Brasil

Possível venda de Joaquim faz Santos analisar mercado e Igor Rabello aparece no radar

Atualmente no Atlético-MG, o zagueiro de 29 anos tem sido pouco aproveitado por Gabriel Milito

Com a janela de meio de ano se aproximando e ciente da valorização de Joaquim no mercado nacional e internacional, o Santos começa a se movimentar pensando na venda do zagueiro de 25 anos. E um dos nomes pensado pela comissão técnica e departamento de futebol do Peixe é o de Igor Rabello, que pertence ao Atlético-MG. De acordo com o apurado pela Trivela, a diretoria entende que, caso Joaquim seja realmente vendido, Rabelo seria uma ótima reposição  para a continuidade da Série B do Campeonato Brasileiro.

O zagueiro de 29 anos está no Atlético-MG desde o início de 2019, mas tem sido muito pouco aproveitado na atual temporada pelo técnico Gabriel Milito. Considerando todos os campeonatos do ano, Igor Rabello foi titular em apenas quatro partidas e entrou no decorrer de outros nove jogos. Ao todo, ele acumula 626 minutos em campo.

A próxima janela de transferências para o futebol brasileiro permanecerá aberta entre 10 de julho de 2 de setembro.

Reserva, Rabello é preterido por improvisados no Atlético

Das quatro partidas em que Rabello foi titular em 2024, três delas foram no início do Mineiro, ainda sob o comando de Felipão. Desde a chegada de Gabriel Milito, ele só começou no 11 inicial uma vez, contra o Criciúma, quando o treinador não tinha Bruno Fuchs, Jemerson e Battaglia, os então titulares da posição.

Além disso, vale ressaltar que, no momento, ele é preterido por jogadores improvisados. A defesa do Atlético é um setor que muda constantemente, de acordo com o jogo, mas Rabello (quase) nunca é escolhido. Os titulares hoje são o lateral-direito Saravia e o volante Battaglia, além do zagueiro Bruno Fuchs.

Recentemente, com Otávio se lesionando e Battaglia tendo que voltar a atuar como volante, os escolhidos para formar a zaga foram Lemos (diante do Sport) e Guilherme Arana (contra Caracas e Bahia). O fato de ter qualidade na saída de bola pesa muito para Milito, por isso essas escolhas do treinador.

Nas outras ocasiões em que atuou com Milito, Rabello entrou em campo muito por conta de necessidade e não necessariamente por opção. O defensor, aliás, não consegue ter uma sequência desde que teve uma lesão séria em 2022.

Em alguns jogos, entrou nos minutos finais, para segurar o resultado. Em outros, em que atuou mais tempo, foi substituindo Battaglia que havia sido expulso (contra o Corinthians), Lemos que já tinha cartão amarelo (diante do Cuiabá) ou realmente estava mal (perante o Sport).

Quais são os atuais zagueiros do Santos?

Além dos titulares Gil e Joaquim, o técnico Carille tem trabalhado no CT Rei Pelé com outros três atletas para o setor:

  • Alex Nascimento – 25 anos
  • Jair – 19 anos
  • Samuel – 18 anos

Alex Nascimento é o mais experiente entre as opções, mas tem pouca experiência para assumir uma suposta titular. Jair e Samuel são vistos como duas jóias das categorias de base alvinegra, mas há o entendimento de que colocá-los em campo dentro de um campeonato como a Série B não é o ideal.

Santos ainda busca um novo goleiro?

Além de Igor Rabello, o Santos ainda busca a chegada de um novo goleiro, em razão da grave lesão sofrida por João Paulo. O nome buscado pela diretoria santista é o do flamenguista Hugo Souza, de 25 anos, que está emprestado ao Chaves, de Portugal.

Foto de Bruno Lima

Bruno Lima

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo