Se Flamengo quiser mesmo lutar pelo título, tem trunfos para não tropeçar de novo no América-MG
Empate amargo no Maracanã deixa cicatrizes que devem ser corrigidas pelo novo Flamengo, em ascensão sob o comando de Tite
O Flamengo enfrenta o América Mineiro neste domingo (26), às 18h30 (de Brasília), em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo é de suma importância para o Rubro-Negro se manter na briga pelo título brasileiro, ou seja, só a vitória interessa diante de um rival que já está matematicamente rebaixado. Isso não significa que vai ser fácil: o Coelho causou muita dificuldade no primeiro turno.
O empate em 1 a 1 no Maracanã serve de lição para o Flamengo não dar chance ao azar diante de um adversário que tem um elenco menos qualificado. Apesar dos erros do passado, o Rubro-Negro contará com trunfos para sair vitorioso de Sete Lagoas. A chegada de Tite, e a virada de chave do elenco, estão entre as principais esperanças dos rubro-negros.
Lembrança de empate suado pede concentração total ao Flamengo
O duelo da primeira metade do Brasileirão, entre Flamengo e América-MG, não traz boas lembranças aos torcedores rubro-negros. Mais uma vez, a Nação fez a sua parte e colocou mais de 65 mil pessoas em tarde ensolarada de sábado no Maracanã. O que se viu dentro de campo, contudo, foi uma daquelas exibições que os adeptos precisariam se acostumar em 2023.
Apático e pouco contundente, o Flamengo, comandado por Sampaoli, não conseguiu imprimir o melhor ritmo de jogo e desperdiçou muitas oportunidades contra um América que já amargava a lanterna da liga nacional. O castigo veio no finalzinho, quando Felipe Azevedo estufou as redes em chute forte, sem defesa para Matheus Cunha. O Coelho já assustava nos contra-ataques e teve a chance de matar o jogo, mas não o fez.
Ao invés disso, foi o Flamengo que agiu. Salvo por um levantamento de Arrascaeta e cabeçada precisa de Victor Hugo, que começava sua boa sequência sob a batuta de Sampaoli. Apesar do alento no fim, que evitou a derrota, o jogo serve como manual do que não fazer diante de um adversário mais fraco, especialmente diante de um dos maiores públicos do ano no Maracanã.
Mais sólido, time de Tite traz esperança ao torcedor
A boa notícia para o torcedor do Flamengo é que o time que entrou em campo contra o América-MG em julho é totalmente diferente do atual. Claro que algumas peças são as mesmas, porém, no geral, o Rubro-Negro está muito mais sólido para buscar os três pontos. Arrascaeta e Pulgar fazem a diferença, a defesa se comporta cada vez mais com a cara de Tite, mas, acima de tudo, a confiança do time está renovada.
A Era Tite devolveu o bom futebol ao Rubro-Negro, além da sinergia com a torcida, que tinha ficado em frangalhos depois da passagem de Sampaoli. Cada vez mais próximo da liderança, o Flamengo venceu seis dos primeiros oito jogos de Adenor como técnico e, depois de mirar a vaga direta na Libertadores, tem outros planos para este Brasileirão: seu nono caneco do certame.
Vitória pode deixar o Flamengo muito bem na briga pelo título
Depois da vitória contra o Red Bull Bragantino, em jogo atrasado da 30ª rodada, o Flamengo entrou de vez na briga pelo título brasileiro. Com 60 pontos, a equipe de Tite está a dois do líder Palmeiras e ainda tem desvantagem de um para o vice, que é o Botafogo. Dessa forma, o Rubro-Negro não depende apenas de si para ser campeão.
O melhor que o Flamengo pode fazer é acumular quatro vitórias nos últimos quatro jogos, para se colocar como possível líder caso Palmeiras e Botafogo tropecem. Os comandados de Tite estão invictos há quatro partidas e, contra o América, precisam do resultado para se manter no encalço. É hora de decisão, e o Rubro-Negro precisa do título para salvar um ano marcado por fracassos.