Solução caseira ou Martial? Os planos do Flamengo após lesão de Pedro
Rubro-Negro corre contra o tempo para regularizar um reforço no ataque, antes de os que estão na casa se tornem únicas opções
Mesmo com a derrota para o Corinthians no último fim de semana, a Data Fifa dava sinais de que seria de tranquilidade para o Flamengo. Tudo virou de pernas para o ar após a lesão de Pedro.
O atacante rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho e só volta a representar o clube em 2025. Por isso, o Rubro-Negro tenta um substituto livre no mercado.
Mais uma vez, o departamento de futebol precisará correr contra o tempo para suprir uma carência do elenco, ocasionada por lesões. Nesse momento, o Flamengo trabalha com o prazo de inscrições das competições de mata-mata.
Copa do Brasil – 09/09 (competição completa)
Libertadores – 13/09 (quartas de final)
Campeonato Brasileiro – 20/09 (competição completa)
Flamengo está no mercado
Logo que recebeu a notícia da lesão de Pedro, o Flamengo buscou alternativas. O primeiro impulso, sem dúvida, foi ir ao mercado. Mesmo que a janela de transferências do Brasil tenha fechado na última segunda-feira (02), o clube ainda pode fechar com atletas que estão sem contrato.
A Trivela apurou que diversos nomes passaram a ser oferecidos ao Flamengo, com Memphis Depay encabeçando a lista.
Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o clube realizou uma sondagem pelo francês Anthony Martial. Dario Benedetto, ex-Boca Juniors, chegou a ser ligado ao clube pela imprensa argentina.
Por enquanto, não houve qualquer tipo de avanço em negociações. Tudo em estágio inicial. O clube trabalha com um planejamento chefiado por Marcos Braz, vice de futebol, e está confiante de que pode encontrar soluções.
— Em relação ao problema com o Pedro, dizer que a gente lamenta, fica triste pelo atleta que é, ser humano que é. Mas temos mais três centroavantes no elenco: Carlinhos, Gabigol e o próprio Bruno Henrique. Isso não quer dizer que quando soubemos do Pedro não ficamos atentos, começamos a conversar sobre possibilidade e necessidade de trazer outro jogador. A perda é irreparável em um primeiro momento, era o titular da posição, mas a gente confia nos que estão aqui — disse Marcos Braz, vice de futebol do Flamengo.
Gabigol pode ser considerado solução?
No momento, é difícil que algum torcedor do Flamengo tenha confiança nisso. O atleta repete o desempenho ruim de 2023 no seu último ano de contrato.
Restam apenas três meses para Gabigol provar que ainda tem gás, já que o Palmeiras, antes destino certo, desistiu recentemente da sua contratação.
A favor dele joga o fator decisão. Gabigol está entre os três jogadores mais importantes e decisivos da história do Flamengo, com gols em três finais de Libertadores, arrancadas espetaculares no Brasileirão e título de Copa do Brasil como protagonista na final. O entrosamento com Bruno Henrique e Arrascaeta também pode pesar.
É um Gabriel bastante diferente daquele que fez história até 2022, mas que, sem dúvida, não desaprendeu a jogar futebol.
Caso o Flamengo não consiga uma contratação de peso, ficará nas mãos dele, e de Carlinhos, contratado este ano, mas que não pode entrar em campo pelo clube na Copa do Brasil.
— O próprio Gabigol em três finais de Libertadores fez gol em todas, nos deu dois títulos, claro, com os companheiros. Mas é de extrema confiança nossa tanto o Gabigol quanto os outros — finalizou Braz.
A recuperação de Pedro
Se contratado, o futuro substituto de Pedro será fundamental para a equipe por algum tempo, já que Pedro ficará afastado dos gramados por pelo menos seis meses.
A lesão do ligamento cruzado anterior é uma das mais complicadas no esporte e pode exigir um prazo de recuperação de até um ano.
Segundo o próprio clube, Pedro será reavaliado pelo departamento médico na chegada ao Rio de Janeiro, quando definirá, também, os primeiros passos do tratamento. A data da cirurgia será marcada em breve.
Pedro é o artilheiro do Flamengo e do Brasil em 2024, com 30 gols.