Ex-Corinthians entra na mira de Ceará, Juventude e times do interior de São Paulo
Jogador tem contrato com o clube atual até o dia 31 de dezembro, mas não renovará e já deixou a equipe
Antes mesmo da última rodada do Campeonato Brasileiro, o atacante Jonathan Cafú deixou o Cuiabá.
O jogador tem contrato com a equipe mato-grossense até o dia 31 de dezembro e o vínculo não será renovado.
Sem clube a partir de janeiro, o atleta já tem sido monitorado por algumas equipes do futebol brasileiro e pode até mesmo seguir jogando a Série A, diferentemente do Dourado.
De acordo com apuração da Trivela, o recém-promovido à elite do futebol nacional Ceará está interessado na contratação de Cafú e já fez movimentos com o estafe do atleta a fim de avançar para uma negociação.
O Juventude é outra opção para o atleta. A equipe de Caxias do Sul se salvou do rebaixamento nas últimas rodadas do Brasileirão deste ano e precisará montar novamente o elenco visando a temporada de 2025.
Um terceiro clube da primeira divisão que não teve o nome revelado também fez sondagens ao atleta, assim como equipes do interior de São Paulo que manifestaram o interesse em ter Cafú para a disputa do Campeonato Paulista.
⚽ Cafú
— Cuiabá Esporte Clube (@CuiabaEC) June 16, 2024
👟 Denilson pic.twitter.com/uM5akV6ti6
Após contratação definitiva, Cafu perdeu espaço no Cuiabá e terminou o ano na reserva
O ano de 2024 foi o quarto consecutivo de Jonathan Cafú no Dourado, mas o primeiro efetivamente como jogador do clube.
Entre 2021 e 2023, o jogador atuou na equipe mato-grossense emprestado pelo Corinthians. Os salários eram divididos entre os dois times.
Como o fim do vínculo do jogador com o Timão no fim do ano passado, o Cuiabá ficou livre para negociar a manutenção em definitivo diretamente com o atleta.
O contrato firmado foi curto, válido por uma temporada. E o rebaixamento do Dourado somado com a perda de espaço de Cafú, que terminou o ano como reserva, fez com que o vínculo não fosse estendido.
Cafú também tem São Paulo e futebol francês no currículo
Aos 33 anos, Jonathan Cafú tem um currículo extenso.
Natural de Piracicaba, cidade do interior de São Paulo, o jogador passou pelas categorias de base de Rio Claro e Desportivo Brasil.
Porém, o jogador estourou pela Ponte Preta, em 2014, ano em que marcou sete gols e deu seis assistências.
A temporada levou o atacante ao São Paulo no ano seguinte.
No Tricolor, Cafú não teve muito espaço, fazendo somente 13 jogos, com um gol e uma assistência.
Em 2015, Jonathan foi contratado pelo Ludogorets, da Bulgária, onde se destacou e, posteriormente, se transferiu para o Bordeaux, da França.
O jogador também passou pelo Crvena Zvezda, da Sérvia, e o Al-Hazm, da Arábia Saudita, antes de voltar ao Brasil em 2020, para defender o Corinthians.
No Timão, foram somente três jogos disputados, seguindo dos três empréstimos ao Cuiabá.
Cafú fica entre contrato longo e “volta para casa”
Se, por um lado, as propostas de Ceará e Juventude aparentam ser mais vantajosas, por conta do calendário completo e a primeira divisão, jogar o Campeonato Paulista pode ser uma volta para casa e uma vitrine para a sequência da temporada.
Além do que, em 2025, o futebol paulista terá seis representantes da elite do Brasileirão.
Além do trio de ferro da capital (Corinthians, Palmeiras e São Paulo), o Red Bull Bragantino garantiu permanência na Série A na última rodada deste ano e a dupla formada por Santos e Mirassol subiu.