Brasil

Grêmio: Decisão de Quinteros prejudicou Cuéllar, que pode virar a chave com Mano

Reforço badalado no primeiro semestre atuou em apenas 15 partidas e ainda não conseguiu corresponder à expectativa no Tricolor

Era janeiro de 2025 o Grêmio anunciou a contratação de Gustavo Cuéllar com a pompa de grande reforço para a sequência da temporada. Quase seis meses mais tarde, porém, o colombiano ainda passa longe de ser titular absoluto e de corresponder a tanta expectativa.

O volante sofreu com lesões ao longo do primeiro semestre e atuou em apenas 15 jogos pelo Tricolor até agora. E uma decisão tomada pelo ex-técnico Gustavo Quinteros pode ter contribuído para o baixo rendimento e os problemas físicos do jogador.

Cuellar em campo com a camisa do Grêmio
Cuellar tem apenas dois jogos no Brasileirão, mas tem sofrido com lesões (Foto: Gazeta Press) Maxi Franzoi/AGIF

Decisão de Quinteros atrapalhou início de Cuéllar

Em uma de suas primeiras conversas com a diretoria do Grêmio como atleta do clube, Cuéllar deixou claro aos dirigentes que precisaria de ao menos 15 dias de treinamentos específicos para que conseguisse se equiparar ao nível físico dos demais jogadores do elenco e às exigências do futebol brasileiro.

A argumentação do colombiano foi até óbvia: ele acabava de retornar ao Brasil após cinco temporadas na Arábia Saudita entre Al-Hilal e Al-Shabab.

No futebol árabe, ele atuava a cada 10 dias e cumpria uma rotina de treinamentos que era bem menos intensa do que no Brasil. Por isso, ele precisaria deste tempo para se readaptar até conseguir trabalhar de igual para igual com os companheiros.

Não foi o que aconteceu. Gustavo Quinteros decidiu promover a estreia de Cuéllar pelo Grêmio na vitória por 3 a 0 sobre o Monsoon já como titular e apenas 13 dias após desembarcar em Porto Alegre para realizar exames médicos e assinar contrato com o clube.

E logo vieram os problemas. O atleta chegou a ficar 40 dias sem jogar no início do ano e sofreu uma lesão muscular que também o tirou de combate por bastante tempo.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Mano confia em recuperação de Cuéllar

Em baixa no clube, Cuéllar chegou a ser oferecido ao Santos, conforme noticiou a Trivela.

Mas Mano Menezes tem planos para o volante no segundo semestre. O treinador teve uma conversa reservada com o colombiano em que reforçou que confia que ele pode ser importante para a equipe na retomada do calendário.

O treinador, inclusive, tinha o desejo de contar com Cuéllar ainda nos tempos de Fluminense. O clube carioca disputou a contratação do volante com o Grêmio no início do ano, ainda sob o comando de Mano Menezes.

A confiança do treinador na recuperação do volante está baseada no comprometimento do atleta no dia a dia de treinamentos. A avaliação da comissão técnica é de que Cuéllar já apresentou evolução física.

Mano Menezes, treinador do Grêmio
Mano Menezes, treinador do Grêmio (Foto: Icon Sport)

O jogador não estava tão habituado a fazer trabalhos de força com cargas tão intensas e frequentes quanto é rotineiro no Grêmio. Por isso, ele sofreu até conseguir se equiparar aos demais companheiros.

A expectativa da comissão técnica é de que os trabalhos de inter temporada ajudem Cuéllar a ser o jogador que se espera no clube. O colombiano, inclusive, teve boa atuação na vitória por 5 a 1 sobre o Aimoré, nesta quarta-feira (2), em jogo-treino no CT Luiz Carvalho.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo