Palmeiras tem prejuízo com fiascos na Data Fifa em meio à decisão do Paulista
Alviverde perdeu seis titulares durante uma semana por conta das seleções

Falar mal do calendário do futebol brasileiro já é lugar-comum em um ano sem quaisquer excentricidades. Em uma temporada com o Mundial de Clubes lhe roubando um mês, então, é melhor nem começar.
Contudo, não há como não se revoltar com uma Data Fifa entre os dois jogos da decisão do Campeonato Paulista. Tanto pelo desgaste dos jogadores quanto pela impossibilidade de se treinar com o elenco completo em busca de soluções.
É verdade que o Palmeiras que enfrentou o Corinthians na primeira final (0 a 1) não precisava de mudanças tão drásticas. Mesmo assim, em especial com a chance de ter Maurício de volta, treinar por uma semana sem seis titulares certamente terá seu impacto no desempenho do time.
E o pior é que os convocados, tirando Richard Ríos, se ausentaram da Academia de Futebol apenas para fazer turismo. Com exceção do colombiano, todos foram reservas. E houve até quem não conseguisse nem mesmo um lugar no banco de suplentes.
Difícil saber se o pior é jogar ou ser colocado de lado
No Uruguai, que levou três palmeirenses, Piquerez foi o único que teve chance, somados os dois jogos. Mas entrou apenas aos 11 do 2º tempo do confronto com a Bolívia (0 a 0) na terça-feira (25).
No compromisso anterior, contra a Argentina (0 a 1), nenhum dos três foi sequer para o banco — situação que se repetiu para Facundo Torres na quarta. Martínez ao menos foi opção na partida disputada em La Paz.

Por outro lado, Richard Ríos jogou os 180 minutos da Colômbia, na derrota para o Brasil (1 a 2) e no empate com o Paraguai (2 a 2).
Um dos responsáveis diretos pelo gol de Yuri Alberto na primeira perna da decisão, Ríos voltou de Barranquilla em um avião fretado, acompanhado de um fisioterapeuta do Palmeiras, para uma melhor recuperação — o corintiano Romero voltou na mesma aeronave.
Mas trata-se de um voo de cerca de 9 horas. Considerando o desgaste, pode ser que ele nem mesmo treine na quarta-feira. E não será surpresa se ele ficar fora da decisão na quinta (27).
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Weverton quase participa de vexame do Brasil; Estêvão só assiste
Chamado às pressas, depois do corte de Alisson, Weverton chegou a se aquecer quando Bento caiu em campo ainda no primeiro tempo do vexame do Brasil contra a Argentina em Buenos Aires (1 a 4).
Seria apenas mais uma das incoerências de Dorival Júnior, que pode até não saber, mas está bem próximo de perder o emprego na CBF. Afinal, Weverton também não estava na lista inicial de convocados — ao contrário de Lucas Perri.
Estêvão, por sua vez, foi apenas testemunha ocular da histórica e pior derrota do Brasil em um jogo de Eliminatórias da Copa do Mundo — assim como na vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia.