Palmeiras corre contra o relógio para Abel ter opção tática que mais deu certo
Treinador pode ganhar reforço que soma bons números na temporada

O Palmeiras teve 34% de acerto nas suas finalizações na primeira partida da final do Campeonato Paulista, contra o Corinthians, quando foi derrotado por 1 a 0.
A falta de eficácia para acertar a meta — 8 chutes certos em 23 tentados — foi citada por Abel Ferreira como principal causa para o mau resultado contra o rival alvinegro.
Uma possibilidade de reverter tais números pode estar perto de ser opção para Abel Ferreira. Na quarta-feira (19), o meia-atacante Maurício voltou a treinar com bola após passar por uma cirurgia na clavícula há quase exatamente um mês — o jogador foi operado em 20 de fevereiro.
E sua volta, como os números mostram, pode significar uma mudança significativa na produção do ataque do Alviverde.
Números de Maurício impressionam
Até se lesionar com gravidade contra o São Paulo, Maurício vinha sendo destaque no ataque do Palmeiras. Em seis jogos, anotou cinco gols que ainda fazem dele o artilheiro do time na temporada — ao lado de Estêvão.
No total, o jogador chutou 11 vezes, quase duas vezes por jogo, dos quais apenas um foi para fora do alvo. Outros cinco foram bloqueados.
Tais números dão a ele uma média de acerto de 45%. Aproximadamente, Maurício fez um gol a cada dois chutes tentados.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Forma diferente de jogar

Enquanto Vitor Roque não chegava, e Flaco López passava longe de encantar, Abel Ferreira tentou algumas formações táticas diferentes. E nenhuma foi tão inovadora quanto a que venceu o Guarani por 4 a 1 na quarta rodada do Campeonato Paulista.
Naquele dia, o Palmeiras fez seu placar mais elástico na temporada, embora tenha entrado em campo sem um centroavante de ofício.
Veiga, Estêvão, Maurício e Facundo Torres jogaram sem posição definida no ataque. Os quatro pisaram na área o jogo inteiro aparecendo como falsos 9.
A movimentação constante fez com que o Palmeiras envolvesse totalmente a defesa bugrina. Do quarteto de frente, só Facundo não balançou a rede — Estêvão anotou duas vezes.
Dá para sonhar com a volta?
Maurício terá exatamente um mês e uma semana de operado na data da segunda final do Campeonato Paulista, na Neo Química Arena.
A Trivela apurou que sua volta para o jogo não é descartada, mas seria um prazo mais curto que o recentemente visto com outro colega de time.
Em 2024, Murilo teve a mesma lesão, passou pela mesma cirurgia e demorou um mês e duas semanas para voltar a ser relacionado.
Desse modo, uma volta de Maurício a tempo da final não chega a ser um sonho impossível.