Presidente do Real, estrela do Flamengo e CR7: as homenagens a Marcelo, que pendurou as chuteiras
Com cinco títulos de Champions League e uma Libertadores, o ídolo de Real Madrid e Fluminense anunciou sua aposentadoria aos 36 anos

Marcelo anunciou na manhã desta quinta-feira (6) sua aposentadoria no futebol aos 36 anos. O ídolo do Fluminense e do Real Madrid publicou um vídeo nas redes sociais oficializando que pendurou as chuteiras.
Forever grateful 💜#M12 pic.twitter.com/k8GP19sybd
— Marcelotwelve (@MarceloM12) February 6, 2025
O Real Madrid publicou uma nota de agradecimento ao ídolo, que jogou no gigante espanhol de 2006 a 2022 e foi peça fundamental para as conquistas de 25 títulos do time, incluindo cinco Champions League, quatro Mundiais, seis de Campeonato Espanhol e duas Copas do Rei.
Como jogador do Real Madrid, Marcelo foi incluído no time ideal da Fifa em 11 ocasiões.
— Marcelo é um dos maiores laterais-esquerdos da história do Real Madrid e do futebol mundial, e temos o privilégio de contar com ele há muito tempo. Ele é uma das nossas maiores lendas e o Real Madrid é e sempre será sua casa — afirmou Florentino Pérez, presidente do Real Madrid.

Cristiano Ronaldo, que jogou com Marcelo por nove temporadas no Real Madrid, também escreveu uma mensagem ao ex-companheiro.
— Meu irmão, que carreira incrível! Vivemos muito juntos, foram anos de conquistas, vitórias e momentos inesquecíveis. Mais do que um companheiro de equipa, um companheiro para a minha vida. Obrigado por tudo, amigo. Desejo tudo de bom nesta nova etapa da vida — publicou Cristiano Ronaldo.
Veja mais recados de lendas do futebol a Marcelo:
“Hoje se despede do futebol o ponta que jogava de lateral. Foi um privilégio assistir a você jogar e fazer parte de uns anos dessa carreira absurda. Alguns são mágicos com a bola, outros tantos são vencedores. Mas poucos são mágicos e vencedores. E você conseguiu. Obrigado pelos conselhos, pelas broncas, pela convivência. Fomos vitoriosos em campo e somos amigos fora dele. Boa sorte no seu novo desafio. Tu é brabo! LENDA!”, escreveu Vinicius Junior.
“Uma lenda se aposenta, um irmão, meu companheiro de tantas batalhas. Quantas vitórias, quantos títulos e quantas risadas. Foi uma honra partilhar tantos anos no campo. Você pendura as chuteiras hoje, mas seu legado é eterno. Você é história do futebol. Obrigado pela sua magia e por ser o melhor aliado dentro e fora do campo. Aproveite sua nova fase, Marcelo! Te amo irmão”, escreveu Sergio Ramos.
“Marcelinnnn que linda carreira irmão! Serei sempre muito grato por ter participado um pouco disso. Obrigado por cada momento juntos, e por cada ensinamento. Desfruta muito dessa nova fase, você merece o melhor sempre”, escreveu Rodrygo Goes.
História de Marcelo no Fluminense
Em 2023 e 2024, Marcelo fez história com o Fluminense, conquistando o título inédito da Libertadores com seu time do coração. Mas a saída do jogador do Tricolor carioca não foi das melhores.
O agora ex-jogador teve um desentendimento com o técnico Mano Menezes numa partida contra o Grêmio. O ex-lateral se preparava para entrar em campo e reclamou de toques do técnico em seu braço, alegando que o comandante queria “fazer média” com a torcida do Tricolor.
Na ocasião, Mano Menezes apenas disse que ouviu algo que não gostou. O episódio culminou com a rescisão de contrato do jogador em 2 de dezembro do ano passado.
O ex-companheiro de Fluminense, que conquistou a Libertadores junto de Marcelo e também se aposentou recentemente, Felipe Melo, escreveu uma mensagem de agradecimento ao ex-lateral-esquerdo, dizendo: “Obrigado por tudo craque querido!!”
Danilo, principal contratação do Flamengo para a temporada, também escreveu uma mensagem para Marcelo: “Ainda bem que eu vi tanto disso de perto! Mágico.”
O lateral do Rubro-Negro foi companheiro de Seleção de Marcelo, disputando a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, juntos.