Com mais uma goleada e gols de Jardiel, Grêmio despacha o Mirassol e avança na Copinha
Dono da melhor campanha da Copa São Paulo de Futebol Jr. até aqui, o Grêmio goleou o Mirassol por 4 a 1, com dois gols do artilheiro Jardiel, e avançou para a terceira fase
A campanha do Grêmio na Copa São Paulo de Futebol Jr. segue irretocável. Depois de ter os melhores números da fase de grupos, o Tricolor Gaúcho chegou à quarta goleada na competição sobre o Mirassol, por 4 a 1, na noite desta sexta-feira (12), no Estádio Municipal Sócrates Stamato, em Bebedouro, e garantiu vaga na terceira fase. Artilheiro da Copinha, agora com oito gols, Jardiel marcou duas vezes. Gustavo Nunes e Freddy também deixaram os seus, enquanto Wesley fez para a equipe do interior de São Paulo.
Na próxima fase, o Grêmio enfrenta o Coimbra-MG, que eliminou o Figueirense nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal. A data e o horário da partida ainda não foram definidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
Grêmio abre o placar no primeiro tempo, mas Mirassol empata
O Grêmio começou o jogo melhor. Aos oito minutos, após belo lançamento de Viery para a ponta esquerda, Alysson rolou para Igor Serrote, que cruzou de canhota na área. Jardiel dominou sozinho, mas não conseguiu pegar em cheio na bola e foi travado pelo goleiro Sidnei. Aos 14, Alysson arrancou da direita para dentro e chutou, em bola desviada que saiu para escanteio. Um minuto depois, o Grêmio abriu o placar em belíssimo contra-ataque puxado por Gustavo Nunes. O atacante gremista arrancou ainda no campo de defesa, cortou o marcador na entrada da área e bateu de canhota, por baixo de Sidnei.
Com o gol, o Tricolor Gaúcho baixou o bloco de marcação, e o Mirassol passou a ter mais posse de bola. Porém, tinha dificuldade para criar. A primeira situação de gol dos paulistas surgiu em cobrança de falta, aos 23 minutos. Wesley ergueu a bola na área e Igor Serrote mandou para trás, com perigo, sobre o gol de Cássio. Quando o as duas primeiras linhas do Grêmio resolveram pressionar, aos 34, a linha de defesa não acompanhou. Thomas recebeu com muita liberdade no meio de campo e abriu na esquerda para Artur. O atacante de 15 anos cruzou na área, e o lateral direito Wesley apareceu como elemento surpresa para desviar para as redes.
A partir do gol sofrido, o Grêmio tentou responder rapidamente, e voltou a atacar. Aos 38, Alysson rolou para Kaick, que bateu forte e cruzado. A bola passou com perigo, à direita do gol. Um minuto depois, Gustavo Nunes trouxe da esquerda para dentro e chutou colocado, buscando o canto esquerdo. Novamente, a bola passou perto da trave.
Centroavantes marcam no segundo tempo para garantir a classificação e a goleada do Grêmio
O Grêmio voltou para o segundo tempo com Zé Guilherme no lugar do amarelado Wesley Costa. Logo aos dois minutos, Sidnei, ao tentar lançar para a frente, chutou a bola em cima de Riquelme, que atuou como meia no lugar do lesionado Cheron. A bola sobrou para Jardiel, que invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro do Mirassol. Na cobrança, o artilheiro da Copinha deslocou o arqueiro, batendo rasteiro no canto esquerdo, para recolocar o Tricolor Gaúcho na frente e marcar seu sétimo gol na competição.
🎥 Renan Jardim/GrêmioFBPA#Grêmio 2×1 Mirassol
🇪🇪 #Sub20 #Copinha2024 pic.twitter.com/QU9Y3BGaDr— Grêmio FBPA (@Gremio) January 12, 2024
O Grêmio quase ampliou aos seis minutos. José Guilherme invadiu a grande área pela esquerda e soltou a bomba cruzada. Sidnei fez grande defesa. Na sequência, Alysson passou pela marcação e cruzou da direita. Jardiel tentou de letra, mas a bola saiu desviada pela defesa. Um minuto depois, em contra-ataque, Alysson trouxe da direita para dentro e chutou rasteiro. Sidnei encaixou. Aos 12, após sobra de cobrança de falta José Guilherme ganhou disputa aérea e a bola sobrou no lado esquerdo da grande área para Riquelme. O meia-atacante finalizou de perna direita, mas torto.
Aos 15, Airton Fagundes precisou fazer uma troca forçada no Grêmio. Viery sentiu a parte posterior da coxa direita e foi subtituído por Karele, com Lima passando para o lado esquerdo da zaga. Mas a mudança não afetou o Tricolor Gaúcho, que seguia melhor. Em nova investida pela esquerda, José Guilherme deu meia-lua no marcador e chutou forte e cruzado. A bola passou com perigo, à esquerda do gol de Sidnei. O golaço que quase surgiu com o lateral esquerdo veio aos 24, novamente com Jardiel. A bola sobrou na intermediária para o centroavante, que girou e acertou um chutaço, no ângulo direito, para marcar seu oitavo na Copinha e ampliar para o Grêmio.
Dois minutos depois, o camisa 9 quase anotou mais um hat-trick. Gustavo Nunes fez a jogada pela esquerda e rolou para Jardiel, que chutou em cima do marcador. O ponta esquerda do Grêmio era outro que continuava infernizando a defesa do Mirassol. No ataque seguinte, passou novamente pela marcação e chutou cruzado, de canhota. Sidnei defendeu.
Aos 31, Airton Fagundes resolveu preservar Jardiel, já pensando na próxima fase. Mas isso não tem significado decréscimo técnico para o Grêmio na Copinha. O substituto, Freddy, chegou ao sexto gol na competição aos 40 minutos. Ele recebeu passe de Gustavo Nunes, invadiu a área pelo lado esquerdo e bateu rasteiro, de canhota, para transformar o placar em goleada.