Brasil

Matheus Pereira se consolida como o maestro do Cruzeiro e um dos melhores do Brasil

Camisa 10 do Cruzeiro, Matheus Pereira tem sido a alma do time e o diferencial de sucesso na Raposa

O Cruzeiro tem um craque em seu elenco, e ele tem nome e sobrenome: Matheus Pereira. O camisa 10 da Raposa, um sonho impossível que se tornou realidade pela vontade do meia de recuperar o amor pelo futebol em seu clube do coração, tem sido o principal do jogador do clube e um dos melhores atletas do futebol brasileiro. E ele ainda pode fazer muito mais.

No último fim de semana, Matheus Pereira voltou a brilhar vestindo a camisa estrelada. Em uma partida não tão boa individualmente — ainda assim com três passes decisivos, boa precisão em cruzamentos e bolas longas e outros movimentos interessantes —, a estrela do camisa 10 brilhou e ele fez a diferença ao marcar um golaço, que garantiu a vitória celeste por 1 a 0 contra o Atlético-GO, dando três pontos ao seu time, que faz bom início de Campeonato Brasileiro.

Na temporada, Matheus Pereira é destaque absoluto e seu nome começa a reverberar pelo Brasil. Ainda em 2023, após chegar ao Cruzeiro, Matheus colecionou grandes exibições e mostrou um potencial impressionante, mas o momento ruim da Raposa e a pouca ajuda dada por seus companheiros, somados a uma lesão séria já em seu segundo jogo, deixaram seu nome longe dos holofotes. Mas agora isso mudou.

Já começam a aparecer, inclusive, pedidos para que o camisa 10 celeste receba chances na Seleção Brasileira, um movimento ainda tímido, mas que deve se intensificar, principalmente se o craque seguir desfilando seu talento no futebol brasileiro.

Até agora, em 2024, Matheus Pereira marcou quatro gols e deu oito assistências, mesmo em meio a todo contexto desfavorável que vive o clube, com mudanças no comando técnico, de jogadores e até mesmo na administração. Além disso, o próprio Matheus já atuou de diversas formas, sem posição fixa, pela direita, pelo meio e como um falso 9. Jamais decepcionou.

Quando Matheus Pereira joga bem, o resto do time tem mais facilidade e é prova disso que o Cruzeiro perdeu somente uma das nove partidas em que ele participou diretamente de gols.

Matheus Pereira para além dos gols e assistências

Mas sua contribuição não passa apenas por bolas na rede ou assistências cinematográficas. Até aqui, em 21 jogos, Pereira acumula 51 passes decisivos na temporada e 35 dribles certos. Além disso, o meia se destaca nos duelos e, incansável, costuma correr por todo o campo, sem problemas na hora de ajudar defensivamente. Se uma lesão o atrapalhou em 2023, em 2024 é o jogador com mais minutos pelo Cruzeiro e raramente sai de campo. Matheus ainda é um atleta que recebe muitas faltas, aproximadamente três por jogo.

Se há algo em que o camisa 10 pode melhorar é na definição em curtas distâncias. Matheus Pereira já deixou claro em algumas oportunidades que é o cara das assistências e não das finalizações, mas é fato que ele perdeu alguns gols que não se pode perder, ainda mais quando se carrega a responsabilidade de ser o cara do time. Ainda assim, suas seguidas boas atuações não deixam que o torcedor lamente muito esses erros.

E como já dito, se trata de um jogador para além dos gols, dinâmico, de poucos erros, que potencializa seus companheiros e muitas vezes os consagra. Quem não gosta de atuar ao lado de alguém assim?

O cruzeirense agora espera ansiosamente para que o Cruzeiro oficialize a compra em definitivo do jogador. Matheus Pereira está emprestado pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, até 30 de junho. Se sua compra estava encaminhada com o austero Ronaldo, a tendência é que não seja um problema para Pedrinho BH, que quer investir e é fã do 10.

E Matheus quer seguir no clube de seu coração, onde reencontrou sua alegria, está próximo da família e recebe o carinho de uma torcida que o ama. Uma história não tão comum no futebol de hoje, mas que caminha para não um final, mas uma trajetória feliz.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo