Brasil

Os jogadores que mais perderam espaço com chegada dos reforços no Cruzeiro

Em janela movimentada, time celeste recebeu sete novos atletas e liberou outros 11; lista de saídas deve aumentar

O Cruzeiro se reforçou com nada menos que sete novos jogadores, todos eles em definitivo, para o decorrer da temporada 2024 e dos próximos anos. Com isso, o elenco ficou inchado e a Raposa precisou se desfazer de alguns atletas.

Até agora, chegaram ao time celeste: o goleiro Cássio, o zagueiro Jonathan, os volantes Walace, Fabrizio Peralta e Matheus Henrique, e os atacantes Lautaro Díaz e Kaio Jorge.

Por outro lado, foram negociados pelo clube: o lateral-direito Helibelton Palacios, os zagueiros Lucas Oliveira e Neris, o volante Filipe Machado, os pontas Robert, Rafael Bilu e João Pedro, além dos atacantes Rafael Elias Papagaio, Stênio, Paulo Vitor e Matheus Davó.

O meio-campista equatoriano José Cifuentes é mais um que deve deixar Belo Horizonte nos próximos dias. Nem todos os jogadores que deixaram o Cruzeiro estavam integrados ao elenco estrelado.

Hoje, Fernando Seabra trabalha com um elenco que conta com 31 jogadores, sem contar com atletas oriundos das divisões de base que estiveram no elenco principal em alguns momentos, como foi o caso de Jhosefer e Arthur Viana.

Jogadores perderam espaço no Cruzeiro

Com a chegada de sete novos reforços de ótimo nível, naturalmente a briga por espaço no elenco do Cruzeiro se intensificou.

Mesmo com a saída de vários atletas, alguns jogadores perderam espaço, seja no time titular ou até entre os reservas.

Os nomes que viram seu status mudar após as contratações são:

  • Anderson
  • Gabriel Grando
  • Léo Aragão
  • Ramiro
  • Lucas Silva
  • Japa
  • Cifuentes
  • Vitinho
  • Mateus Vital
  • Arthur Gomes

Anderson

Titular desde a saída de Rafael Cabral, Anderson, de 26 anos, foi para o banco com a chegada de Cássio. Hoje é o goleiro reserva da Raposa.

Anderson em aquecimento antes de partida do Cruzeiro
Anderson perdeu a posição de goleiro do Cruzeiro com a chegada de Cássio – Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Gabriel Grando

Gabriel Grando, de 24 anos, chegou ao Cruzeiro na negociação que levou Rafael Cabral ao Grêmio.

Inicialmente brigaria por posição com Anderson, mas viu o camisa 98 tomar conta do gol celeste. Com a chegada de Cássio, tornou-se o quarto goleiro da Raposa e suas chances de jogar foram para quase zero.

Léo Aragão

Léo Aragão, de 22 anos, segue como o terceiro goleiro do Cruzeiro. Sem Cássio, vinha sendo o reserva imediato. Não jogou na temporada.

Ramiro

Apesar de seguir entrando nos jogos, o volante de 31 anos já vê outros nomes passarem à frente na briga por posições e isso deve piorar quando Fabrizio Peralta estiver disponível.

Ramiro, que chegou a ser titular na ausência de Barreal, sabe que voltar ao onze inicial do Cruzeiro é tarefa quase impossível.

Lucas Silva

Antes titular absoluto e capitão do time, Lucas Silva, de 31 anos, perdeu a condição e se tornou reserva. Tem entrado em todos os jogos, mas ficou atrás de pelo menos quatro jogadores no meio de campo azul.

Lucas Silva entrando em campo para Cruzeiro x Botafogo no Mineirão
Antes titular e capitão, hoje Lucas Silva surge como opção de banco no elenco no Cruzeiro – Foto: Staff Images/Cruzeiro

Japa

Grande promessa da base do Cruzeiro, o volante de 20 anos sofreu uma lesão grave no início da temporada e atuou muito pouco desde que voltou.

Japa foi para o fim da fila no elenco celeste e tem ficado de fora dos relacionados em algumas ocasiões.

Perda de espaço gigantesca para o jogador que surgiu com excelente perspectiva de futuro.

Cifuentes

O equatoriano José Cifuentes, de 25 anos, já vinha sem espaço antes mesmo dos reforços e agora, com três novos jogadores chegando para seu setor, irá deixar o clube.

Diferentemente de Japa, para ele não restou nem a oportunidade para brigar por posição.

Vitinho

A perda de espaço de Vitinho é muito recente até aqui e, por isso, pode ser circunstancial.

Mas o fato é que o jovem de 20 anos, que vinha se destacando com a camisa celeste e entrando em todos os jogos, não saiu do banco nas duas últimas partidas do Cruzeiro.

Mateus Vital

Outro que vinha tendo poucas chances com a camisa celeste, Mateus Vital, de 26 anos, não entra em campo desde o dia 10 de julho. Seu último jogo com titular foi em 23 de abril.

Se antes Vital era uma opção para o decorrer dos jogos, hoje não mais sai do banco de reservas.

Mateus Vital, de costas, em partida do Cruzeiro
Mateus Vital tem jogado muito pouco no Cruzeiro, mas por ter completados sete jogos no Brasileirão, não pode mais jogar por outra equipe do campeonato – Foto: Staff Images/Cruzeiro

Arthur Gomes

Titular absoluto em praticamente toda a sua passagem pelo Cruzeiro, Arthur Gomes conheceu o sabor do banco de reservas nos últimos jogos, com a consolidação da dupla Lautaro Díaz e Kaio Jorge no time titular celeste.

Outro nomes

O lateral-direito Wesley Gasolina, apesar de não receber oportunidades com Fernando Seabra, não foi citado porque ele já vinha sem jogar e o Cruzeiro não contratou ninguém para sua posição. Portanto, as poucas chances não têm a ver com os novatos.

Os atacantes Gabriel Veron e Rafa Silva, cotados para receberem menos oportunidades, não entraram na lista por estarem se recuperando de lesões. Ainda assim, devem perder espaço com as chegadas de Kaio Jorge e Lautaro Díaz, além do retorno de Juan Dinenno.

Jovens como Jhosefer e Pedrão ainda não haviam jogado e transitam entre time principal e sub-20. Arthur Viana chegou a atuar, mas por necessidade, já que o Cruzeiro chegou a perder todos os seus centroavantes, e alguns pontas, simultaneamente por lesão.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo