Brasil

Por que Jhon Arias recusou Rússia e deve receber valorização no Fluminense

Jhon Arias disse "não" para Zenit, Spartak e Krasnodar e ficará no Fluminense, que oferece renovação com aumento salarial

Além de Nino e André, o Fluminense contava com um assédio a Jhon Arias nesta janela de transferências após o título da Libertadores. O clube dificilmente conseguiria substituir o colombiano a altura, e por isso, se preparava até para novos formatos no time de Fernando Diniz. Mas por ora, o xodó da torcida fica.

Aos 26 anos, Arias não esconde o sonho de jogar na Europa. Desde 2021 no Flu, ele deixou seu país já com a ideia de que o Brasil, naquele momento, era o caminho mais rápido para o Velho Continente.

Quando questionado, como feito pela Trivela em setembro, o meia-atacante afirmou que seu maior sonho era jogar uma Copa do Mundo pela Colômbia — além do já realizado título da Libertadores. Ele foi o terceiro melhor jogador do Mundial de Clubes em 2023.

Mas as propostas ainda não chegaram dos grandes centros, e Arias preferiu ficar no Fluminense. Ao menos por enquanto.

Arias recusou propostas da Rússia para ficar no Fluminense

Desde 2022 que Arias atrai o interesse dos russos. Spartak Moscou, Zenit e Krasnodar já fizeram propostas pelo colombiano, que não deseja atuar no país do leste europeu. Dentre outras coisas, o racismo preocupa o jogador.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Jhon Arias Andrade (@jhonariasa)

Os casos de preconceito acontecem em diversos outros países, como a Espanha, onde Vini Jr, por exemplo, sofre recorrentemente com a questão. A Rússia, entretanto, não oferece um pacote que atraia Arias: os clubes estão fora da Champions League, o clima não ajuda e, fora o Zenit, nem mesmo os valores envolvidos valem a pena.

O Fluminense recusou algumas das sondagens pelos valores das propostas. O clube não quer perder um de seus melhores jogadores, e faz jogo duro pela transferência. O Tricolor, a bem da verdade, tenta comprar o percentual de Arias que ainda pertence ao Patriotas, mas os colombianos tampouco querem negócio e aguardam uma transação para a Europa.

Fluminense entregará proposta de aumento a Arias

Conforme a Trivela antecipou em 10 de janeiro, o Fluminense quer aumentar o salário de Jhon Arias. A ideia é fazer do colombiano um dos três mais bem pagos do elenco, já contando com os reforços contratados para 2024. Os números serão apresentados ao jogador assim que o elenco se reapresentar, o que acontecerá nesta quinta (25).

O Tricolor tem boa relação com o agente do jogador, o ítalo-brasileiro Gianfranco Petruzziello. Sem grandes propostas nessa janela de transferências, as conversas estão adiantadas por uma renovação de vínculo com aumento salarial e da multa rescisória do jogador.

Jhon Arias foi contratado pelo Fluminense em 2021, quando apresentou um começo tímido nas Laranjeiras. Tudo mudou no ano seguinte, quando se tornou titular e uma das principais armas ofensivas da equipe. Em 2023, o colombiano fez um duplo-duplo em gols e assistências, já que balançou as redes 12 vezes e deu 17 passes para gol em 61 partidas com a Armadura Tricolor.

Novo Arias? Fluminense busca jovem em clube que formou jogador

Ainda que o jogador fique, o Fluminense já busca um “novo Arias”. O Tricolor acertou a contratação de Jan Lucumi, do Boca Juniors de Cali, o mesmo clube que formou o camisa 21, de acordo com informação do ge confirmada pela Trivela.

Lucumi também joga pela ponta-direita, assim como o titular do Flu. El Bicho, como é conhecido em seu país, era titular da equipe na segunda divisão da Colômbia e foi convocado para a sua seleção sub-20.

O jogador tem os mesmos representantes de Arias, ou seja, Gianfranco Petruzziello também é seu empresário. Isso facilitou o negócio, fechado por empréstimo até o fim de 2025, com opção de compra vinculada ao contrato.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo