Brasil

Palmeiras enfim corrige erro de 2023, mas diretoria ameaça fazer de novo neste ano

Elenco do Palmeiras, para Leila, está fechado, o que vai deixar o time com lacunas na linha de frente

O Palmeiras apresentou oficialmente o meia Rômulo, 22, nesta terça-feira (9). O jogador, que até comemorou o tricampeonato paulista domingo (7), no campo, recebeu a camisa 20 da presidente Leila Pereira.

— Já senti o gostinho (do que é estar no Palmeiras) domingo, pude comemorar com os companheiros da maneira correta, respeitando o Novorizontino — disse o jogador, procurado por mais de dez clubes ao fim da Série B do Campeonato Brasileiro em 2023, quando o Tigre fez muito boa campanha.

A chegada do melhor meia do Paulista, melhor jogador do interior e revelação do torneio corrige um erro do Palmeiras no ano passado: não ter um reserva imediato para Raphael Veiga, um substituto para Gustavo Scarpa.

A lesão de Atuesta, que o tirou de campo por 6 meses, e o pedido para sair de Bruno Tabata amplificaram o erro. Mas ambos também não executavam exatamente a mesma função do camisa 23. Caso semelhante ao de Jhon Jhon, que era o meia reserva do elenco, mas que nunca ganhou a confiança de Abel — além de ser mais carregador de bola.

Em termos de peso e posicionamento no campo, Artur foi o jogador trazido para tapar o buraco com a saída de Scarpa. Mas o hoje atacante do Zenit só conseguia suprir parte das funções, já que não conseguiu ser um armador nos moldes propostos por Abel Ferreira.

Outro erro de formação do elenco foi não haver um substituto para Danilo. Foi isso que levou Abel a recuar Zé para a cabeça da área. Só neste ano, com a chegada de Aníbal Moreno, o time preencheu essa lacuna.

Elenco fechado

Na noite de entrega dos prêmios dos melhores do Paulistão, na segunda (8), Leila Pereira afirmou que o elenco do Palmeiras está fechado. O que significa que não haverá esforço, por exemplo, para substituir Endrick.

— Essa análise (por reforços) é feita constantemente. O Palmeiras está sempre em busca de jogadores para fortalecer o nosso elenco. Mas eu quero lembrar o torcedor que Dudu em breve estará de volta. Que o Bruno Rodrigues, que infelizmente se lesionou, e está se recuperando muito bem, em breve estará de volta também. Temos meninos extremamente promissores na base — disse ela.

— Estamos analisando o mercado pontualmente. Mas eu vou falar para o torcedor: para a presidente do Palmeiras, o nosso elenco está fechado. Mas sempre atento a oportunidades — completou.

De fato, o Palmeiras tem opções. Mas nenhuma com as mesmas características de jogo de Endrick, um goleador que também sabe jogar fora da área na articulação, faz tabelas e arranca para o gol. Tanto que ele está jogando com Flaco, que, em tese, joga na mesma posição que ele.

Não se trata aqui de falar da qualidade do jogador. Poucos jogadores acessíveis no mundo tem qualidade comparável ao potencial e à entrega do futuro atacante do Real Madrid. Mas sim das características propriamente e do encaixe delas com o resto do time.

O que significa que muito possivelmente caberá a Abel encontrar esse jogador ou um novo modo para a equipe atuar. Algo sobre o que o português certamente já está se debruçando. Como disse Weverton em participação no Globoesporte de segunda-feira, ele certamente já tem um plano.

Vale lembrar, no entanto, que, planos à parte, no ano passado, quando Veiga caiu de produção física e técnica, o Palmeiras despencou junto – até porque, a lesão de Dudu complicou a questão. E imprevistos não pedem licença para acontecer.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata Lima

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo