Monitorado por Braga e clube espanhol: Quem é o meia português que entrou na mira do Fortaleza
Buscando novos reforços para Vojvoda, Leão do Pici faz consulta por João Mendes, do Vitória Guimarães

A péssima fase na temporada, sobretudo no Campeonato Brasileiro, parece ter ligado o alerta do Fortaleza. Após confirmar a permanência do técnico Juan Pablo Vojvoda, a diretoria do Leão do Pici — em conjunto com o departamento de scout — direciona as atenções para o mercado de transferências.
Em busca de novos reforços, o clube cearense fez uma consulta pelo meia português João Mendes, que defendeu o Vitória Guimarães nas últimas duas temporadas europeias. Segundo o “ge”, Rayo Vallecano, da Espanha e Braga, de Portugal, também demonstraram interesse no jogador.
Quem é João Mendes
Nascido em Matosinhos, distrito do Porto, João Mendes jogou nas categorias de base de três clubes, todos eles portugueses: Leixões, Pedras Rubras e Gondomar. Neste último, inclusive, iniciou sua trajetória profissional — temporada 2013/14.
Antes de ser contratado pelo Vitória Guimarães, o meio-campista passou por Tondela, Chaves SC, Estoril Praia e Académica Coimbra. Depois de passar toda a carreira no país de origem, João Mendes pode estar a caminho de sua primeira empreitada fora de Portugal.
Destro, o camisa 17 se destaca pela criatividade com a bola nos pés, visão de jogo e forte finalização de fora da área. É considerado um jogador técnico e inteligente, com forte presença no meio-campo ofensivo. Em 2024/25, fez a melhor temporada da carreira em número de gols — foram oito bolas na rede.
João tem contrato com o Vitória até o dia 30 de junho deste ano, e, até o momento, não foi procurado para tratar da renovação. Caso o vínculo expire, ele ficará livre no mercado, podendo assinar com qualquer clube.

Números de João Mendes pelo Vitória Guimarães:
- 2024/25 — oito gols e três assistências em 47 jogos
- 2023/24 — sete gols e três assistências em 33 jogos
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
A temporada do Fortaleza até o momento
O 2025 do Fortaleza não é nada positivo. No Campeonato Cearense, a equipe de Vojvoda perdeu a final para o maior rival Ceará. Já na Copa do Nordeste, classificou-se ao mata-mata somente na quarta colocação do grupo A. O adversário das quartas de final será o Bahia, que vive ótimo momento sob o comando de Rogério Ceni.
Na Libertadores, o Leão do Pici suou, mas garantiu classificação às oitavas com o segundo lugar do grupo E — oito pontos conquistados em seis rodadas. O grande calcanhar de Aquiles do Laion, no entanto, tem sido o desempenho no Campeonato Brasileiro.
Com apenas 10 pontos ganhos em 12 rodadas (duas vitórias, quatro empates e seis derrotas), o Fortaleza amarga a antepenúltima colocação da competição nacional. Campanha preocupante, que fez Vojvoda balançar no cargo nos últimos dias.
Apesar da pressão, o técnico argentino foi mantido no cargo, ao menos até segunda ordem. Em nota divulgada na manhã desta segunda-feira (16), o clube assegurou a permanência do comandante e o respaldo em seu trabalho.
Confira a nota oficial do Fortaleza
“O Fortaleza Esporte Clube informa que o treinador Juan Pablo Vojvoda permanece firme no comando da equipe e cumprirá seu contrato, válido até o final de 2025. O treinador segue com total confiança da Diretoria Tricolor e, neste intervalo do Brasileirão, vem mantendo conversas diárias com o CEO Marcelo Paz e com o Diretor de Futebol Sérgio Papellin, em busca da melhoria contínua da equipe e da retomada das vitórias”.