Brasil

Postura de Braz no início de 2024 condiz com o agitado ano eleitoral do Flamengo

Vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz começou o ano envolvido em polêmicas e com frases de efeito

O 2024 promete fortes emoções para o torcedor do Flamengo, não apenas dentro de campo. Ainda que os fracassos esportivos tragam pressão a elenco e comissão técnica, a principal questão estará nos bastidores, já que se trata de ano de eleição. O pleito, que acontecerá em dezembro, já mudou diversas posturas do Rubro-Negro, e a figura de Marcos Braz, vice-presidente de futebol, é o epicentro nos primeiros dois meses.

Além de ter convivido (e resolvido) o episódio de agressão a um torcedor, Braz se envolveu em outras polêmicas, envolvendo um possível caso de adultério a sua esposa. Mesmo assim, as declarações continuam irreverentes e, ao contrário dos últimos anos, cada vez mais perenes na mídia. Sem dúvida, elas dão o tom para a campanha de seus aliados.

Problemas “extra-campo”

O problema com o torcedor Leandro Campos, agredido por Braz e amigos em um shopping na Barra da Tijuca, conturbava o ambiente do Flamengo desde setembro do ano passado. Após a divulgação das imagens das câmeras de segurança do local, o vice-presidente de futebol costurou um acordo com a defesa do rubro-negro, que aceitou retirar as acusações em troca de indenização extrajudicial. O caso está encerrado.

Apesar disso, Braz não conseguiu escapar por muito tempo da mídia. Durante o carnaval, o Metrópoles publicou duas matérias sobre um suposto affair do dirigente com a jornalista Renata Sagaz. Imagens dos dois conversando em camarote na Marquês de Sapucaí, durante o desfile, revelaram um clima íntimo, ainda que não tenham dado como certo o adultério.

Dias depois, nova matéria, dessa vez com informações de que Braz foi expulso de casa pela esposa, Ana Paula Barbosa, por conta das conversas com o suposto affair. Ainda que sejam particulares, os problemas, sem dúvida, reverberam nos bastidores do clube. Procurado pela Trivela, o vice-presidente de futebol confirmou que não se pronunciará oficialmente sobre o assunto.

Braz ironiza Coronado e Boca Juniors

Dentro das quatro linhas, Braz (e todo o departamento de futebol) vivem momento de pressão depois dos fracassos em 2023. De La Cruz e Viña já chegaram, mas o Rubro-Negro vive longa novela por Léo Ortiz, e a torcida clama por reforços. Um deles foi Igor Coronado, que, segundo o vice-presidente de futebol, em tom de polêmica, custaria a se adaptar ao futebol brasileiro, além dos altos valores salariais.

— Precisamos de outras análises para poder ter a decisão. Tem que saber se o jogador quer vir, se o empresário quer trazer, entender o conceito esportivo dele. Às vezes não é possível fazer uma transferência e a gente não vai se desgastar tentando. Era um jogador monitorado aqui — disse, durante a coletiva de apresentação de Matias Viña, na última segunda-feira (19).

Não demorou muito para que Braz brincasse com outra frente, dessa vez o Boca Juniors. Nem mesmo o gigante sul-americano pôde escapar da acidez do dirigente do Flamengo. Depois que a TyC Sports da Argentina publicou que o Xeneize estaria interessado na contratação de Arrascaeta para o segundo semestre, o vice de futebol ironizou.

— Fala aí que eles vão ter que vender a Bombonera para levar o Arrascaeta — brincou, ao ge.

Ano de eleição está só começando

A postura cada vez mais aberta, não só de Braz, mas da maioria da diretoria do Flamengo, explica bem como a chapa da situação vai se comportar no ano de eleição. Rodolfo Landim não pode mais continuar como presidente, mas deve indicar um sucessor, ainda que seu grupo de apoiadores esteja cada vez mais dividido entre Rodrigo Dunshee de Abranches, vice geral, e Luiz Eduardo Baptista, o BAP, presidente do Conselho de Administração.

Braz estará com Landim, mesmo que o grupo inicial, eleito em 2019, não permaneça junto (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Nesta terça-feira (20), o Flamengo também confirmou a eleição para dezembro deste ano. O presidente da Assembléia Geral, Carlos Henrique Fernandes dos Santos, emitiu o comunicado informativo. O pleito elegerá Presidente e o Vice-Presidente do Clube de Regatas do Flamengo, o Presidente e o Vice-Presidente da Assembleia Geral e os membros dos Corpos Transitórios dos Conselhos Deliberativo e de Administração, e terá mudanças, como o voto digital e chapas inscritas por números, e não cores, como aconteceu nos últimos anos.

Veja mais informações sobre a eleição do Flamengo

“Comunicamos aos associados do Clube de Regatas do Flamengo que, dentre as condições gerais para exercer o direito de voto nas eleições da Assembleia Geral deste ano, é necessário encontrar-se em dia com suas mensalidades e de seus dependentes e pertencer as categorias de Grande-Benemérito, Benemérito, Emérito, Remido ou Laureado; Proprietário que contem, no mínimo, dois anos de vida associativa ininterrupta contados da data de admissão até o dia 31 de agosto de 2024; Patrimonial, Contribuinte e Contribuinte Off-Rio que contem, no mínimo, três anos de vida associativa ininterrupta contados da data de admissão até o dia 31 de agosto de 2024.

Para constar na relação de eleitores no dia 31 de agosto de 2024, recomendamos aos associados de todas as categorias com pendências de pagamento de mensalidade e/ou de seus dependentes que se dirijam à Secretaria do Clube ou enviem um e-mail para [email protected] para regularização.

A Eleição da Assembleia Geral acontecerá no primeiro decêndio de dezembro, quando serão eleitos o Presidente e o Vice-Presidente do Clube de Regatas do Flamengo, o Presidente e o Vice-Presidente da Assembleia Geral e os membros dos Corpos Transitórios dos Conselhos Deliberativo e de Administração.

Por proposta de emendas de alteração ao Estatuto formuladas pelos Presidente, Vice-Presidente e Secretário da Assembleia Geral, o plenário do Conselho Deliberativo, em reunião realizada em 8 de maio de 2023, aprovou as alterações dos artigos 6º, 77, 80, 82, 83, 86, 87, 98, 151, 153 e 154, do Estatuto do Clube de Regatas do Flamengo.

Os principais tópicos alterados foram:

• Possibilidade de votação por urna eletrônica como alternativa à votação por cédula impressa.

• Mudança do horário de votação – se a eleição ocorrer de segunda a sexta, das 8h às 21h; se em sábado, domingo ou feriado, das 8h às 18h.

• Critério de vida associativa – Considera-se vida associativa o tempo contado a partir da data de admissão como associado titular, não se somando a este, em hipótese alguma, qualquer eventual período de permanência como dependente.

• Adequação à legislação – A Relação de Eleitores será publicada pelo Conselho de Administração, no dia 31 de agosto, respeitando a Lei 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

• A inscrição das chapas – Ocorrerá de 10 a 30 de setembro.

• Identificação das chapas – será feita por número, não mais por cor.

• A inscrição das chapas dos candidatos a membros dos Corpos Transitórios dos Conselhos Deliberativo e de Administração deverá estar acompanhada de autorização expressa de cada associado para integrar a respectiva chapa.

• Adoção de critérios para desempate nas Eleições – Em caso de empate entre chapas concorrentes, será adotado o critério de maior tempo de vida associativa considerando os candidatos à presidência do Conselho Diretor. Se persistir o empate, será beneficiado o que tiver idade mais elevada.

• Propiciar ao associado Proprietário, desde o início de seu mandato, eleger o Presidente do Conselho Deliberativo – o associado deverá manifestar sua intenção de integrar o Corpo Permanente do Conselho Deliberativo nos meses de setembro a novembro do ano eleitoral, e a vigência de seu mandato trienal passará a ser do dia seguinte ao da eleição para presidente do Flamengo ao dia imediatamente anterior ao da eleição seguinte.

• Inclusão de requisito para candidatar-se a Presidente do Flamengo – assinar termo de compromisso e responsabilidade pessoal, solidária e patrimonial por qualquer ato ilícito doloso que comprovadamente causar danos ao Clube de Regatas do Flamengo.

• Alteração quanto à composição dos Corpos Transitórios dos Conselhos Deliberativo e de Administração.”

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo