Brasil

A janela de transferências fechou e o Santos já sabe com quem contará até a metade da Série B

Com o fechamento da janela de transferências deste início de 2024, o Santos terá que esperar até julho para reforçar o elenco

A janela de transferências deste início de 2024 se fechou. Com isso, o Santos já sabe quem terá à disposição para disputar a fase eliminatória do Campeonato Paulista e as 14 primeiras rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro. Entre 10 de julho e 2 de setembro, o Peixe poderá voltar ao mercado pensando única e exclusivamente no retorno à elite do futebol nacional, pois será a única competição do calendário alvinegro.

De olho nos confrontos eliminatórios do Estadual, o Santos conta, neste momento, com 35 jogadores, conforme as listas A e B enviadas à Federação Paulista de Futebol (FPF).

Quem são os jogadores do Santos inscritos no Paulistão?

  • Goleiros: João Paulo, Diógenes, Rodrigo Falcão e Bruno Sossai
  • Laterais: Aderlan, Hayner, Felipe Jonatan, Dodô, Kevyson, Souza e JP Chermont
  • Zagueiros: Joaquim, Gil, João Basso, Jair, Messias, Samuel e Diego Borges
  • Meio-campistas: João Schmidt, Diego Pituca, Tomás Rincón, Cazares, Giuliano, Nonato, Vinícius Zanocelo e Hyan
  • Atacantes: Guilherme, Marcelinho, Weslley Patati, Willian Bigode, Otero, Pedrinho, Julio César Furch, Morelos João Victor.

Destes, João Basso e Vinícius Zanocelo foram negociados pelo Peixe durante o Estadual e não defenderão o clube nesta temporada. Além deles, Rodrigo Falcão e Kevyson sofreram lesões graves e não têm data para voltar aos gramados.

Quem pode ser inscrito na fase eliminatória?

Contratado da Internazionale de Milão após o pagamento de um valor simbólico, o goleiro Gabriel Brazão está regularizado e será inscrito pelo Santos na lista A do Paulistão para os compromissos eliminatórios.

O centroavante Bruno Marques, que voltou de empréstimo do Marítimo, de Portugal, também deve reforçar o elenco alvinegro no Estadual. Os dois podem substituir os negociados João Basso e Vinicíus Zanocelo.

Como a FPF permite que jogadores com menos de 20 sejam inscritos na lista B a qualquer momento, alguns meninos da base, como Miguelito e Enzo, por exemplo, podem vir a compor o elenco de Fábio Carille ainda neste Paulistão e para a sequência da temporada.

Lateral-direito para a Série B do Brasileirão

Junto com Brazão e possivelmente Bruno Marques – além de atletas da base -, o Santos terá uma novidade a mais no início da Série B do Campeonato Brasileiro. Trata-se do lateral-direito Rodrigo Ferreira, de 28 anos. O atleta, que terá a sua segunda experiência em um clube grande do futebol nacional, foi contratado do Mirassol e assinou vínculo de dois anos com o time da Vila Belmiro.

Ele se apresentará no CT Rei Pelé logo após a participação do Mirassol no Campeonato Paulista. Com 14 pontos conquistados, a sua equipe ocupa a terceira colocação do Grupo C e não tem mais chances de chegar às quartas de final da competição.

Quais contratações podem ser feitas entre 1º e 19 de abril?

Uma cláusula no Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas da CBF permite a inscrição de jogadores por clubes das Séries A e B no período entre 1º e 19 de abril. Mas com algumas ressalvas. Para poder ser contratado e registrado, o atleta precisa ter atuado por outras equipes em campeonatos estaduais em 2024. Foi por meio desta cláusula que, no ano passado, o Peixe viabilizou as chegadas de Gabriel Inocêncio, Luan Dias e Bruno Mezenga, todos vindos do Água Santa.

Caso o atleta venha do exterior, ele precisa ter ficado livre no mercado antes de 7 de março.

Jogos do Santos na Série B até a próxima janela de transferências

  • 1ª rodada: 19, 20 ou 21 de abril – Santos x Paysandu – Vila Belmiro
  • 2ª rodada: 26, 27 ou 28 de abril – Avaí x Santos – Ressacada
  • 3ª rodada: 03, 04 ou 05 de maio – Santos x Guarani – Vila Belmiro
  • 4ª rodada: 10, 11 ou 12 de maio – Amazonas x Santos – Arena da Amazônia
  • 5ª rodada: 14 ou 15 de maio – Ponte Preta x Santos – Moisés Lucarelli
  • 6ª rodada: 17, 18 ou 19 de maio – Santos x Brusque – Vila Belmiro
  • 7ª rodada: 24, 25 ou 26 de maio – América-MG x Santos – Independência
  • 8ª rodada: 31 de maio 1º ou 2 de junho – Santos x Botafogo-SP – Vila Belmiro
  • 9ª rodada: 07, 08 ou 09 de junho – Novorizontino x Santos – Jorge Ismael de Biasi
  • 10ª rodada: 14, 15 ou 16 de junho – Operário x Santos – Germano Krüger
  • 11ª rodada: 18 ou 19 de junho – Santos x Goiás – Vila Belmiro
  • 12ª rodada: 21, 22 ou 23 de junho – Mirassol x Santos – José Maria Campos Maia
  • 13ª rodada: 28, 29 ou 30 de junho – Santos x Chapecoense – Vila Belmiro
  • 14ª rodada: 05, 06 ou 07 de julho – Ceará x Santos – Arena Castelão

A partir do dia 10 de julho a janela de transferências de meio de ano se abre e hipotéticas contratações do Santos poderão ser inscritas para a sequência da Série B do Brasileirão.

Foto de Bruno Lima

Bruno Lima

Bruno Lima nasceu em Santos (SP) e se formou em Jornalismo na Universidade Católica de Santos (UniSantos) em 2010. Antes de escrever para Trivela, passou por A Tribuna.
Botão Voltar ao topo