A grande joia do Fluminense: Kauã Elias recusou rivais e faz história em Xerém
Kauã Elias recusou Flamengo antes de chegar ao Fluminense e não aceitou proposta do Vasco em 2024, bateu recordes de gols e atrai interesse da Europa
O Fluminense tem já no elenco profissional a sua grande joia. Kauã Elias, de 17 anos, é a grande aposta do Tricolor vindo das divisões de base em Xerém. Tanto que o Flu teve paciência e jogo de cintura em 2024 para driblar assédios e renovar contrato com o jovem que marcou 117 gols na base até aqui.
Kauã Elias nasceu em 2006 e chegou a Xerém com 11 anos. O menino nasceu em Uberlândia, onde deu os primeiros toques na bola em uma escolinha local antes de ser descoberto pelo Fluminense.
Pelas mãos de seu avô José Elias, o jovem chegou ao clube ainda como meia, e não demorou a virar destaque no Tricolor. Alto e forte, virou centroavante e desandou a fazer gols. Tanto que passou de 100 antes mesmo de chegar ao Sub-20.
Ver esta publicação no Instagram
Falta agora o primeiro gol como profissional, que de repente, sai ainda em 2024. Isso porque o jovem deve ser mais um dos muitos casos de Xerém: treinará nos profissionais e jogará com o sub-20. Ele já estreou em 2023 e se tornou o jogador mais jovem a jogar pelo Fluminense na Libertadores. Em 2024, teve mais chances no Campeonato Carioca. E vem mais por aí.
📝✅🙏🏾
— Kauã Elias 🇧🇷 (@kauaeliass) January 30, 2024
Rivais tentam tirar Kauã Elias do Fluminense desde chegada
Antes mesmo de chegar ao Fluminense, Kauã Elias quase foi parar no arquirrival Flamengo. Depois de se destacar em competições no interior de Minas Gerais, ele recebeu a chance de fazer três testes. Além do Flu e do Fla, o Internacional também estava de olho. Em entrevista ao ge, o jovem contou que uma “voz divina” o levou para Xerém.
— Tínhamos dois testes para fazer além do Fluminense: um no Internacional e outro no rival, o Flamengo. Ele tinha tomado umas duas cervejas no dia, tinha acabado de almoçar e deitou no sofá para dormir. E escutou uma voz falando com ele para me trazer para o Fluminense. Ele não deu muita ideia, mas falou que a voz insistiu. E na terceira vez falou mais forte. Aí ele levantou do sofá, falou com minha avó que tinha que me trazer no Fluminense. Do dia para a noite viemos para cá — contou o atacante.
Ver esta publicação no Instagram
Enquanto ele fazia gols e se destacava pelo Fluminense, os rivais seguiram na cola. Em mais de uma oportunidade, Flamengo e Vasco tentaram tirar Kauã do clube: assim que fez 16 anos e podia assinar contrato profissional, a procura aumentou. Mas ele ficou no Flu.
Vasco tentou contratar Kauã Elias em 2024
Em 2024, nova rodada de renovação de contrato e o Vasco chegou forte. Com alto salário, promessa de fazer parte dos profissionais e projeto de carreira que envolvia a 777 Partners, dona da SAF do clube e participação nas ações de europeus, o Cruz-Maltino fez o jovem balançar.
Ver esta publicação no Instagram
A tentativa não era novidade: Alexandre Mattos queria aproveitar uma oportunidade similar a que levou Vitor Roque do Cruzeiro para o Athletico. O agente era o mesmo, André Cury, que com a proposta em mãos, ganhou barganha na negociação com o Fluminense.
Os empresários e o jogador desejavam ficar com 30% de seus direitos econômicos, o que seria a proposta cruzmaltina. O Flu não concordou e daria apenas 10%, padrão nesse tipo de negócio. Depois de muitas rodadas de conversa, acordo fechado até o fim de 2026 no meio do caminho: cessão de 20%, multa rescisória de 70 milhões de euros (R$ 377 milhões). Uma cláusula garante opção de renovação até 2029.
Kauã Elias brilhou pela Seleção e tem gigantes europeus na cola
O destaque do Fluminense e na Seleção, claro, atraiu a atenção de clubes em todo o planeta. Gigantes europeus acompanham Kauã Elias de perto e enxergam enorme potencial no jogador de 17 anos.
Saiu a famosa lista #NextGeneration do jornal inglês @guardian com quatro brasileiros da geração 2006. São três palmeirenses: Endrick, Luís Guilherme e Vitor Reis, além do tricolor Kauã Elias. Todo ano 60 promessas internacionais, de até 17 anos, são citados por especialistas. pic.twitter.com/3c5s7gE7Db
— Olheiros👁️ (@olheiros) October 11, 2023
Liverpool, Arsenal, Real Madrid, Barcelona e Paris Saint-Germain são alguns dos clubes que já mandaram olheiros para observar Kauã in loco. Habilidoso, forte, veloz e técnico, ele é um perfil raro para a posição pela mobilidade e faro de gol.
Recentemente, durante negociações por André, os ingleses se interessaram em levar o jogador para já. O Fluminense negou, mas sabe que precisará dar espaço para seu crescimento.