Internacional demite diretor esportivo e promove reformulação nas categorias de base
Em três anos no Internacional, Gustavo Grossi não conseguiu repetir mesmo sucesso do trabalho no River Plate
O Internacional anunciou na quinta-feira (1º) o desligamento do Diretor Esportivo das categorias de base, Gustavo Grossi. Referendado pelo grande trabalho no River Plate, o profissional argentino estava no clube gaúcho desde o início 2021, e com contrato próximo do final.
“O Sport Club Internacional comunica que o Diretor Esportivo da categoria de base Gustavo Grossi deixa o cargo. O Clube agradece o profissionalismo e pelos serviços prestados no período. Desejando sorte e sucesso na sequência de sua carreira”, diz a nota oficial do Inter.
Infraestrutura da base do Internacional melhorou, mas dentro de campo o sucesso não foi o mesmo
Em seu trabalho de três anos, Grossi não conseguiu render, no Inter, os mesmos frutos que no River Plate. Seu principal legado no Celeiro de Ases envolve a infraestrutura, que melhorou consideravelmente no CT Morada dos Quero-Queros, em Alvorada, o qual passou por reformas. Mas, dentro de campo, o sucesso não foi o mesmo.
No primeiro ano do argentino, o Inter até conquistou o Campeonato Brasileiro Sub-20 e a Supercopa do Brasil. Destaques daquelas campanhas, jogadores como Thauan Lara, Matheus Dias, Estevão e Lucca subiram para o time profissional em 2022, mas tiveram pouco aproveitamento desde então.
Esse é o grande problema do Inter nos últimos anos. À exceção de Johnny, que teve um ótimo segundo semestre em 2023, sob o comando de Eduardo Coudet, e foi vendido para o Real Betis, da Espanha, o Colorado não teve, nos últimos anos, jogadores de destaque no time principal que eram oriundos do Celeiro de Ases. O principal ativo do clube, hoje, é Maurício, que veio do Cruzeiro já profissionalizado, em 2020.
O Inter tem muita expectativa em sua geração 2007, em nomes como o zagueiro Evertow e os meias Gabriel Carvalho e Yago Noal. Um ano mais velho, o centroavante Ricardo Mathias é outro que vem se destacando bastante nas categorias de base. Mas só o tempo dirá se esses jogadores vingarão no profissional.
‘O trabalho realizado só o tempo julgará', diz Grossi
É nesse tempo que Grossi aposta para defender o trabalho realizado no Inter. Após o clube comunicar seu desligamento, o agora ex-Diretor Esportivo do Celeiro de Ases se manifestou em suas redes sociais. Ele deixou uma mensagem com a foto de seus filhos fardados de Colorado.
— Obrigado, colorados, pelo apoio e total confiança nestes três anos. Hoje finalizou meu compromisso com honestidade e lealdade a favor do Sport Club Internacional. Em 2021 assumi o desafio de profissionalizar uma refundação histórica da base. Um espaço invisível cujo trabalho realizado só o tempo julgará — escreveu Grossi.
Obrigado colorados pelo apoio e total confiança nestes 3 anos, hoje finalizou meu compromiso com honestidade e lealdade a favor do SCI. Em 2021 assumi o desafio de profissionalizar uma refundação histórica da base, um espaço invisível cujo trabalho realizado só o tempo julgará ✍️ pic.twitter.com/FS2DjtvAe9
— Gustavo Grossi (@gustavitogrossi) February 1, 2024
Jorge Andrade, executivo do Sport, deve ser o substituto de Grossi
O substituto do argentino ainda não foi confirmado pelo Inter. A tendência é que seja Jorge Andrade, executivo de futebol do Sport, que é ex-jogador do clube e já trabalhou como gerente das categorias de base do Colorado de 2014 a 2018.
Nos próximos dias, também será definido o novo diretor geral da base, cargo político que está desocupado após a saída de Felipe de Oliveira. Luiz Caldas Milano Júnior, atual diretor da categoria sub-20, é o mais cotado para a função.