Luiz Henrique decide futuro e Botafogo garante retorno de velho conhecido
Rei da América, Luiz Henrique optou pela transferência ao Lyon, enquanto o Botafogo fechou a compra de um reforço
Luiz Henrique não vai começar 2025 no Botafogo. Segundo o “GE”, o atacante decidiu que vai se transferir para o Lyon, que pertence a John Textor — dono da SAF do Glorioso.
No mesmo dia em que foi eleito o Rei da América 2024, o jogador de 23 anos optou pela mudança para a Ligue 1. Antes de Luiz Henrique, Thiago Almada também deixou General Severiano para vestir a camisa do OL.
Textor deu carta branca para Luiz Henrique escolher o futuro
Desde a contratação de Luiz Henrique pelo Botafogo no início de 2024, a ideia do grupo que gere o time carioca era de uma transferência futura do atleta para o Lyon.
Porém, a alta botafoguense na temporada fez com que o atacante se firmasse e permanecesse.
As boas atuações com a camisa alvinegra renderam ao atleta até mesmo convocações à seleção brasileira, onde Luiz jogou e até mesmo fez gol em jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
O bom momento de Luiz Henrique também rendeu ao jogador o interesse de times internacionais. O mais recente foi a Fiorentina, da Itália.
No entanto, nenhum aceno de proposta agradou aos responsáveis por administrar a SAF do Botafogo.
Desta maneira, a única alternativa de transferência encontrada foi para o Lyon, caso fosse o desejo do atacante se transferir para o futebol europeu. Justamente o que aconteceu.
Caso Luiz Henrique quisesse permanecer no Botafogo, John Textor já havia acenado ao atleta que a decisão seria respeitada.
Luiz Henrique pelo Botafogo
- Jogos: 59
- Gols: 12
- Assistências: 5
- Campeão do Campeonato Brasileiro
- Campeão da Copa Libertadores
Luiz Henrique já conheceu as instalações do Lyon
O “GE” informa que Luiz Henrique viajou para conhecer as instalações do Lyon após a derrota do Botafogo para o Pachuca por 3 a 0 por 3 a 0, no último dia 11, em Doha, no Catar, pelas quartas de final da Copa Intercontinental.
No dia seguinte, o atacante assistiu à vitória do OL sobre o Eintracht Frankfurt por 3 a 2, na França, pela Liga Europa. Na Ligue 1, o Lyon ocupa a 5ª posição com 25 pontos, 15 atrás do líder PSG.
Entretanto, a principal luta do OL é nos bastidores. No dia 15 de novembro, a Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG) da Liga de Futebol Profissional da França (LFP) proibiu o Lyon de contratar em janeiro.
Além disso, o órgão já avisou que, se o clube de John Textor não melhorar suas finanças antes do término de 2024/25, será rebaixado para a segunda divisão francesa.
Botafogo contrata “novo atacante”
Emprestado ao Botafogo pelo Lyon, da França, em 2024, o atacante Jeffinho voltará a pertencer a equipe carioca a partir da próxima temporada.
Em comunicado à imprensa, a Eagle Football Group, empresa gerida por John Textor e que é dona das duas equipes, confirmou a negociação que custará 5,3 milhões de euros (R$ 34,10 milhões) ao Glorioso.
O Lyon ainda terá direito a 30% dos lucros em uma possível venda futura.
O tempo do contrato definitivo de Jeffinho com o Botafogo não foi revelado. O empréstimo terminou nesta terça-feira (31).
Revelado pelo Resende, clube que tinha parceria com o Lyon, Jeffinho se destacou no campeonato carioca de 2022 e se transferiu para o Botafogo na mesma temporada.
Inicialmente contratado para reforçar o time de aspirantes do Glorioso, o atacante se firmou na equipe profissional e chamou a atenção justamente do Lyon, que já pertencia a John Textor, que também é dono da SAF botafoguense.
Após o ano de 2023 no clube francês, Jeffinho foi emprestado ao Botafogo em 2024 e fez parte do elenco campeão brasileiro e da Libertadores.
O jogador, no entanto, não foi titular e fez apenas 19 partidas na temporada. Ainda assim, foi comprado e voltará a ter contrato definitivo com o Botafogo.