Brasil

Novo uniforme tricolor do Grêmio homenageia primeiro título da Copa do Brasil

Camiseta reverencia conquista de 1989 e terá parte do lucro das vendas destinada às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

O Grêmio lançou, nesta sexta-feira (24), seu novo uniforme principal para a temporada 2024. A camiseta, que mantém a tradição das listras azuis, pretas e brancas na horizontal, homenageia os 35 anos da conquista da primeira edição da Copa do Brasil, em 1989 — posteriormente, o Tricolor Gaúcho conquistaria outros quatro títulos do torneio.

Conforme descrição do Grêmio, na barra frontal da camiseta há um patch que mostra o mapa do Brasil. Também é exibida a silhueta da taça, com o ano do título e a frase “Campeão da Copa do Brasil”. As listras tricolores contam com um grafismo com os resultados da campanha da equipe naquele torneio, além da sigla GFBPA e 1989. Todos os elementos estão dispostos em diferentes posições e localizações, o que remete às viagens feitas pelo país durante a competição. O uniforme ainda carrega na parte traseira uma etiqueta escrita ‘Imortal’.

Vídeo do anúncio tem o ex-goleiro Mazaropi como estrela

O anúncio do novo fardamento foi feito por meio de um vídeo divulgado às 13h20min desta sexta-feira (24). A produção é ambientada na Porto Alegre de 1989. Após a música ‘Infinita Highway’ dos Engenheiros do Hawaii — cujo vocalista e compositor, Humberto Gessinger, é gremista — ser tocada no rádio, o comunicador Mr. Pi (outro torcedor tricolor) anuncia entrevista com o goleiro Mazaropi para falar do título da Copa do Brasil. Porém, antes do início da conversa, entra na linha um ouvinte que se autointitula ‘Seu Geraldo’.

— Olha, é só o começo. O Grêmio ainda vai conquistar a Copa do Brasil novamente, mais duas só nos anos 90. Tem muita taça vindo aí, inclusive a América, mais vezes. E tem mais: essa primeira Copa do Brasil ainda vai virar camisa. Pode escrever — diz ‘Seu Geraldo’, que na verdade é o Mazaropi do ‘futuro’, de 2024.

Além do vídeo, três atuais jogadores do Grêmio posaram para as fotos de divulgação da nova camiseta. Do masculino, o atacante Nathan Fernandes, oriundo das categorias de base do clube, e o meia argentino Franco Cristaldo. Do feminino, a meio-campista venezuelana Dayana Rodríguez.

Grêmio quer que novo uniforme chegue ‘como um abraço’ em meio à tragédia climática no RS

A ideia do Grêmio era lançar a nova camiseta antes, mas as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul atrasaram o processo. Inclusive, a intenção do Tricolor Gaúcho é que o novo uniforme sirva de alento e inspiração para seus torcedores neste momento de dificuldade.

— Sabemos que não há palavras que possam consolar plenamente aqueles que estão sofrendo, mas queremos que essa camisa seja mais do que um uniforme de jogo, queremos que chegue como um abraço, um símbolo de resistência e união. Ela homenageia um título histórico que nos encheu de orgulho, produzimos um vídeo especial e esperamos que as lembranças de algo tão marcante possam trazer um pouco de calor e conforto para o coração dos nossos torcedores neste momento tão difícil — disse Henrique Gutterres, Executivo de Marketing do Grêmio.

A camiseta, cujo modelo de atleta adulto custa R$ 399,90, já está à venda nas lojas do clube, à exceção da megastore da Arena do Grêmio, que foi saqueada durante as enchentes e está fechada. De acordo com o Tricolor Gaúcho, parte do lucro da comercialização do novo fardamento será destinado às vítimas da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho e formado em Jornalismo pela PUC-RS, já passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. É, também, coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo