Brasil

Dudu trabalha com bola, e Palmeiras já vislumbra data para retorno do ídolo

Palmeiras está próximo de poder contar com o jogador de seu elenco há mais tempo na equipe

Dudu já não entra em campo pelo Palmeiras há 232 dias. Seu último jogo foi a vitória sobre o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro do ano passado: 1 a 0, no Allianz Parque, em 27 de agosto de 2023.

Nesta segunda-feira (15), o camisa 7 iniciou sua quarta fase de recuperação das lesões de ligamento do joelho direito que adquiriu naquele dia. E, segundo a Trivela apurou com fontes do clube, é possível que o jogador esteja pronto para jogar em menos de 30 dias.

Desse modo, Dudu vai chegar a oito meses sem jogar. Nesse ínterim, viu o Palmeiras conquistar o bicampeonato brasileiro, ser vice da Supercopa Rei e conquistar o tricampeonato no Paulista.

Mesmo sem estar inscrito, era para Dudu inclusive ter participado da cerimônia de levantamento da taça do Estadual no último dia 7. Mas um erro com credenciamento fez com que um segurança da Federação Paulista de Futebol (FPF) o impedisse de adentrar o gramado — Dudu acabou indo embora na esteira da confusão.

Onde encaixar?

Sem Dudu, o Palmeiras penou para achar um modo de jogar. Inicialmente, Abel promoveu a entrada de Mayke no ataque, com deslocamento de Artur, hoje no Zenit, para o lado esquerdo.

A mudança não surtiu efeito positivo. Mayke não rendeu na nova função, Artur menos ainda. E, no meio, Raphael Veiga sentiu muito a falta do camisa 7, que o auxiliava demais na armação.

Com essa escalação, o Palmeiras foi eliminado na semifinal da Copa Libertadores e começou a patinar no Campeonato Brasileiro. Foi só após a queda no torneio continental, faltando 12 jogos para o nacional acabar, que Abel achou a equipe, com Endrick titular e três zagueiros.

Hoje, o Palmeiras tem um time completamente diferente da época em que Dudu ainda não havia se lesionado. Destaques da equipe, Aníbal Moreno e Richard Ríos não faziam parte do grupo principal de jogadores.

O colombiano começava a aparecer como opção. Já o argentino, ainda era jogador do Racing. Por falar em argentino, Flaco López, artilheiro do time no ano, ainda passava longe de se destacar.

Mas a maior mudança talvez seja Endrick. Na época em que Dudu deixou o time, o camisa 9 vivia uma época de baixa. Não era cogitado para desbancar Rony como titular e seleção brasileira era um sonho distante.

Dudu e Endrick devem ter poucos jogos juntos. Se o camisa 7 voltar em meados de maio, podem fazer entre três e quatro partidas como companheiros antes de Endrick ir para a seleção brasileira disputar a Copa América. O nome de Endrick é presença praticamente garantida na lista de Dorival Júnior.

E talvez, seja justamente na vaga do prodígio, mas em outra função, que Dudu seguirá no Palmeiras a partir do fim de junho.

Calendário do Palmeiras em Abril

  • Palmeiras x Internacional – Campeonato Brasileiro – Quarta-feira, 17  de abril, às 20h (Horário de Brasília) – Premiere
  • Palmeiras x Flamengo – Campeonato Brasileiro – Domingo, 21 de abril, às 16h (Horário de Brasília) – Globo e Premiere
  • Independiente del Valle x Palmeiras – Copa Libertadores – Quarta-feira, 24 de abril, às 21h30 (Horário de Brasília)
  • São Paulo x Palmeiras – Campeonato Brasileiro – Segunda-Feira, 29 de abril, às 20h (Horário de Brasília) – Premiere
Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo