Brasil

Camisa do Flamengo pode ficar ainda mais valiosa com novo patrocinador nas mangas

Kwai, rede social representada no Brasil pela empresa Joyo Tecnologia Brasil LTDA, ofereceu R$ 10 milhões até o fim de 2024

O uniforme do Flamengo, que já é um dos mais valiosos da América do Sul, pode render ainda mais cifras aos cofres do clube. Nesta quinta-feira (22), o Conselho Deliberativo votará contrato com a Kwai, rede social chinesa, representada pela empresa Joyo Tecnologia Brasil LTDA, para estampar as mangas da camisa. O vínculo é de R$ 10 milhões e vale até dezembro de 2024.

Dessa forma, a camisa do Flamengo superou ainda mais os R$ 200 milhões esperados em patrocínios para 2024. Vale destacar que o clube também faturará alto em outro contrato aprovado nesta semana, que diz respeito às placas de publicidade para os jogos da equipe profissional, ao longo de cinco anos.

O provável acordo com a Kwai

Como a SIL, empresa de fios e cabos elétricos, não renovou a parceria com o Flamengo, o espaço das mangas estava aberto. Os valores anteriores giravam em torno de R$ 12 milhões por ano, ou seja, o Rubro-Negro deixaria de ganhar R$ 2 milhões caso o novo acordo com a Kwai seja aprovado. Ainda assim, segundo apurou a Trivela, a aprovação do contrato deverá ocorrer sem muitas dificuldades.

Os novos valores da camisa do Flamengo

O acordo com a Kwai colocará o Flamengo com R$ 214 milhões em patrocínios somente na camisa. Diversos novos vínculos foram costurados em 2024, como a chegada da PixBet para o espaço master, o BRB na omoplata e, agora, a rede social chinesa, que explora conteúdo em vídeos. As parcerias variam entre R$ 85 milhões e R$ 7 milhões.

A gestão de Rodolfo Landim tem muitos problemas, mas o financeiro está em destaque desde que ele assumiu, em 2019 (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Ainda que não tenha o maior patrocinador master do Brasil, que pertence ao Corinthians (VaiDeBet), o Flamengo possui o uniforme mais valioso do país por ampla margem. Como é o clube com a maior torcida do continente, o Rubro-Negro está ciente do quanto pode movimentar, valoriza a sua marca e, por isso, fatura alto em parcerias com empresas interessadas.

  • Pixbet (master): R$ 85 milhões/ano
  • Adidas (fornecedor): R$ 69 milhões/ano
  • BRB (omoplata): R$ 6,2 milhões/3 meses
  • Mercado Livre (costas): R$ 21,5 milhões/ano
  • Kwai (mangas): R$ 10 milhões
  • ABC (short): R$ 7,1 milhões
  • Assist card (barra traseira): R$ 8,5 milhões
  • Tim (número): R$ 7 milhões

Outros valores nos cofres

As fontes de renda do Flamengo com parcerias vão muito além do seu uniforme. Ainda nesta semana, o Rubro-Negro votou e aprovou um acordo milionário com a Brax, empresa especializada na gestão e exploração das placas de publicidade. O vínculo com o clube carioca é o maior da companhia e supera os R$ 330 milhões, divididos entre 2024 e 2029. 

O contrato prevê pagamento de luvas de 24 milhões ainda em 2024, para que, depois, seja feito em cinco parcelas com valores variados. A menor é a primeira, a ser paga no ano que vem, de R$ 50 milhões, enquanto a maior é a última, e gira em torno de R$ 73 milhões. O Flamengo rompeu em 2019 com a SportsPromotion, que fazia a gestão das placas de publicidade, e costurava os acordos até esta temporada. 

  • 2025: R$ 50 milhões
  • 2026: R$ 55 milhões
  • 2027: R$ 60,5 milhões
  • 2028: R$ 66,55 milhões
  • 2029: R$ 73,2 milhões

Na média, o Flamengo receberá cerca de R$ 66 milhões por ano pelas placas de publicidade, ou seja, um valor que supera o anterior em R$ 20 milhões. Ciente do seu tamanho e da sua força, o Rubro-Negro fica cada vez mais rico, mesmo que o ano de eleição possa mudar diversos acordos costurados anteriormente.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
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