Gabriel Moscardo foi de maior venda da história do Corinthians à pedido de devolução em nem um mês
Em dezembro o Paris Saint-Germain fez uma proposta encher os olhos que faria de Moscardo a venda mais cara da história do Corinthians; agora, volante deve ser devolvido por lesão
“Gabriel Moscardo, a principal revelação da base do Corinthians em 2023″: quantas vezes lemos e ouvimos incansáveis analises sobre qualidade do meio-campista de 18 anos? — e quanto a isso não há dúvidas. Desde que foi promovido para o elenco profissional por Vanderlei Luxemburgo, treinador do clube na época, o garoto se mostrou maduro para ocupar a posição de titular dentro do campo em uma temporada para lá de conturbada e repleta de pressão tanto dentro, quanto fora do clube.
Nesse período, Moscardo foi sondado por vários clubes europeus e só não entrou no pacotão de vendas do ex-presidente corintiano Duílio Monteiro Alves, porque o dirigente já tinha perdido a maioria do elenco e precisou prometer que não venderia mais ninguém para acalmar a torcida que já tinha perdido a paciência com a diretoria. Antes do término da temporada o jogador voltou a ser sondado, desta vez pelo Paris Saint-Germain, alguns diretores chegaram a acompanhar uma partida em Itaquera antes de formalizar a proposta ao Corinthians.
Coma eleição definida, Augusto Melo, bateu o pé e disse que não vendaria o garoto, que manteria ele no clube já que na visão dele no futuro daria para vender Gabriel por um valor mais alto, em dezembro o cenário começou a mudar, o presidente eleito aceitou escutar o PSG, e a proposta foi de encher os olhos e seria a venda mais cara da história do clube: 20 milhões de euros, cerca de R$ 107,7 milhões, e mais 2 milhões de euros (R$ 10,7 milhões) em bônus.
Menos de um mês depois, diretoria do Corinthians pediu para Moscardo voltar
Com a proposta na mesa, tudo indicava que o meio-campista defenderia o clube parisiense em 2024, pelo menos até ele ser diagnosticado com um problema no calcanhar esquerdo, e a necessidade de uma cirurgia para a retira do cisto. Isso fez o PSG mudar os planos das trativas com o Corinthians, ou seja, Moscardo passaria pelo procedimento médico com a equipe do clube europeu, e no contrato seria acrescentado uma cláusula de proteção caso o jogador não recuperação do jogador após a intervenção cirúrgica.
A ideia não agradou o Corinthians, e na última quinta-feira (11) o Paris Saint-Germain desistiu da ideia da cláusula e tudo caminhava para ser acertado até o fim desta semana, porém em entrevista a CNN Brasil, Augsuto Melo disse que a negociação entre o clube e os franceses está encerrada, de acordo com ele, Gabriel Moscardo retornará ao Brasil não apenas para passar pela cirurgia no tornozelo, mas também para continuar como jogador do Timão:
– Mandei devolver, se corre o risco lá corre aqui. Se há o risco de não recebermos, deixa ele aqui se recuperar que temos uma condição de vender melhor. Pedi para voltar. Está com eles, a operação vai seguir, mas só depois que operar, então me devolva. Tenho certeza que esse garoto é uma realidade, vai voltar bem com toda a estrutura e vai ser vendido por muito mais do que está hoje. – disse o dirigente corintiano Augusto Melo ao programa da CNN Brasil.
O fim da negociação é ruim para os cofres do clube, mas boa opção para Mano Menezes
Caso a venda não seja realmente efetivada, pode ser um revés aos cofres alvinegros, já que o valor seria um grande ponto a favor do Corinthians, que tem algumas pendências para pagar, aliás, uma das receitas citadas pela ex-diretoria para que a dívida de direitos de imagem fossem pagas. Porém, olhando o copo meio cheio, a volta de Moscardo pode ser um ponto a favor de Mano Menezes, que mesmo já tendo reforços para posição poderia contar com volta de um jogador que ele já conhece e já está adaptado com o estilo de jogo do treinador, que no fim do Campeonato Brasileiro declarou que gostaria de contar com o garoto.
— Vamos torcer para ele ficar mais tempo com a gente. É um jogador de qualidade muito boa, tem força, tem capacidade para chegar na frente. – Eu torço para que, mesmo que tenha negociação, fique mais tempo com a gente, porque certamente vai alegrar muito o torcedor do Corinthians. – disse Mano Menezes