Muro dos ídolos do Botafogo é preservado longe de General Severiano
Prestes a ser derrubado na frente da sede, tradicional muro dos ídolos do Botafogo foi replicado por dono de banca na Zona Norte do Rio
O tradicional muro dos ídolos do Botafogo já não está mais a mostra na frente da sede de General Severiano. Patrimônio e orgulho da torcida alvinegra, o muro foi tapado para as obras de revitalização do Canecão, casa de shows que pertence à UFRJ e que foi recentemente concedida à iniciativa privada. Por enquanto, o muro está escondido por tapumes, mas deve ser derrubado até o fim das obras do Canecão.
✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky
Mas, a cerca de 14 quilômetros de General Severiano, outro muro dos ídolos é preservado por um torcedor do Botafogo. Na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, o Luiz, dono de uma banca de jornal, idealizou e cuida de uma réplica da homenagem a alguns dos principais ídolos da história do Glorioso.
O muro, com a imagem dos ídolos do Botafogo, fica esquina entre a Rua Garibaldi e a Avenida Maracanã – ou Jardim Aldir Blanc -, onde fica localizada a Banca do Luiz, também conhecida como Banca do Botafoguense. O apelido não poderia ser diferente. Luiz só trabalha vestindo camisas do Botafogo e tem vários itens relacionados do time espelhados pela sua banca.
A transformação do local aconteceu no começo de 2023. Tudo se iniciou com a ideia do próprio Luiz e de um vizinho botafoguense, o Sérgio. E tudo foi feito com a ajuda de Tadeu Tenak, o mesmo grafiteiro responsável pelo muro dos ídolos em General Severiano.
– Eu estava querendo fazer um negócio simples aqui, colocar uma bandeira do Botafogo. A gente pediu um orçamento para a rapaziada aqui da área, mas foi muito alto, não dava para a gente. Aí o Sérgio trouxe o Tadeu, que é o que pintou o muro em General Severiano – disse Luiz à Trivela.
– O Tadeu também deu um preço que para a gente não ia dar. Mas um belo dia o Tadeu ligou, disse que gostou da gente, ele é botafoguense também. Ele diminuiu o preço e deu para a gente fazer isso aí – contou o dono da Banca do Botafoguense.
Luiz pintou o muro e amigos botafoguenses ajudam na manutenção
O próprio Luiz pintou o muro de branco, que serviu de base para os grafites com a imagem dos ídolos do Botafogo. As famílias do Luiz e do Sérgio, o vizinho botafoguense, que arcaram com os custos iniciais. Depois, amigos da região também contribuíram. Hoje, Luiz colocou na banca uma placa com um Pix para quem quiser ajudar na manutenção do muro e na possível pintura de mais ídolos no espaço.
– O Luiz tinha esse sonho de caracterizar o muro todo. Aí o vizinho dele, o Sérgio, que também é botafoguense, conseguiu o meu contato, nem sei como, e conversamos. No começo eu confesso que não estava muito confiante na ideia, mas depois que a gente executou e vimos que ninguém vandalizou. Então o pessoal de lá respeita, foi um negócio bem legal. Não são todos os ídolos, são alguns, mas foi legal – disse o grafiteiro Tadeu Tenak à Trivela.
Luiz quer aumentar colocar mais ídolos no muro
A ideia, agora, é deixar a área da banca, que conta com diversos itens relacionados ao Botafogo, como pôsteres, faixas, fotos e adesivos, ainda mais botafoguense. Luiz deseja colocar mais ídolos no muro e fazer uma bandeira do clube na parte superior do muro.
A boa fase do Botafogo também aumenta a expectativa de Luiz. Mas, assim como em 2023, o dono da banca, como bom botafoguense, segue com os pés no chão e não quer comemorar antes da hora.
– Em 2023 a gente ia colocar o Tiquinho aqui, que era o artilheiro, mas foi aquilo. Um amigo falou “vamos colocar o Tiquinho”, mas eu falei “não, vamos esperar”. Se coloca, ia ser um fiasco. Vamos esperar para ver como vai ser agora. De repente o artilheiro pode entrar, um troféu – disse Luiz.
Muro ‘original' deve ser refeito no Nilton Santos
O muro dos ídolos original, que começou a ser feito em 2008 pela torcida Loucos Pelo Botafogo, deve ser refeito, mas longe de General Severiano.
A Trivela apurou que já existe um projeto para levar a homenagem aos ídolos do clube para o Estádio Nilton Santos. O projeto ainda não está fechado, mas deve ser no mesmo formato de General Severiano.
Sem mágoas com fim do muro em General Severiano
Ao contrário de muitos torcedores do Botafogo, Tadeu Tenak, grafiteiro responsável pela pintura do muro dos ídolos, não guarda mágoa ou alguma raiva pelo apagamento do espaço em General Severiano. Para ele, faz parte do processo da arte de rua.
– Recebi com muita tranquilidade (o fim do muro) porque, como eu sempre trabalhei com arte de rua, estou acostumado das minhas artes sumirem, serem apagadas, serem arrancadas, vandalizadas. Isso aí faz parte da própria efemeridade da rua. A rua é assim mesmo que funciona, ela é efêmera, tudo vai mudando, vai desgastando – disse Tenak à Trivela.
– Vejo torcedor do Botafogo muito mais p*** assim com a retirada do muro do que eu próprio que pintei. Lógico que fiquei chateado e tal, mas recebi com maior tranquilidade. Tudo que está na rua cara uma hora acaba, nada dura para sempre. Tem que saber levar essa filosofia ao pé da letra porque ela é real – finalizou Tenak.