Brasil

Mesmo de longe, Suárez ajudou Grêmio a vencer na semifinal do Gauchão

A torcida do Grêmio tem um novo xodó uruguaio para chamar de seu. Após marcar nos acréscimos, forçar uma disputa de pênaltis e salvar o Imortal de um vexame na Copa do Brasil, Cristian Olivera voltou a brilhar com a camisa tricolor neste sábado (22).

Com gol do jovem de 22 anos, o Grêmio venceu o Juventude por 2 a 1 e largou na frente na semifinal do Campeonato Gaúcho. O que pouca gente sabe é que Luis Suárez, atualmente no Inter Miami, tem certa parcela nos triunfos recentes do Tricolor.

Em sua coletiva de apresentação, Olivera revelou que El Pistolero, ídolo da torcida gremista, recomendou o acerto com o clube gaúcho. Além do histórico camisa 9, o técnico da seleção uruguaia, Marcelo Bielsa, aprovou a escolha do camisa 99 pelo Imortal.

— Tive uma conversa com Bielsa, que disse que me queria me ver fora da MLS. Disse que tinha a possibilidade de vir ao Grêmio e ele me disse que era um bom passo e que a liga brasileira o encantava por todas as partidas que tem no ano.

— E o Grêmio é muito grande, isso influenciou na minha decisão. Tanto Luis Suárez, Felipe Carballo e Arezo me disseram o que é clube — concluiu.

Contratado por US$ 4,5 milhões, Kike (apelido de Olivera) é uma das compras mais caras da história do Grêmio. O atacante uruguaio, que estava no Los Angeles FC, assinou contrato válido até o final 2027, com opção de renovação automática por mais uma temporada. 

Cristian Olivera durante coletiva de apresentação no Grêmio
Cristian Olivera durante coletiva de apresentação no Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Como foi Grêmio x Juventude pelo Gauchão

O Grêmio se impôs no começo da partida e não demorou para abrir o placar. Aos 13 minutos, João Pedro foi acionado por Cristaldo na linha de fundo, deu uma meia-lua na marcação e cruzou rasteiro, na medida para Braithwaite, que não perdoou. 

O gol tricolor deixou o jogo franco, com bons ataques dos dois lados. Dois minutos após a polêmica de um pênalti não marcado para o Imortal, o Jaconero empatou. Em boa trama pela esquerda, Jean Carlos recebeu na área, cortou o marcador e serviu para Batalla. O atacante colombiano finalizou de primeira, contou com dois desvios e matou Tiago Volpi. 

Ainda inconformado com o erro de arbitragem, o Grêmio voltou do intervalo decidido a construir uma vantagem para o duelo da volta. E conseguiu.

Em contra-ataque de almanaque, Monsalve se livrou da marcação e acionou Amuzu no espaço vazio, nas costas da defesa. O belga ganhou na velocidade, deu toque de três dedos para a área e encontrou Cristian Olivera. Livre no segundo poste, o uruguaio garantiu a vitória gremista. 

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

E agora, Grêmio?

Em vantagem no placar agregado, o Grêmio volta a duelar com o Juventude no próximo sábado (1). A bola rola a partir das 16h30 (horário de Brasília), no Alfredo Jaconi. 

Quem se classificar, enfrentará Internacional ou Caxias do Sul na final do Campeonato Gaúcho. Na partida de ida, realizada no Centenário, o Colorado venceu por 2 a 0, com dois gols de Vitinho. 

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo