Confirmado como diretor de futebol da oposição, Abel Braga é (mais um) cabo eleitoral em pleito do Inter
Em vídeo divulgado nas redes sociais, chapa de oposição do Internacional, liderada por Roberto Melo, anunciou Abel Braga como diretor de futebol caso seja eleita
Aquilo que já era esperado se confirmou. A dois dias da eleição para a presidência do Internacional, a Chapa 2 – Gigante de Novo!, de oposição, liderada por Roberto Melo, anunciou oficialmente Abel Braga como diretor de futebol, caso saia vencedora do pleito que acontece neste sábado (9).
Abelão de volta ao #Inter!
Mas só se Roberto Melo ganhar!
Se Abel — o técnico mais vencedor da história do #Inter — confia em Melo, vem junto!!! 🇦🇹✌️ pic.twitter.com/X056qigEAF
— Orestes de Andrade Jr.🍀 (@OrestesAJunior) December 7, 2023
Em vídeo divulgado pela chapa e seus apoiadores, Melo aparece ao lado de Abel no Rio de Janeiro. O candidato à presidência do clube destaca o convite feito ao ex-treinador, campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes pelo Inter, em 2006.
— Aqui no Rio de Janeiro hoje para fazer um convite muito especial a um dos treinadores mais vencedores, mais vitoriosos da nossa história. Convite para ele, nos próximos três anos, participar da nossa gestão, no departamento de futebol, como diretor. Fazer o Inter voltar a conquistar títulos, como do Mundial FIFA e da Libertadores — frisa Melo.
Para acertar com Melo, Abel deixa cargo de coordenador técnico no Vasco
Por sua vez, Abel ressalta o sentimento que tem pelo Inter e pelos membros da chapa de Melo. Além da vontade de voltar a conquistar títulos pelo clube, agora em outra função.
— Estou simplesmente mostrando o amor que tenho por esse clube, e que as pessoas desse clubes esperam, no grupo do Roberto, pessoas as quais eu estimo muito. Trabalhei muito com todos, e todos muito corretos. O voltar a ganhar é muito desejoso por todo mundo — exalta.
Para aceitar o convite da chapa de oposição do Inter, Abel deixou o cargo de coordenador técnico do Vasco, que assumiu no final do ano passado. Foi a primeira experiência do profissional em função diretiva. O último trabalho como treinador foi em 2022, no Fluminense.
Após Abel suceder Coudet em 2020, agora Melo quer que os dois trabalhem juntos
No Inter, a última das seis passagens de Abel foi em 2020, quando, curiosamente, substituiu Eduardo Coudet, atual técnico colorado. Após pegar a equipe na liderança, ainda que com jogos a mais, terminou vice-campeão brasileiro. Porém, não teve contrato renovado pelo presidente Alessandro Barcellos, que agora tenta reeleição.
Naquela época, houve grande discussão na imprensa e na torcida sobre os distintos estilos de jogo de Coudet e Abel. Caso seja eleito, Melo gostaria de contar com os dois — inclusive, já ligou para o argentino manifestando a intenção da permanência.
Entretanto, resta saber se Coudet terá o mesmo interesse. O treinador é muito mais próximo de Barcellos, de quem é amigo pessoal, e em quem manifestou ter mais confiança, pelo maior tempo de convívio e trabalho, mesmo que Melo tenha sido responsável pela primeira vinda do argentino ao Inter.
Delcir Sonda e D'Alessandro também são cabos eleitorais de Melo
Além de Abel, o candidato de oposição se sustenta em ao menos outros dois cabos eleitorais. O bilionário Delcir Sonda já foi anunciado como vice-presidente de investimentos, se Melo for eleito — Barcellos, por sua vez, conta com o apoio do bilionário Elusmar Maggi.
Quem também fará parte do departamento de futebol em caso de vitória da oposição é D'Alessandro. Embora ainda não tenha anunciado, o ex-jogador do Inter já se despediu do Cruzeiro, onde exercia o cargo de coordenador de futebol.
Andrés D’Alessandro se despede do cargo de Coordenador de Futebol do Cruzeiro.
O profissional, que chegou ao clube em março, fez um importante trabalho de integração entre as categorias de base e o time principal nesta temporada, atuando junto dos atletas e comissões técnicas.… pic.twitter.com/UHzBMfUJuL
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) December 7, 2023
Quanto a jogadores, durante esta semana surgiram informações de que Melo teria acerto com Claudinho, do Zenit. Porém, quando o Flamengo tentou a contratação do meia, na metade deste ano, o clube russo teria estipulado o valor de 25 milhões de euros (R$ 131 milhões). Por conta disso, o presidente Alessandro Barcellos teceu duras críticas em entrevista coletiva após a vitória contra o Botafogo, afirmando que a oposição quer “quebrar o clube”.
Entenda a eleição do Internacional
Caberá aos sócios do Internacional definirem quem será o presidente do clube para o triênio 2024-2026. A votação acontecerá no próximo sábado (9), das 9h às 17h, no Gigantinho. Na ocasião, o Conselho Deliberativo do clube também passará por renovação de 150 cadeiras.