Brasil

Quem é Gabriel Fuentes, reforço encaminhado do Fluminense para a lateral esquerda

Colombiano de 27 anos é ídolo do Junior-COL e tem acerto com o Tricolor para reforçar equipe no Brasileirão

O Fluminense segue ativo no mercado da bola. Após negociar André com o Wolverhampton, o Tricolor encaminhou mais uma contratação. O lateral-esquerdo Gabriel Fuentes, do Junior-COL, é aguardado no Rio de Janeiro nos próximos dias.

A Trivela consultou jornalistas colombianos e analistas de scout para apresentar Fuentes aos torcedores do Fluminense.

Ídolo do Junior-COL, o jogador de 27 anos aguarda que o clube de Barranquilla e o Tricolor acertem os últimos detalhes. Seu contrato deve ser até o fim de 2026.

A proposta é de US$ 1,2 milhão (R$ 6,6 milhões) por 60% dos direitos econômicos do lateral, conforme publicado pelo ge e confirmado pela Trivela.

Fuentes já foi convocado e segue no radar da Colômbia

Um dos principais motivos para Fuentes vir jogar no Brasil é a seleção da Colômbiaassim como foi com Kevin Serna.

O técnico Néstor Lorenzo já mostrou que observa o Campeonato Brasileiro, de onde saíram seis pré-convocados para a Copa América. A Colômbia acabou com o vice da competição.

Fuentes já foi convocado em 2022, por Carlos Queiroz, para jogos das Eliminatórias, mas não entrou em campo. Ele segue no radar com Lorenzo, e foi chamado de novo em março, mas ficou de fora da Copa América.

— Ele pode se destacar no Fluminense: sim, sem dúvida. Tem todas as condições, é um lateral que ataca bem e joga por dentro, e isso é uma vantagem. Fuentes também é bom na bola parada — afirmou Richard Martínez, jornalista do canal Amigos del fútbol. 

A expectativa de Gabriel Fuentes é mostrar serviço na liga mais forte da América do Sul e chamar a atenção de Néstor Lorenzo. O treinador costuma acompanhar o Fluminense e tem Jhon Arias como titular absoluto de sua equipe.

Reforço do Fluminense homenageia Marcelo desde a base

Além da seleção, o Fluminense tinha outro atrativo para Gabriel Fuentes: Marcelo.

A idolatria de Fuentes pelo titular do Flu é tamanha que o jogador sempre utilizou a camisa 12, desde as divisões de base, em homenagem a Marcelo.

Em suas duas passagens pelo Junior-COL, ele manteve o número, mais comum aos goleiros que aos jogadores.

Melhor lateral da Colômbia e ídolo da torcida do Junior

Gabriel Fuentes é um dos destaques do Junior-COL que conquistou o Torneo Finalización no segundo semestre de 2023. O lateral-esquerdo é ídolo da torcida.

— Fuentes é sem dúvida o melhor lateral do futebol colombiano, talvez o melhor da história do Junior-COL — afirmou Martínez.

Em termos de estilo, apesar de se destacar pela imposição física, Fuentes é um lateral construtor. Costuma evoluir pelo campo com passes e em projeção.

— Fuentes é um jogador completo. É um lateral muito rápido, que se destaca principalmente no ataque. Pode jogar construindo por dentro e pelo porte físico, ajuda a equipe também na bola aérea. Não ficou muito tempo na Espanha, mas é considerado para a seleção, principalmente após o título do Junior — opinou Danilo Herrera, do Gran Combo del Deporte.

O jogador também tinha propostas do futebol espanhol e da Rússia, mas prefere jogar no Brasil. O interesse do exterior em Fuentes é antigo.

— Tecnicamente, ele é acima da média. É o melhor de sua posição na Colômbia há pelo menos dois anos, foi convocado em março e já faz hora extra no Junior-COL. Pelos valores envolvidos é uma excelente contratação — afirmou o scout Felipe Barros.

Fuentes não pode jogar a Libertadores pelo Fluminense

Um ponto que levantou debate interno no Fluminense é que Gabriel Fuentes não pode jogar a Libertadores pelo clube.

Após ser inscrito pelo Junior-COL na fase de grupos, ele também entrou em campo no mata-mata, e por isso, apesar da eliminação dos colombianos, fica indisponível na competição. Mas o Tricolor, ainda assim, precisa de mais um jogador para a posição.

<yoastmark class=

Isso porque Marcelo já tem a idade mais avançada e não tem sido utilizado por Mano Menezes em sua posição de origem. Titular com o treinador, Diogo Barbosa sofreu lesão no joelho e ainda perderá tempo. Assim, o Flu tem apenas o jovem Esquerdinha, de 18 anos, considerado cru pela comissão técnica.

Nos últimos jogos, o lateral-direito Guga e o zagueiro Thiago Santos foram improvisados na esquerda. Embora as tentativas tenham dado certo, com duas importantes vitórias do Tricolor sobre o Grêmio, na Libertadores, e Atlético-MG, pelo Brasileirão, o Fluminense quer reforçar o setor.

A ideia é utilizar Fuentes no Campeonato Brasileiro e seguir com essas alternativas na Libertadores. Além disso, o contrato será longo, e o Tricolor não quer perder a oportunidade de mercado por conta de uma só competição.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo