Brasil

Em seu melhor momento, base do Flamengo perde treinador para a Arábia Saudita

Campeão da Libertadores em março, Mário Jorge vai dirigir a equipe sub-17 da seleção do Oriente Médio

Mais fortes do que nunca, as categorias de base do Flamengo sofreram uma baixa nos últimos dias. Mário Jorge, campeão de praticamente tudo pelo sub-20, incluindo da Libertadores, aceitou proposta da seleção sub-17 da Arábia Saudita. Ainda não há um substituto definido para o comandante.

O primeiro desafio internacional da carreira de Mário Jorge foi considerado uma oportunidade única, daqueles irrecusáveis. O treinador de 46 anos já se despediu de atletas, funcionários e diretoria antes de viajar rumo ao Oriente Médio.

Despedidas emocionantes

Foram dias de muito carinho para Mário Jorge. Desde que a notícia se espalhou, o treinador recebeu uma enxurrada de mensagens positivas da torcida do Flamengo, agradecendo os seus serviços. A primeira emoção veio com os atletas, que o abraçaram após a estreia no Campeonato Carioca sub-20, em Conselheiro Galvão, no último sábado (08).

Nesta terça-feira (11), veio o vídeo de despedida oficial do Flamengo. Nele, Mário Jorge faz um balanço da passagem pelo Rubro-Negro e valorizou as joias reveladas. A última, por exemplo, foi o menino Lorran, que será peça fundamental no time de Tite durante a Copa América.

Vitórias e títulos

Nem o mais otimista imaginava um Mário Jorge tão vitorioso pelo Flamengo. O treinador chegou ao clube em 2016, passando por todas as categorias desde o sub-15 e entregando títulos. O seu auge foi no sub-17, quando conquistou o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Supercopa do Brasil com uma geração cheia de joias, como Matheus França, Victor Hugo e Matheus Gonçalves.

Todos os títulos de Mário Jorge pelo Flamengo, sem contar a Libertadores sub-20 deste ano (Foto: Divulgação)

Ao todo, Mário Jorge conquistou 16 canecos pelo Flamengo. O mais importante, sem dúvida, foi a Libertadores sub-20 desta temporada, de maneira invicta. Ele também chegou a comandar o time profissional do clube em oito oportunidades, com três vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.

A saída precoce, contudo, fará com que o comandante não dispute o jogo mais importante da sua carreira: o Mundial sub-20.

Quem vai substituir Mário Jorge?

Para quem achava que o Flamengo iria ao mercado, a solução estava em casa. Filipe Luís deixará o sub-17 e assumirá o sub-20 de imediato. A Trivela confirmou a informação do ge, após breve falha, e ainda apurou que a lacuna do ex-jogador deve ser preenchida por Raphael Bahia, que treina o sub-16.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo