco, participar mais do jogo saindo da área para trabalhar a bola – papel que ele fez bem no Palmeiras em alguns momentos.

Flaco López terá sete jogos, incluindo a Supercopa do Brasil (contra o São Paulo, em 4 de fevereiro), até o retorno de Endrick.

Caberá a ele dizer o papel que ocupará quando o atacante voltar da Seleção Brasileira. E, mais importante ainda, quando ele, enfim, se mandar de vez para a Espanha.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo