Renato Gaúcho levanta bandeira contra gramado sintético antes de visitar Athletico-PR
Pelo risco de lesões, treinador gremista pede que jogadores se unam para evitar que mais estádios brasileiros implementem campos artificiais
No próximo domingo (4), às 16h, o Grêmio enfrenta o Athletico-PR, pelo Campeonato Brasileiro, no polêmico gramado sintético da Ligga Arena, em Curitiba. Dias antes do confronto, após o empate em 0 a 0 com o Corinthians, pela Copa do Brasil, o técnico gremista Renato Gaúcho já manifestou sua contrariedade a este tipo de terreno.
— O pior veneno para jogador de futebol é a grama sintética. Eu joguei, posso falar de boca cheia isso. […] É uma grama que para você torcer o tornozelo, o joelho, ter uma lesão séria, é fatal — opinou Renato.
Mais do que isso, o treinador do Grêmio pediu que os jogadores de futebol ergam bandeira contra gramados sintéticos, à medida que, depois de Athletico-PR, Palmeiras e Botafogo, outros clubes brasileiros também estudam sua implementação.
— Eu falo para meus jogadores: vocês precisam se unir, abrir a boca, dar suas opiniões, que vocês que não gostam de jogar em grama sintética, porque é terrível para jogador de futebol. São os jogadores que entram em campo. Daqui a pouco um jogador de 20 milhões de euros, 15 milhões de euros, vai jogar em uma grama sintética, tem uma lesão e fica um ano parado. Tem que se pensar tudo isso — bradou Renato.
Gremista sofreu lesão no joelho no gramado sintético da Ligga Arena
Não há evidências científicas de que os atletas estejam mais propensos a lesões em gramados sintéticos. Entretanto, na Ligga Arena, em 2019, o Grêmio teve o fatídico caso do lateral direito Leonardo Gomes.
Pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, no dia 4 de setembro daquele ano, Léo Gomes rompeu o ligamento cruzado posterior do joelho direito. O lateral foi submetido a duas cirurgias. Primeiro, para reconstrução do ligamento. Depois, para correção de uma fratura patelar.
Léo Gomes voltou a atuar quase dois anos após a lesão, pelo time sub-23 do Grêmio. Depois de sofrer com problemas musculares, a volta ao time principal aconteceu somente em setembro de 2022.
Equilíbrio marca duelos entre Athletico e Grêmio no gramado sintético
Em termos de resultados, no entanto, os confrontos entre Athletico-PR e Grêmio no campo sintético da Ligga Arena são marcados por muito equilíbrio. Desde a implementação do gramado artificial, são cinco vitórias para cada lado em dez jogos.
No último deles, inclusive, o Grêmio saiu vencedor. Pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, o time alternativo do Tricolor Gaúcho ganhou por 2 a 1, com gols de Cuiabano e Bruno Uvini. Vitor Roque marcou para o Athletico-PR.
Jogos entre Athletico-PR e Grêmio no gramado sintético da Ligga Arena
- Athletico-PR 2 x 0 Grêmio — 26/06/2016 — Campeonato Brasileiro
- Athletico-PR 0 x 1 Grêmio — 24/08/2016 — Copa do Brasil (oitavas de final)
- Athletico-PR 0 x 2 Grêmio — 21/05/2017 — Campeonato Brasileiro
- Athletico-PR 2 x 3 Grêmio — 27/07/2017 — Copa do Brasil (quartas de final)
- Athletico-PR 2 x 1 Grêmio — 25/08/2018 — Campeonato Brasileiro
- Athletico-PR 2 (5) x (4) 0 Grêmio — 04/09/2019 — Copa do Brasil
- Athletico-PR 2 x 0 Grêmio — 27/11/2019 — Campeonato Brasileiro
- Athletico-PR 1 x 2 Grêmio — 25/10/2020 — Campeonato Brasileiro
- Athletico-PR 4 x 2 Grêmio — 26/09/2021 — Campeonato Brasileiro
- Atletico-PR 1 x 2 Grêmio — 27/05/2023 — Campeonato Brasileiro
Assim como naquela ocasião, Renato deve mandar a campo um time reserva do Grêmio no domingo (4). Não somente pelo gramado sintético, mas também porque, vindo de sequência intensa de jogos, na próxima quarta-feira (7) o Tricolor Gaúcho encara o Corinthians no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Próximos jogos do Grêmio
- Athletico-PR x Grêmio — Campeonato Brasileiro — domingo, 4 de agosto de 2024, às 16h (horário de Brasília);
- Grêmio x Corinthians — Copa do Brasil — quarta-feira, 7 de agosto de 2024, às 21h30min (horário de Brasília);
- Cuiabá x Grêmio — Campeonato Brasileiro — sábado, 10 de agosto de 2024, às 19h (horário de Brasília).
Grêmio no Campeonato Brasileiro 2024
- 16º colocado com 18 pontos em 18 jogos
- 5 vitórias, 3 empates e 10 derrotas
- 33% de aproveitamento
- 15 gols feitos e 22 gols sofridos