Eliminação na Copa do Brasil coloca mais peso para o Botafogo na Libertadores?
Líder do Campeonato Brasileiro, o Botafogo ainda tem pela frente as oitavas de final da Copa Libertadores contra o Palmeiras
Pela primeira vez na sua história recente, o Botafogo havia chegado ao segundo semestre de uma temporada vivo e na briga por três competições.
Agora, a queda na Copa do Brasil para o Bahia, após a derrota por 1 a 0, na última quarta-feira (7), aumenta ainda mais o peso das outras duas competições que o time de Artur Jorge disputa e a responsabilidade do elenco e da comissão técnica, assim como da diretoria da SAF.
Na próxima quarta-feira (14), o Botafogo já começa a decidir, no Nilton Santos, com o Palmeiras o confronto válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores.
Enquanto isso, o Glorioso também segue atento no Campeonato Brasileiro, competição que lidera com três pontos de vantagem e um jogo a mais que o Flamengo.
Depois do fracasso no Campeonato Brasileiro de 2023, o Botafogo de John Textor veio forte para tentar evitar a decepção da última temporada. Até o momento, com a segunda janela de transferência ainda aberta, o Glorioso investiu R$ 323,3 milhões em reforços em 2024.
O tamanho do investimento mostra como o Botafogo sonha alto e trabalha para buscar títulos ainda em 2024. A ideia é já consolidar o projeto da SAF, comandada por John Textor, e colocar o Botafogo na briga com clubes como Palmeiras e Flamengo.
Agora, uma chance a menos de título, o Botafogo vai para o confronto contra o Palmeiras, pela Libertadores, já pressionado depois de mais uma campanha decepcionante na Copa do Brasil — o clube não chega nem sequer nas quartas de final da competição desde 2017.
Pelo alto valor investido, uma nova eliminação pode reacender traumas recentes e deixar o time de Artur Jorge em situação ainda mais delicada para a reta decisiva do Brasileirão.
Discurso externo não indicava prioridade
Desde o início da maratona de jogos em que o Botafogo se encontra, o técnico Artur Jorge vinha ressaltando como o clube não iria priorizar alguma das competições em detrimento de outras.
Em recente entrevista coletiva, Artur Jorge criticou o calendário do futebol brasileiro, mas fez questão reforçar o desejo do Botafogo de seguir na disputa das três competições que Botafogo disputava — agora, duas.
— Bom sinal será se chegarmos ao fim (da temporada), porque significará que estamos bem em todas as competições. Nesta altura temos algumas equipes que tiveram algum ascendente, que estão melhores, que acabam por ter algum desempenho mais interessante, mas são equipes que não estão competindo, não estão na copa. Eu quero continuar a jogar de três em três dias, mesmo que tenha que nos superar e continuar. Pedir paciência a torcida e pedir apoio para poderem perceber a situação. Se isso quer dizer que preciso estar jogando com intervalo de dois ou três dias, vamos porque é sinal de estarmos lutando em todas as frentes — afirmou Artur Jorge em coletiva na última semana.
‘Revolta' para tentar volta por cima
Depois da eliminação na Copa do Brasil, o técnico Artur Jorge tentou enxergar o “copo meio cheio” em uma de suas falas durante a entrevista coletiva. Para ele, apesar da derrota, o time teve uma boa postura na partida realizada na Arena Fonte Nova.
– Se nós conseguimos jogar como jogamos hoje (quarta) – fomos uma equipe revoltada – e capitalizarmos essa energia da revolta pelo que vem pela frente, em termos de jogos e competições, acho que teremos um Botafogo mais forte ainda. E é isso que temos que tentar tirar proveito porque o resto nós não controlamos.
Líder do Campeonato Brasileiro, o Botafogo volta a campo no próximo domingo (11), contra o Juventude, às 11h (horário de Brasília), no Alfredo Jaconi. Depois, tem uma sequência complicada.
Entre os dois jogos com o Palmeiras pelas oitavas de final da Copa Libertadores, que acontecem nas duas próximas quartas-feiras (14 e 21), o Glorioso ainda encara o clássico com o Flamengo pelo Brasileirão.
Próximos jogos do Botafogo
- Juventude x Botafogo – Campeonato Brasileiro – domingo, 11 de agosto de 2024 – 11h (horário de Brasília);
- Botafogo x Palmeiras – Copa Libertadores – quarta-feira, 14 de agosto de 2024 – 21h30 (horário de Brasília);
- Botafogo x Flamengo – Campeonato Brasileiro – domingo, 18 de agosto de 2024 – 18h30 (horário de Brasília);
- Palmeiras x Botafogo – Copa Libertadores – quarta-feira, 21 de agosto de 2024 – 21h30 (horário de Brasília);