Brasil

Flamengo vive expectativa por estreia de Viña — será neste fim de semana?

Recém contratado pelo Flamengo, Viña terminou fase de transição após lesão no joelho e treina com o grupo desde o início da semana

Segundo reforço do Flamengo para 2024, Matias Viña está muito perto de entrar em campo pela primeira vez com seu novo clube. O lateral-esquerdo chegou ao Rio de Janeiro em fase final de transição física, por conta de uma lesão no joelho sofrida quando ainda atuava pelo Sassuolo, mas já treina com o grupo desde o início da semana. Existe enorme expectativa para que ele seja relacionado para o jogo contra o Volta Redonda, neste sábado (10).

Viña custou 8 milhões de euros (R$ 42 milhões) ao Flamengo, com possibilidade de pagamento de mais R$ 5,2 milhões à Roma por metas pré-estabelecidas. O uruguaio, quarto desse elenco, chegou para suprir a saída de Filipe Luís, que não teve o contrato renovado, se aposentou e, atualmente, trabalha como treinador do sub-17 do Rubro-Negro.

Os primeiros dias de Viña no Flamengo

O lateral-esquerdo chegou ao Flamengo quando a delegação ainda estava na Flórida, para a disputa do último amistoso da pré-temporada, diante do Orlando City. Enquanto esteve nos Estados Unidos, Viña fez trabalhos específicos de fisioterapia para acelerar a transição e chegou a treinar no campo, mas sempre em separado do restante do elenco. A volta ao Brasil, no entanto, viu o reforço dar um passo importante. 

Viña iniciou a semana com liberação da transição física (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Assim que o Rubro-Negro retornou de Belém, onde venceu o Sampaio Corrêa-RJ, por 2 a 0, Viña teve bons minutos nos treinos táticos já com os companheiros. As restrições, contudo, persistiram até depois do empate em 0 a 0 com o Vasco, no último fim de semana. Já na segunda-feira (05), Viña participou de toda a atividade no Ninho do Urubu com o restante do elenco.

A Trivela conversou com fontes que vivem o dia a dia do clube, que revelaram um Viña bastante animado neste início de Flamengo. A dedicação nos treinos impressionou quem viu, e o relacionamento com os uruguaios do elenco, além de conversas com Agustín Rossi e Pulgar, outros estrangeiros, é muito bom. A aplicação tática parece ser mesmo a grande valência do lateral-esquerdo.

Os quatro uruguaios do Flamengo com a bandeira do seu país (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Flamengo já sofreu sem a presença do uruguaio

Enquanto Viña não estreava, o Flamengo teve plena noção do quanto a lacuna na lateral esquerda precisava ser preenchida. Diante do Vasco, Ayrton Lucas sofreu com uma gastroenterite e foi cortado de última hora, fazendo com que Varela fosse improvisado no setor. O resultado foi um desastre, e o Rubro-Negro quase perdeu o primeiro clássico de 2024.

O uruguaio, inclusive, acompanhou os dois clássicos disputados pelo Flamengo no Maracanã, diante de Vasco e Botafogo. A energia da torcida, sem dúvida, deve ter aumentado a ansiedade de Viña para estrear com a camisa rubro-negra.

Estreia bem carioca

Matias Viña ainda não recebeu o sinal verde do departamento médico de maneira oficial, mas tudo indica que ele será relacionado para o jogo contra o Volta Redonda. Como a lista é definida na véspera dos compromissos, o lateral terá uma resposta em definitivo nesta sexta-feira (09), que marca o encerramento da preparação. O uruguaio está bem fisicamente.

Se conseguir estrear contra o Voltaço, Viña terá um momento a mais para se acostumar com o Rio de Janeiro. Isso porque o jogo atrasado da terceira rodada da Taça Guanabara acontecerá neste sábado (10), um dos dias de carnaval na Cidade Maravilhosa. A festa, seja no Maracanã ou nas ruas da Tijuca, está marcada para começar às 16h (de Brasília).

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo