Desempenho defensivo do Internacional se sobressai em temporada frustrante, veja os números
Em média de gols sofridos, Colorado só está atrás do Palmeiras, no Campeonato Brasileiro, e do Flamengo, em todas competições
2024 é mais um ano frustrante para o Internacional. Eliminado na semifinal do Campeonato Gaúcho, na terceira fase da Copa do Brasil, e no playoff da Copa Sul-Americana, o Colorado amarga a oitava temporada consecutiva sem títulos.
Mas, se há algo de positivo no ano do Inter, é o desempenho defensivo da equipe. Até aqui, o Colorado é o segundo time da Série A com menor média de gols sofridos em 2024 em toda a temporada, incluindo o Campeonato Brasileiro.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Os números defensivos do Internacional na temporada 2024
No Brasileirão, o Inter divide o posto de melhor defesa com o Palmeiras, com 19 gols sofridos. Entretanto, por conta do adiamento de partidas em função da tragédia climática no Rio Grande do Sul, o Colorado disputou três partidas a menos do que o Verdão – 22 a 25.
Menor média de gols sofridos no Campeonato Brasileiro 2024
- 1º Palmeiras – 19 gols em 25 jogos – 0.76 por jogo
- 2º Internacional – 19 gols em 22 jogos – 0.86 por jogo
- 3º Fortaleza – 22 gols em 24 jogos – 0.91 por jogo
- 4º Botafogo – 24 gols em 25 jogos – 0.96 por jogo
Da mesma forma, o Inter divide o posto de melhor defesa entre os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, na temporada 2024 inteira, com o Flamengo. Ambos sofreram 35 gols, mas o Colorado disputou quatro jogos a menos – 48 a 52.
Clubes da Série A com menor média de gols sofridos em 2024
- 1º Flamengo — 35 gols em 52 jogos — 0.69 por jogo
- 2º Internacional — 35 gols em 48 jogos — 0.72 por jogo
- 3º Palmeiras — 42 gols em 54 jogos — 0.77 por jogo
- 4º São Paulo — 44 gols em 52 jogos — 0.84 por jogo
Após instabilidade nos primeiros jogos, Roger corrigiu erros defensivos
Mesmo que tenha sido demitido em julho, o ex-treinador Eduardo Coudet tem participação importante nos bons números defensivos do Inter em 2024. Sob seu comando, nesta temporada, o Colorado sofreu 22 gols em 34 jogos, o que representa média de 0.64 por partida.
O Inter foi vazado nos sete primeiros jogos sob o comando de Roger Machado. Porém, após ajustes, o Colorado não sofreu nas partidas seguidas contra o Cruzeiro, e só levou gol de honra do Juventude, já nos acréscimos do segundo tempo da vitória por 3 a 1 no Alfredo Jaconi, no último domingo (1º).
— A solidez é parte do processo inteiro. Assim como o Rochet é meu primeiro atacante, o Borré é meu primeiro defensor. A solidez defensiva parte do campo bem dividido, das zonas e setores do campo, cada um sabendo fazer seu processo, preenchendo bem a área na fase defensiva. A bola parada, que era um elemento que tinha bastante instabilidade, a gente conseguiu estancar — avaliou Roger após o triunfo em Caxias do Sul (RS).
Gols sofridos pelo Internacional com cada treinador em 2024
- Eduardo Coudet: 22 gols em 34 jogos
- Lucho González (interino na ausência de Coudet): 2 gols em 2 jogos
- Pablo Fernández (interino): 2 gols em 2 jogos
- Roger Machado — 9 gols em 10 jogos
Se a defesa sofre poucos gols, o ataque colorado também não faz muitos
Se a defesa, em geral, não é o problema, está claro onde se encontra a principal fragilidade do Inter em 2024. Empatado com outras equipes, o Colorado tem o terceiro pior ataque do Campeonato Brasileiro, e entre os clubes da Série A na temporada.
Em 22 jogos no Brasileirão, o Inter marcou 22 gols, o que dá média exata de um gol por partida. Na temporada, são 60 gols marcados em 48 jogos — média de 1,25 por partida.