Brasil

Por que Cruzeiro ainda patina mesmo com reforços? Matheus Pereira explica

Cruzeiro investiu R$ 130 milhões em contratações, mas time de Fernando Seabra começou a oscilar -- e Matheus Pereira explica o porquê

Na gestão Pedro Lourenço na SAF celeste, o Cruzeiro passou a ser muito mais ativo no mercado — a Raposa investiu mais de R$ 130 milhões em sete contratações na última janela de transferências. Mas, em campo, a equipe de Fernando Seabra passou a oscilar.

O Cruzeiro trouxe o goleiro Cássio, o zagueiro Jonathan Jesus, os volantes Peralta, Matheus Henrique e Walace, além dos atacantes Kaio Jorge e Lautaro Díaz. Apesar disso, o time celeste deu uma patinada.

Após a vitória por 3 a 0 sobre o Botafogo, no dia 27 de julho, no Nilton Santos, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time enfrentou uma sequência de quatro jogos sem ganhar — dois empates e duas derrotas.

Na sequência da classificação sobre o Boca Juniors, nos pênaltis, no Mineirão, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro somou quatro pontos em três rodadas do Brasileirão.

Foto: (Gustavo Aleixo/Cruzeiro) - Matheus Henrique durante sua apresentação no Cruzeiro
Foto: (Gustavo Aleixo/Cruzeiro) – O Cruzeiro abriu os bolsos para contratar reforços para a sequência de 2024

Mais do que isso, a equipe de Seabra teve um rendimento abaixo do esperado — até porque todos os setores de campo foram fortalecidos. Então, o que explica esse momento de altos e baixos da Raposa?

Em entrevista ao programa Bastidores, da Itatiaia, Matheus Pereira justificou a oscilação celeste.

Reforços ainda estão se adaptando ao Cruzeiro

Para o camisa 10 do Cruzeiro, a resposta é bem simples: os reforços ainda estão se adaptando à filosofia de trabalho do treinador. Matheus Pereira lida com a situação com tranquilidade, além de pedir à torcida mais paciência.

É preciso ter paciência, é normal ter oscilações porque são ideias novas para jogadores novos que estão chegando. Estávamos performando bem, mas as mudanças são em prol da melhoria. Teve muita melhoria em muitos sentidos.

O meia-atacante é o principal jogador da Raposa em 2024, tanto que está no radar da seleção brasileira de Dorival Júnior. Ele garante que todos estão focados em colocar a equipe celeste de volta nos trilhos.

Matheus Pereira pelo Cruzeiro na temporada

  • Jogos: 43
  • Gols: 9
  • Assistências: 13

O camisa 10 do Cruzeiro saiu em defesa das novas contratações, argumentando que todos já estavam cientes das possíveis dificuldades causadas pela falta de entrosamento, além de exaltar a força dos rivais de Série A:

É óbvio que às vezes, por falta de conhecimento, é preciso de adaptação. Essa fase ia chegar, a gente já sabia disso. A gente encara com total naturalidade. Nem sempre vamos ganhar todos os jogos. A gente não está jogando contra qualquer time. O Campeonato Brasileiro é muito valorizado hoje por causa disso, são quase seis times brigando. Se você olhar a tabela, não sabe quem vai ser campeão.

A Raposa está na 5ª posição do Campeonato Brasileiro com 41 pontos e tem um confronto direto contra o São Paulo — que vem logo atrás na tabela — neste domingo (15), às 18h30 (horário de Brasília), em casa, pela 26ª rodada.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo