Brasil

Conheça a história da foto icônica de Roberto Dinamite tirada por Ronaldo Theobald

Autor da foto mais conhecida de Roberto Dinamite, maior ídolo do Vasco, Ronaldo Theobald morreu na última terça, aos 91 anos

Morreu, na última terça-feira, aos 91 anos, o fotojornalista Ronaldo Theobald. Ele foi responsável por eternizar uma das imagens mais icônicas de Roberto Dinamite, maior ídolo do Vasco e maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, que faleceu em 2023.

Na foto, conhecida como “Deus de calção e chuteira”, Roberto Dinamite aparece no túnel que levava dos vestiários ao gramado do Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, cercados por torcedores, que tentam o tocar. A foto rendeu a Ronaldo Theobald, que, na época, trabalhava no Jonal do Brasil, o Prêmio Esso de fotografia.

A imagem também ficou tão marcada na história de Roberto Dinamite que foi a imagem utilizada pelo Vasco para anunciar a morte do ídolo, no dia 8 de janeiro de 2023. Nesta quarta-feira, nas redes sociais, o Vasco lamentou a morte do fotógrafo.

A história da foto de Roberto Dinamite

A foto aconteceu na partida entre Vasco e Portuguesa-RJ, em 15 de maio de 1977, em duelo válido pelo Campeonato Carioca. O Cruz-Maltino venceu a partida por 3 a 1, com Roberto Dinamite fazendo um dos gols vascaínos. Naquele ano, o clube foi campeão carioca.

Em entrevista ao site do Vasco, Ronaldo Theobald falou sobre o momento do registro histórico de Roberto Dinamite. O próprio fotógrafo classificou a imagem como a mais bonita já tirada por ele.

– Em um lindo domingo de maio de 77, fui escalado pelo JB para cobrir o jogo entre Vasco e Portuguesa na Ilha do Governador. Quando a equipe do Vasco saiu do vestiário para o campo, os torcedores se comprimiam junto ao gradil e estendiam as mãos para tocar seus ídolos. Parecia uma cena bíblica, algo mágico. Fiquei imaginando como registrar aquilo. No intervalo da partida, me deitei, discretamente, no chão do túnel e, à medida que os jogadores retornavam para o segundo tempo, ia dando meus cliques. Meu alvo era Roberto Dinamite, o ídolo maior. Quando disparei a câmera, sabia que ali estava a mais bela foto da minha vida – disse Theobald.

Foto aproximou Roberto Dinamite e Ronald Theobald

Os anos de profissão como fotojornalista e, principalmente, a foto icônica tirada em 1977 aproximaram Roberto Dinamite e Ronald Theobald. Em janeiro de 2023, quando o ídolo do Vasco faleceu, o fotógrafo falou sobre a relação entre os dois.

– Ele era meu amigo, ele me chamava de Theo, na intimidade, e sempre dizia que “estamos juntos”. Ele sempre falava “eu adoro essa foto”. O Roberto era uma ótima pessoa, um homem fabuloso — disse Theobald ao jornal O Globo.

Último encontro em 2022

Em abril de 2022, como parte das comemorações pelos 68 anos de Roberto Dinamite, o Vasco preparou uma série de homenagens ao ídolo. Uma delas foi a entrega do título de sócio Benemérito, cargo vitalício dado a pessoas que contribuíram de alguma forma a com a história do clube.

Na sessão do Conselho Deliberativo em que foi entregue o título de Benemérito a Dinamite, o Vasco também promoveu um encontro do ídolo com Ronaldo Theobald. Os dois se cumprimentaram o conversaram na Sede Náutica da Lagoa. Este foi o último encontro público entre os dois antes do falecimento de Roberto Dinamite.

Roberto Dinamite e Ronaldo Theobald se encontraram em 2022
Roberto Dinamite e Ronaldo Theobald se encontraram em 2022 (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo