‘Nunca me assombrou’: Oscar fala sobre saída e relação com torcida em retorno ao São Paulo
Principal reforço do clube para esta temporada, meia é apresentado e recebe a camisa 8

Mais de 15 anos depois de uma saída polêmica, Oscar foi apresentado oficialmente como reforço do São Paulo neta terça-feira (14).
O meia recebeu a camisa 8 das mãos do presidente Julio Casares em evento no hotel em que a delegação está hospedada em Orlando, na Flórida.
Oscar olhou bastante para o futuro em 2025 e falou sobre as expectativas que tem para seu retorno ao São Paulo após mais de uma década. Mas ele não escapou de falar também sobre o passado.
Durante a entrevista coletiva, o meia foi questionado sobre guardar algum ressentimento de sua saída conturbada, em 2009 (entenda o caso ao final da reportagem).
— (A saída) Isso nunca me assombrou. Não tenho mágoa. O torcedor sempre me tratou com carinho. Estou voltando com carinho enorme da torcida por mim. Espero mostrar meu melhor futebol e fazer grandes jogos pelo São Paulo — Oscar.
A relação com a torcida também foi tema recorrente em sua primeira entrevista coletiva como jogador do São Paulo.
Oscar revelou que assistiu a um jogo do São Paulo no MorumBIS recentemente e falou que o carinho que recebeu do torcedor nas redes sociais pesou em seu retorno.
— Quando começou a sair nas redes sociais, a torcida começou a falar com meus familiares, comigo também. Onde eu estava, os são-paulinos falavam para eu voltar para o São Paulo. Isso mostra o carinho que a torcida tem por mim. Espero retribuir isso em campo — Oscar.
Mais trechos da entrevista de Oscar
Retorno ao São Paulo
— É um sentimento de muita felicidade. Estou muito feliz de estar de volta. Fui ao Morumbi no ano passado, assisti a um jogo. E ver esse calor da torcida, como é gostoso assistir a um jogo no MorumBIS. Meu filho ama ir ao MorumBIS. Sempre tive que levar ele ao estádio. Ele foi um peso muito importante para essa volta. E realizar um sonho de vestir essa camisa como queria ter vestido no passado. Espero mostrar meu melhor futebol aqui.
Escolha por jogar no São Paulo
— Eu tive outras oportunidades também. Mas quando o São Paulo começou a falar comigo lá atrás, eu sempre estava falando com a família. Como estou morando fora muito tempo, voltar para o Brasil era uma mudança grande para a gente. Estar voltando para o clube que eu torço e comecei é mais que um sonho.
Ambições em 2025
— Um grande clube no Brasil, estar jogando as melhores competições. A Libertadores é um campeonato muito importante para o São Paulo. Todo mundo sabe o respeito que todos têm pelo São Paulo na Libertadores. Estamos treinando bastante. A pré-temporada está sendo bem importante. Está todo mundo se conhecendo cada dia mais.

Torcida foi determinante para o retorno?
— Para mim, nem a parte da torcida. É mais pessoal, mesmo. Desde o começo, todo mundo me tratou com muito carinho. Eu morei no MorumBIS, em Cotia, na Barra Funda. É um clube muito especial para mim. Estar voltando e poder representar essa camisa novamente, estou muito feliz.
Conversa com Zubeldía
— O Zubeldía me ligou, a gente conversou. Ele mostrou antes de acertar tudo, o jeito que eu me encaixaria no time, o jeito que eu poderia ajudar o time na temporada. Com certeza ajuda bastante quando o treinador passa essa confiança. Estamos conversando bastante. Estamos nos ajustando. Ele está me conhecendo. Os jogadores também. É importante estar nessa pré-temporada.
Que Oscar volta da China?
— Oscar é o mesmo Oscar de sempre. Tenho a mesma qualidade que eu tinha. A gente vai pegando experiência, conhecendo os caminhos do campo. Espero me adaptar o mais rápido possível. Estou me preparando bem pra essa temporada. Vou me adaptar o mais rápido no time. Entrosamento é uma coisa muito importante. Futebol não muda. Adaptação é o mais importante. Assim que me adaptar, eu sei que vou conseguir mostrar meu futebol.
Ano passado, eu fui o jogador com mais assistências no mundo. Não é fácil dar assistências. Às vezes, eu tenho oportunidade de chutar, mas quando tenho um companheiro melhor colocado, eu prefiro dar o passe. Temos muitos jogadores que sabem fazer gol. Espero que possa fazer um bom ano de assistência.

Entrosamento com Lucas
— Esse entrosamento desde a época de base ajuda bastante. Crescemos juntos em Cotia. Depois, nos encontramos na seleção brasileira. Ganhamos a Copa das Confederações juntos. O Lucas me conhece muito bem. Ele está me dando esse apoio tanto dentro quanto fora de campo. É importante a gente ter esse entrosamento também.
Sonha com Seleção?
— O objetivo é estar bem no São Paulo. Se você está jogando bem, tem grandes chances de estar de volta na Seleção. MEu objetivo é jogar bem no São Paulo e consequentemente vou ter chances de voltar à Seleção.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Relembre a saída de Oscar do São Paulo
— Oscar entrou na Justiça para rescindir seu contrato com o São Paulo no final de 2009, sob a alegação de que foi coagido pelo clube a assinar um vínculo por cinco anos. À época, o meia tinha 16 anos, e o prazo contratual não era permitido pela Fifa — o máximo era de três anos para menores de idade.
Quase sete meses mais tarde, a Justiça deu ganhou de causa ao meia, que anulou seu contrato e se transferiu ao Internacional. O caso seguiu nos tribunais e, em fevereiro, o Tricolor teve parecer favorável e reativou o vínculo com o jogador.