Brasil

Yago no Coritiba segue modelo que Fluminense deve adotar para alguns jovens; entenda

Fluminense empresta revelação do Carioca para o Coritiba e busca lucrar com revelações sem espaço no time de Fernando Diniz

O Fluminense tem acordo encaminhado para emprestar o meia Yago, destaque do Campeonato Carioca pelo Nova Iguaçu, para o Coritiba. Além dele, o lateral-direito Jhonny, que esteve cedido ao Red Bull Bragantino em 2023, também trocará o CT Carlos Castilho pelo Couto Pereira, indicando um novo modelo para alguns jovens do Tricolor.

Sem espaço no time principal de Fernando Diniz, os dois jogadores disputarão a Série B pelo Coxa. Os empréstimos serão até o fim da competição, com opção de compra ao fim do vínculo. O Flu espera que os jovens de Xerém tenham sucesso em Curitiba e gerem lucro para os cofres do clube.

Jhonny chegou a ser capitão nas divisões de base do Fluminense mas não encontrou espaço na lateral-direita como profissional - Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
Jhonny chegou a ser capitão nas divisões de base do Fluminense mas não encontrou espaço na lateral-direita como profissional – Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

A informação das negociações foi primeiro veiculada pelo ge e confirmada pela Trivela.

Fluminense tem novo modelo para vendas de jovens de Xerém

Em janeiro de 2024, em uma entrevista coletiva no CT Carlos Castilho, o presidente Mário Bittencourt afirmou que o Fluminense precisava de um “novo modelo” de vendas. A ideia do mandatário era vender revelações sem espaço no time principal, e não os melhores jogadores do time. Mas o plano é de difícil execução.

O objetivo é simples: tentar segurar ao máximo os principais destaques de Xerém no elenco profissional, como o Tricolor faz com André. Para financiar isso, entretanto, o Flu precisa equilibrar suas contas e gerar novas receitas.

— O Fluminense se manteve de pé, não só na minha gestão, mas no passado, porque teve jogador para vender. Nosso número anual médio é uns 26 milhões de reais. Somos um clube vendedor. Além das grandes vendas, espero também começar a fazer algumas vendas menores, de jogadores que sentimos que não serão absorvidos aqui em cima. (…) Temos de começar a criar uma linha aqui, além das grandes vendas, fazermos algumas menores para esses jogadores que não serão aproveitados, mantendo algum percentual e fazendo esse giro – disse.

Yago pelo Fluminense: filho de Iranildo foi destaque do Carioca e atraiu interesse da Série B - Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Yago pelo Fluminense: filho de Iranildo foi destaque do Carioca e atraiu interesse da Série B – Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

A diretoria do Fluminense crê que Yago e Jhonny precisam ter minutos para se desenvolver. A comissão técnica de Fernando Diniz e a cúpula de futebol avaliam bem a dupla. Por isso, para eles, a rodagem será importante para a sequência da carreira dos jovens, seja no clube ou fora dele.

Destaque no Carioca, Yago tinha muitas propostas da Série B

O meia canhoto Yago foi eleito a revelação do Campeonato Carioca em 2023. Pelo Nova Iguaçu, que acabou vice-campeão, o filho de Iranildo fez três gols e deu três assistências na competição, e era o dono do meio-campo da equipe que surpreendeu os grandes no Rio de Janeiro. Mas nunca teve espaço no Fluminense.

Mesmo assim, o grande desempenho pelo time da Baixada fez o Tricolor pedir seu retorno antecipado. O clube negociou um novo vínculo com o jogador, até 2026, já com planos de emprestá-lo mais uma vez em 2024 — o que também era a vontade do jogador de 22 anos nesse momento.

Yago chegou ao Flu em 2016, com 14 anos, após jogar no time B do Barcelona, na Espanha, mas nunca foi visto como grande revelação de sua geração, apesar de se destacar em alguns momentos. Antes de brilhar no Nova Iguaçu, ele passou pelo Náutico, em 2023, mas não entrou em campo. Também por isso, o meia priorizou ter espaço.

Para fechar com Yago, o Coritiba venceu a concorrência de praticamente metade da Série B do Campeonato Brasileiro. Chapecoense, CRB, Paysandu, Vila Nova, Goiás, Avaí e América-MG sondaram a situação do jovem, mas ele preferiu ir para o Couto Pereira.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo