Brasil

Camisa 9: Quais os planos do Palmeiras para a posição em 2025?

Desempenho de Flaco López alterou a ideia inicial do clube para a próxima temporada

Até meados de setembro, a contratação de um centroavante não era prioridade no Palmeiras. O motivo era Flaco López.

Àquela altura, o argentino fazia uma temporada muito boa. Mesmo a contratação de Gabigol só foi tentada por ser vista, na época, como uma oportunidade de mercado por um jogador acima da média que iria ficar livre no mercado.

Contudo, mais até do que por conta da questão financeira e da demora em aceitar a oferta alviverde, Gabi saiu da pauta porque o Palmeiras passou a entender que o desempenho de López dava tranquilidade para a próxima temporada.

Mas López caiu muito de produção. Perdeu gols decisivos e chegou a sentar no banco de reservas após uma sequência de apresentações abaixo da crítica. Só que Rony, que iniciou o jogo contra o Grêmio (1 a 0), fracassou com deméritos na chance que teve.

Hoje, o Palmeiras não tem um centroavante minimamente confiável para a próxima temporada. Flaco oscila demais. E Rony nunca esteve tão perto de deixar o Palmeiras. Pessoas do seu entorno falam sem pudor de uma possível saída.

Chegam dois da base. Mas quem mais?

Depois do jogo contra o Grêmio, Abel Ferreira revelou que Benedetti (zagueiro), Figueiredo (meia/volante) e dois centroavantes, Luighi e Thalys, todos do sub-20, vão subir na próxima temporada.

Luighi, que já fez até gol pelo time profissional — contra o Flamengo (1 a 1), no Maracanã — é um jogador rápido, de atacar espaços, no estilo de Rony.

Luighi comemora seu primeiro gol como profissional do Palmeiras
Luighi comemora seu primeiro gol como profissional do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Thalys é um atacante que, mesmo artilheiro, sabe jogar preparando jogadas. Algo mais no estilo de Luiz Adriano.

Mas não dá para imaginar o Palmeiras disputando a maluca próxima temporada, com direito a um Super Mundial de Clubes no meio do ano, com apenas Flaco e os dois garotos como opção para a posição de 9.

Ninguém fala no assunto no Palmeiras, mas decisão é óbvia

No Palmeiras, ninguém fala no assunto abertamente. Faltando cinco jogos para o fim do Campeonato Brasileiro, o que o inconstante Flaco menos precisa é de uma sombra na mídia.

— O Palmeiras tem sempre a intenção e trabalha sempre para melhorar o seu elenco, né? Sem deixar de valorizar todo o nosso elenco. É um elenco multicampeão, por tudo que tem conquistado esses anos. Nossos jogadores têm um desempenho fantástico, nós temos que valorizar muito eles — disse à Trivela, Paulo Buosi, vice-presidente do clube.

— Mesmo assim, a gente tem trazido os jogadores. É o que a gente vai continuar fazendo. Sempre com responsabilidades, que é algo que a gente não negocia, a gente não vende o futuro para ter um presente razoável — completou, sem qualquer contundência, durante o sorteio dos grupos do Campeonato Paulista.

Mas a reportagem apurou com fontes do clube que a contratação de um centroavante entrou de vez na lista de tarefas do diretor Ânderson Barros para 2025.

O departamento de análise de mercado do Palmeiras já tem uma lista de possibilidades — o que não chega a ser uma grande novidade, dado que o trabalho da equipe é constante.

A novidade é que a diretoria começou a estudá-la com mais profundidade.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo