Matheus Pereira se consolida como o maestro do Cruzeiro e um dos melhores do Brasil
Camisa 10 do Cruzeiro, Matheus Pereira tem sido a alma do time e o diferencial de sucesso na Raposa

O Cruzeiro tem um craque em seu elenco, e ele tem nome e sobrenome: Matheus Pereira. O camisa 10 da Raposa, um sonho impossível que se tornou realidade pela vontade do meia de recuperar o amor pelo futebol em seu clube do coração, tem sido o principal do jogador do clube e um dos melhores atletas do futebol brasileiro. E ele ainda pode fazer muito mais.
No último fim de semana, Matheus Pereira voltou a brilhar vestindo a camisa estrelada. Em uma partida não tão boa individualmente — ainda assim com três passes decisivos, boa precisão em cruzamentos e bolas longas e outros movimentos interessantes —, a estrela do camisa 10 brilhou e ele fez a diferença ao marcar um golaço, que garantiu a vitória celeste por 1 a 0 contra o Atlético-GO, dando três pontos ao seu time, que faz bom início de Campeonato Brasileiro.
A classe de Matheus Pereira pra marcar o GOL @Betano_BR da minha sexta rodada! Coisa linda, craque! ⚽️ pic.twitter.com/lVw2ubnKPa
— Brasileirão Betano (@Brasileirao) May 14, 2024
Na temporada, Matheus Pereira é destaque absoluto e seu nome começa a reverberar pelo Brasil. Ainda em 2023, após chegar ao Cruzeiro, Matheus colecionou grandes exibições e mostrou um potencial impressionante, mas o momento ruim da Raposa e a pouca ajuda dada por seus companheiros, somados a uma lesão séria já em seu segundo jogo, deixaram seu nome longe dos holofotes. Mas agora isso mudou.
Já começam a aparecer, inclusive, pedidos para que o camisa 10 celeste receba chances na Seleção Brasileira, um movimento ainda tímido, mas que deve se intensificar, principalmente se o craque seguir desfilando seu talento no futebol brasileiro.
O craque cabuloso fez a diferença mais uma vez! Matheus Pereira foi eleito O CARA da sexta rodada do #BrasileirãoBetano! ? pic.twitter.com/yN5qSP6dG9
— Brasileirão Betano (@Brasileirao) May 14, 2024
Até agora, em 2024, Matheus Pereira marcou quatro gols e deu oito assistências, mesmo em meio a todo contexto desfavorável que vive o clube, com mudanças no comando técnico, de jogadores e até mesmo na administração. Além disso, o próprio Matheus já atuou de diversas formas, sem posição fixa, pela direita, pelo meio e como um falso 9. Jamais decepcionou.
Quando Matheus Pereira joga bem, o resto do time tem mais facilidade e é prova disso que o Cruzeiro perdeu somente uma das nove partidas em que ele participou diretamente de gols.
Matheus Pereira para além dos gols e assistências
Mas sua contribuição não passa apenas por bolas na rede ou assistências cinematográficas. Até aqui, em 21 jogos, Pereira acumula 51 passes decisivos na temporada e 35 dribles certos. Além disso, o meia se destaca nos duelos e, incansável, costuma correr por todo o campo, sem problemas na hora de ajudar defensivamente. Se uma lesão o atrapalhou em 2023, em 2024 é o jogador com mais minutos pelo Cruzeiro e raramente sai de campo. Matheus ainda é um atleta que recebe muitas faltas, aproximadamente três por jogo.
Por que Matheus Pereira é tão influente para o Cruzeiro?
Mais adaptado ao universo do clube mineiro e melhor fisicamente, o impacto do meia é nítido, conseguindo agregar independentemente da fase de construção em que esteja.
Dê play e assista ? pic.twitter.com/r08PxhkvMi
— Joao Victor Del Rio (@jvdelrio98) May 2, 2024
Se há algo em que o camisa 10 pode melhorar é na definição em curtas distâncias. Matheus Pereira já deixou claro em algumas oportunidades que é o cara das assistências e não das finalizações, mas é fato que ele perdeu alguns gols que não se pode perder, ainda mais quando se carrega a responsabilidade de ser o cara do time. Ainda assim, suas seguidas boas atuações não deixam que o torcedor lamente muito esses erros.
E como já dito, se trata de um jogador para além dos gols, dinâmico, de poucos erros, que potencializa seus companheiros e muitas vezes os consagra. Quem não gosta de atuar ao lado de alguém assim?
O cruzeirense agora espera ansiosamente para que o Cruzeiro oficialize a compra em definitivo do jogador. Matheus Pereira está emprestado pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, até 30 de junho. Se sua compra estava encaminhada com o austero Ronaldo, a tendência é que não seja um problema para Pedrinho BH, que quer investir e é fã do 10.
E Matheus quer seguir no clube de seu coração, onde reencontrou sua alegria, está próximo da família e recebe o carinho de uma torcida que o ama. Uma história não tão comum no futebol de hoje, mas que caminha para não um final, mas uma trajetória feliz.
minha irmã de 11 anos fez uma festa de aniversário sozinha pro Matheus Pereira pic.twitter.com/roXUVFqaEE
— mari (@imaribrba) May 5, 2024