Brasil

Como Galdames surpreendeu a comissão técnica do Vasco e pode se firmar no time titular em 2024

Em pouco tempo de Vasco, o volante chileno Pablo Galdames já mostrou estar adaptado ao time do técnico Ramón Diaz neste começo de temporada

Entre os oito reforços já contratados pelo Vasco para 2024, um deles surpreendeu a torcida e até mesmo a comissão técnica. Pouco conhecido no futebol brasileiro, o volante Pablo Galdames foi anunciado pelo clube no começo de fevereiro. Poucos dias depois, já estava em campo como titular e, desde então, não saiu mais do time de Ramón Diaz neste Campeonato Carioca. E com justiça.

Em três jogos, Galdames deixou uma boa impressão com o torcedor e, principalmente, com a comissão técnica do Vasco. No período, ele já teve um gol, no clássico com o Botafogo, e uma assistências, na sua estreia contra o Audax. Mas, além disso, as boas atuações já gabaritaram o chileno como um bom candidato a ser titular do time de Ramón Diaz ao longo da temporada.

A rápida adaptação de Galdames ao time do Vasco surpreendeu até mesmo a comissão técnica do Vasco. Depois do clássico com o Botafogo, no último domingo, o auxiliar técnico Emiliano Diaz, revelou que não esperava tudo acontecesse tão rápido com o chileno.

– Pablo (Galdames) é um jogador de hierarquia, de seleção. Que veio da Europa, sabemos a qualidade que tem. Não achávamos que iria se acostumar tão rapidamente ao futebol brasileiro. Então, isso foi uma surpresa muito grata. E está ajudando o time, então estamos muito contentes com ele – afirmou Emiliano Diaz sobre Galdames.

Com “hierarquia” e experiência, Galdames já mostrou que não teve problema para se adaptar ao Vasco. Sem Jair e Paulinho, lesionados e que só devem voltar ao time em 2025, o chileno pode ser um nome importante do meio de campo do Vasco na temporada. Contra o Botafogo, por exemplo, ao lado de Zé Gabriel e Payet, Galdames foi nome importante para levar a bola ao ataque e apareceu bem no setor ofensivo.

Galdames teve aval da 777 e recomendação de Medel

Revelado pelo Unión Española, do Chile, Galdames se destacou atuando pelo Velez, da Argentina, entre 2019 e 2021. Ele atuou em 61 partidas pelo time argentino e marcou três gols. Na sequência, ele se transferiu ao Genoa, da Itália. Na época, também chamou a atenção de outros clubes italianos, como a Udinese e o Cagliari.

No entanto, Galdames não conseguiu ter o mesmo sucesso na Itália. No começo da sua passagem pelo Genoa, ele disputou 26 partidas entre as temporadas 2021/22 e 2022/23. No começo de 2023, chegou a passar por empréstimo pelo Cremonese e teve uma sequência de jogos, mas ainda sem brilho.

Como pertencia ao Genoa, que também faz parte do portifolio de clubes da 777 Partners, dona sa SAF do Vasco, a negociação entre as diretorias foi facilitada. Mas, além do aval da empresa americana, o volante também teve o sinal positivo e a recomendação do zagueiro Gary Medel, com quem já atuou junto na seleção do Chile. E o capitão do time também foi importante para convencer Galdames a aceitar a proposta do Vasco.

– Gary foi o primeiro a saber quando recebi o contato do Vasco, foi a primeira pessoa que eu perguntei como era. E ele disse para vir, que era um clube fantástico, com muita história, com uma torcida gigante. Quando falei com ele, veio essa sensação dentro de mim de querer vir, de querer ajudar esse grupo de jogadores. Acho que foi uma decisão acertada – afirmou Galdames na sua apresentação no Vasco.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo