BrasilCampeonato Brasileiro

Fluminense mantém o sonho de Libertadores; Botafogo, o pesadelo do rebaixamento

O clássico entre Fluminense e Botafogo esteve longe de ser um bom programa para os cariocas. O jogo deixou a desejar tecnicamente, mas o Fluminense conseguiu uma vitória muito importante na busca por um lugar entre os classificados à Libertadores. O Botafogo, por sua vez, está cada vez mais afundado na zona do rebaixamento.

ESTATÍSTICA: Com Felipão, Grêmio tem segundo melhor aproveitamento de pontos, atrás apenas do Cruzeiro
MERCADO: Quem será o próximo técnico do Corinthians? Listamos cinco possibilidades
ESTÁDIO: O que o Allianz Parque pode fazer pelo futuro do Palmeiras?

O gol da vitória da partida do sábado à noite foi do volante Edson, de cabeça, depois de um ótimo cruzamento de Wagner pela esquerda, aos 29 minutos do segundo tempo. Mais um gol fundamental do volante, que já tinha feito o gol da vitória, também por 1 a 0, contra o Santos, na Vila Belmiro. Com 57 pontos, o Fluminense se igualou ao Internacional, ambos com 34 jogos. É a mesma pontuação de Atlético Mineiro e Corinthians, que ainda jogam neste domingo.

O time de Cristóvão Borges terá pela frente Chapecoense (casa), Sport (fora), Corinthians (casa) e Cruzeiro (fora). O tricolor precisa torcer para que o Cruzeiro já tenha conquistado o título na última rodada, porque a disputa por vaga na Libertadores certamente estará aberta até a rodada final. Nos dois próximos jogos, times da parte de baixo da tabela. A Chapecoense está na boca do rebaixamento, em 16º lugar, e pode entrar no grupo dos quatro últimos com uma derrota neste domingo, caso perca do Vitória, 17º. Catarinenses e baianos estão separados por apenas dois pontos na tabela. Depois, o adversário será o Sport, em situação um pouco mais confortável na tabela e praticamente livre do rebaixamento.

Se conseguir passar por essas duas rodadas, o Fluminense terá adversários difíceis. O Corinthians, um adversário direto pela vaga, atuando no Maracanã. Será essencial vencer. Depois, na última rodada, o adversário será o Cruzeiro. Com a diferença de pontos que tem atualmente, o Cruzeiro já será campeão na rodada final. O Flu terá que torcer para que isso aconteça, o que certamente facilita a tarefa de tentara  vitória em pleno Mineirão. Uma missão complicada, mas possível. Bem diferente da situação do rival deste sábado.

Botafogo precisa vencer, e vencer muito, para não cair

O jogo do Botafogo contra o Fluminense não foi tão ruim. O time até equilibrava o jogo, teve boas chances, a melhor delas com Carlos Alberto. O meia deu um chute no vácuo, o que deu tempo para o zagueiro Marlon chegar na bola e dar um bico para longe. Uma chance que custou caro.

O Botafogo, com a derrota, está em 18º lugar, com 33 pontos. Com quatro jogos restantes, o time pode chegar a 45 pontos se vencer todos os seus jogos, o que é altamente improvável para quem tem quatro derrotas nos últimos cinco jogos. Só venceu o Flamengo nesse período. Pode ver neste domingo o Bahia se aproximar, caso vença o Corinthians em Salvador. Mas principalmente fica mais distante de sair da zona do rebaixamento. Se a Chapecoense vencer o Vitória, pula de 36 para 39 pontos, seis do alvinegro. Se os três pontos forem para o Vitória, o rubro-negro baiano chegará a 37, quatro pontos do Bota.

Os últimos quatro jogos do Botafogo são Figueirense (casa), Chapecoense (fora), Santos (fora) e Atlético Mineiro (casa). Para o Glorioso, vencer os próximos dois jogos é fundamental, especialmente a Chapecoense, daqui duas rodadas. Se o time chegar vivo na luta contra o rebaixamento na última rodada, é bom torcer para que o Atlético Mineiro tenha sido o campeão da Copa do Brasil e entre com os reservas e em ressaca. Porque se o Galo precisar da vitória para ficar no grupo que se classifica à Libertadores, a missão do Botafogo será muito mais difícil.

A situação do Botafogo está cada vez mais difícil. A segunda divisão é uma ameaça bastante real. Se o Criciúma está praticamente rebaixado e a situação do Bahia é desesperadora, a do Botafogo é pouca coisa melhor. Em quatro jogos, o Botafogo precisará no mínimo de duas vitórias para ter chance de escapar do descenso. Mesmo assim, pode não ser suficiente. O time só deverá escapar se vencer três dos últimos quatro jogos. Missão bastante complicada para quem soo venceu nove vezes em 33 jogos.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo