João Pedro sabe o que precisa fazer para conquistar Ancelotti e ser o 9 da Seleção na Copa
Atacante fala sobre mudança de patamar na carreira após deixar o Brighton para virar protagonista no Chelsea
Em março de 2025, João Pedro era uma aposta de Dorival Júnior que causou surpresa ao ser escalado como titular do ataque da seleção brasileira. Seis meses mais tarde, o atacante retorna à Seleção pelas mãos de Carlo Ancelotti como favorito ao posto de camisa 9 na Copa do Mundo de 2026.
Uma responsabilidade que o jovem de 23 anos assimila com a maturidade de quem viu sua carreira mudar de patamar neste meio-tempo. João Pedro volta sob novo status, porque fez por merecer este novo status.
Em março, o atacante teve uma atuação apagada na vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia. Por isso, sequer esteve em campo na goleada por 4 a 1 sofrida pela Seleção para a Argentina. Sobraram questionamentos sobre a convocação de um atleta que à época atuava pelo Brighton.
Desde então, João Pedro ficou fora da primeira convocação de Carlo Ancelotti. O salto de patamar veio distante da Seleção, com sua contratação pelo Chelsea, seguida do protagonismo na conquista do Mundial de Clubes.
— Sou o mesmo João Pedro do Brighton. O que mudou é que quando você vai para um clube do tamanho do Chelsea, você tem jogadores melhores ao redor, mais visibilidade. A Seleção já via potencial em mim no Brighton. Fui campeão (pelo Chelsea), demonstrei o meu futebol com outra visibilidade. Talvez por isso as pessoas me vejam com outros olhos —
João Pedro “versão Chelsea” anima Seleção
Os números de João Pedro pelo Chelsea referendam a sua escolha por Carlo Ancelotti. O atacante é o jogador que mais participou de gols no clube desde sua chegada.
Em seis jogos — dos quais cinco como titular — foram cinco gols e duas assistências. Um total de sete participações em gol.
O início avassalador anima os torcedores do Chelsea e despertam até mesmo comparações com o ídolo Didier Drogba. Mas o brasileiro sabe que é “pouco” para ser o camisa 9 na Copa.
— Acredito que para ser o 9 da Seleção tem que ter uma performance contínua. Na minha cabeça, não friso em “tenho que ser o 9 da seleção”. Friso em trabalhar para estar na minha melhor forma, no final quem decide quem vai ser o 9 ou o 10 é o professor. Todo mundo tem que estar no seu melhor nível para demonstrar o seu melhor pela Seleção — afirma o centroavante.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
As características que credenciam João Pedro
João Pedro tem todas as credenciais para ser o camisa 9 da seleção brasileira na Copa. Mas estas credenciais não são as de um camisa 9 clássico.
Desde os tempos de Watford, ainda antes do Brighton, o atacante conquistou protagonismo no futebol inglês como um atacante de mobilidade. Que sai da área e participa da criação de jogadas. Por vezes até mesmo como um meia armador.
— Eu sou um 9 mais versátil, não fico preso na área. Busco estar ativo em campo, não só esperando o último passe, mas ajudando o time a criar jogadas. Consigo jogar como um 10 também, mas tenho esse faro de gol. Você vê que na Europa não tem um 9 fixo, isso ficou para trás. Ainda não tive uma conversa sobre minha posição com o Ancelotti, mas se ele me convocou é porque vem gostando do que tenho feito lá fora — diz o atacante.

> Confira a lista de convocados de Ancelotti
Goleiros
- Alisson (Liverpool)
- Bento (Al-Nassr)
- Hugo Souza (Corinthians)
Defensores
- Alexsandro Ribeiro (Lille)
- Caio Henrique (Monaco)
- Douglas Santos (Zenit)
- Fabricio Bruno (Cruzeiro)
- Gabriel Magalhães (Arsenal)
- Marquinhos (PSG)
- Vitinho (Botafogo)
- Wesley (Roma)
Meio-campistas
- Andrey Santos (Chelsea)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Casemiro (Manchester United)
- Jean Lucas (Bahia)
- Lucas Paquetá (West Ham)
Atacantes
- Estêvão (Chelsea)
- Gabriel Martinelli (Arsenal)
- João Pedro (Chelsea)
- Kaio Jorge (Cruzeiro)
- Luiz Henrique (Zenit)
- Samuel Lino (Flamengo)
- Raphinha (Barcelona)
- Richarlison (Tottenham)
Quando o Brasil joga?
- Brasil x Chile — quinta-feira, 4 de setembro, às 21h30 (horário de Brasília)
- Bolívia x Brasil — terça-feira, 9 de setembro, às 20h30 (horário de Brasília)



