Brasil

Matheus Pereira acumula cartões e revela ‘puxão de orelha’ no Cruzeiro

Camisa 10 da Raposa só perde em advertências, por pouco, para Zé Ivaldo, considerado o “pitbull” do elenco celeste

Há pouco para se apontar como negativo na temporada do meia Matheus Pereira, de 28 anos, camisa 10 e craque do Cruzeiro. O jogador lidera a produção ofensiva celeste, com nove gols e 13 assistências no ano, e tornou-se pedido constante para a Seleção Brasileira.

Se existe algo para se criticar no 2024 de Matheus, se trata da indisciplina em campo. O jogador é o segundo do elenco do Cruzeiro que mais recebeu cartões amarelos, com certa vantagem para o terceiro, ficando atrás somente do zagueiro Zé Ivaldo, que já chegou a perder a titularidade do time por esse motivo.

São 15 cartões amarelos recebidos no ano pelo craque celeste em 43 jogos disputados, uma média de mais uma advertência a cada 2,8 partidas. Matheus Pereira não foi expulso até então. Zé Ivaldo, líder no quesito, acumula 16 amarelos e uma expulsão.

Mas ao contrário do meia, Zé reduziu o índice de cartões, sendo punido apenas cinco vezes nos últimos quatro meses. Matheus, por sua vez, levou nove amarelos no mesmo período.

Nos últimos cinco jogos do atleta, foram quatro amarelos recebidos, nenhum deles por faltas cometidas, mas sim por reclamações e desentendimentos.

Tal situação rendeu suspensões ao atleta. Só no Brasileirão, foram duas, e em ambas, o Cruzeiro não conseguiu vencer sem seu principal jogador.

O meia supera jogadores, que assim como Zé Ivaldo, são considerados “pitbulls” do elenco da Raposa. Lucas Romero e Marlon, por exemplo, foram menos amarelados que Pereira.

Outros jogadores de defesa, como João Marcelo e William, titulares do time, têm bem menos cartões que o ofensivo camisa 10.

<div class=”dugout-video dugout-embed-eyJrZXkiOiJyWXFTcElHcyIsInAiOiJ0cml2ZWxhIiwicGwiOiIifQ==”></div><script type=”text/javascript” src=”https://embed.onefootball.com/inline/trivela.js”></script>

Matheus Pereira revela advertências do Cruzeiro por excesso de cartões

Matheus Pereira revelou, em entrevista ao Charla Podcast, que já foiadvertido internamente pelo excesso de reclamações com a arbitragem, que rendem amarelos.

Eu sou chato, fico brigando direto. Eu até tomo uns puxões de orelha às vezes, porque eu fico o tempo todo falando com o juiz — contou.

Os amarelos do elenco do Cruzeiro

A Trivela fez um levantamento de todos os amarelos recebidos pelo atual elenco do Cruzeiro. A tabela a seguir mostra que Zé Ivaldo e Matheus Pereira abriram larga vantagem em relação aos seus companheiros no quesito cartões.

JOGADORCARTÕES AMARELOSCARTÕES VERMELHOS
Zé Ivaldo161
Matheus Pereira150
Lucas Romero92
William100
Marlon73
João Marcelo70
Lucas Silva60
Álvaro Barreal40
Matheus Henrique30
Juan Dinenno30
Rafa Silva30
Wesley Gasolina11
Gabriel Veron20
Lautaro Díaz20
Walace20
Ramiro20
Vitinho20
Kaiki20
Lucas Villalba20
Cássio20
Kaio Jorge10
Japa10
Mateus Vital10
Arthur Viana10
Anderson10

*Não contabilizamos segundos amarelos que se transformaram em vermelhos.

**Foram listados somente os atletas que receberam pelo menos uma advertência em 2024.

Zé Ivaldo durante partida entre Cruzeiro e Internacional no Brasileirão 2024
Apesar de liderar ranking, Zé Ivaldo tem diminuído consideravelmente seu número de cartões recebidos – Foto: Imago

Reclamações causaram a grande maioria dos amarelos de Matheus Pereira

Apesar do alto número de amarelos, Matheus Pereira não é um jogador violento. Longe disso. Dos 15 cartões recebidos pelo meia em 2024, apenas três foram por faltas cometidas.

Os outros 12 se dividem em reclamações com a arbitragem, cera e discussões com adversários.

A Trivela consultou súmulas e vídeos dos jogos em que o atleta recebeu amarelos e fez um raio-x de cada uma das advertências. Veja:

  • Cartão 1 — Villa Nova 1 x 2 Cruzeiro – 24/01: Advertido por cometer falta aos 52 minutos do segundo tempo.
  • Cartão 2 — Cruzeiro 1 x 1 Athletic Club – 27/01: Advertido aos 34 minutos do segundo tempo por atitude antidesportiva, segundo a súmula da partida.
  • Cartão 3 — Cruzeiro 0 x 2 América-MG – 15/02: Amarelado aos 40 minutos do segundo tempo por reclamação.
  • Cartão 4 — Atlético-MG 2 x 2 Cruzeiro – 30/03: Cartão amarelo recebido aos 46 do primeiro tempo, por reclamação.
  • Cartão 5 — Cruzeiro 1 x 3 Atlético-MG – 07/04: Advertido aos 40 minutos do segundo tempo por reclamação.
  • Cartão 6 — Fortaleza 1 x 1 Cruzeiro – 17/04: Cartão recebido por puxar jogador adversário aos 37 da etapa final.
  • Cartão 7 — Atlético-GO 0 x 1 Cruzeiro – 12/05: Amarelado por simular falta aos 20 minutos do segundo tempo.
  • Cartão 8 — Cruzeiro 1 x 0 Unión La Calera – 16/05: Advertido com o cartão amarelo aos 47 do segundo tempo por retardar início de jogo.
  • Cartão 9 — Cruzeiro 2 x 1 Cuiabá – 13/06: Recebeu o cartão amarelo aos 41 do segundo tempo por demora em cobrança de escanteio.
  • Cartão 10 — Cruzeiro 2 x 0 Fluminense – 19/06: Levou cartão amarelo aos 25 do primeiro tempo por reclamação.
  • Cartão 11 — Palmeiras 2 x 0 Cruzeiro – 20/07: Amarelado aos 24 da etapa final por discussão acalorada com jogador adversário.
  • Cartão 12 — Boca Juniors 1 x 0 Cruzeiro – 15/08: Advertido aos 23 do primeiro tempo por se envolver em confusão com jogador adversário.
  • Cartão 13 — Vitória 2 x 2 Cruzeiro – 19/08: Recebeu amarelo aos 37 do segundo tempo por reclamação.
  • Cartão 14 — Cruzeiro 2 x 1 Boca Juniors – 22/08: Amarelado aos 14 da etapa final por sequência de duas faltas cometidas.
  • Cartão 15 — Cruzeiro 3 x 1 Atlético-GO – 01/09: Foi advertido com o amarelo aos 17 do segundo tempo por retardar cobrança de escanteio.
Árbitro aplica cartão amarelo em jogador do Internacional durante partida contra o Cruzeiro no Brasileirão 2024
Árbitro aplica cartão amarelo em jogador do Internacional durante partida contra o Cruzeiro no Brasileirão 2024; foi o único dos últimos cinco jogos de Matheus Pereira onde ele não foi advertido – Foto: Imago

Podemos perceber que a maior incidência de amarelos, oito, se deu após os 30 minutos do segundo tempo.

Também é importante ressaltar, que algumas advertências foram duvidosas ou equivocadas.

Na partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, contra o Boca Juniors, Matheus Pereira levou tapas no rosto de Pol Fernández, e após grande confusão, acabou amarelado, mesmo sem revidar.

Matheus chegou a criticar a conduta do árbitro Marcelo de Lima Henrique no empate em 2 a 2 contra o Vitória, no Barradão.

— Eu tava com dois amarelos e se levasse mais um ficaria suspenso para o jogo contra o Internacional. O Romero saiu do jogo e me passou a braçadeira de capitão. Automaticamente, o capitão pode falar com o juiz.

Eu falei com o juiz que eles estavam queimando o tempo, que o goleiro estava caindo, que ele estava deixando eles controlarem o jogo. Teve uma hora que teve escanteio para nós e o goleiro deles caiu. Eu venho para falar com ele e na hora que eu tô vindo, ele já levanta o cartão amarelo. Esse cartão foi injusto — argumentou Matheus, ao Charla Podcast.

O jogador ainda afirmou que, após o jogo, foi questionado por supostamente estar “forçando amarelos”, mas que não foi o caso. Que foi falar com o árbitro por ser o capitão.

Por fim, também revelou que foi xingado pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo durante a partida contra o Internacional, mas que falou com o juiz ao fim do jogo e ambos colocaram panos quentes sobre a questão.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo