Brasil

Os motivos que fazem o Fluminense acreditar em mais uma virada e título sobre o Flamengo

Derrotado no jogo de ida, Tricolor se inspira em 2023 para desbancar novamente o arquirrival

O ano de 2023 é lembrado com muito carinho pela torcida do Fluminense. Não só por conta do primeiro título de Libertadores do clube, mas também pela remontada histórica diante do maior rival, o Flamengo, na final do Campeonato Carioca.

Após perder por 2 a 0 na ida da decisão, o Tricolor aplicou um sonoro 4 a 1 no duelo derradeiro e faturou o 33º troféu estadual de sua história.

Bom, dois anos se passaram, e cá estão Flamengo e Fluminense em cenário parecido com o de 2023. Na última quarta-feira (12), o Rubro-Negro bateu o clube das Laranjeiras por 2 a 1 e conquistou a vantagem do empate para a partida de volta.

Apesar do resultado negativo, o gol de Keno, marcado aos 43 minutos do segundo tempo, reacendeu a esperança tricolor. O 2 a 0, levando em conta a qualidade do time de Filipe Luís, deixaria a missão do Flu bem mais complicada para o próximo domingo (16).

Há dois anos, em panorama ainda mais desafiador (no placar agregado), o Fluminense mostrou ser capaz de buscar a virada. E por que não, fazer isso de novo?

Abaixo, a Trivela listou três motivos que fazem o Tricolor Carioca acreditar em uma nova remontada diante do clube da Gávea.

Ganhar Fla-Flu é normal? O retrospecto recente do clássico

Cano celebra gol no Fla-Flu da final do Carioca 2023
Cano celebra gol no Fla-Flu da final do Carioca 2023 (Foto: Imago)

Se tem um time que incomodou (e segue incomodando) o Flamengo nessa era vitoriosa recente da história rubro-negra, esse time é o Fluminense. 

Do primeiro Fla x Flu de 2019 (ano em que o Fla começou a empilhar títulos) em diante, são 15 vitórias do Mais Querido contra 12 triunfos tricolores. Ninguém venceu mais a equipe da Gávea que o clube das Laranjeiras no período

Se puxarmos o recorte dos últimos 21 jogos do clássico, o Fluminense leva ligeira vantagem: oito vitórias a sete.

E mais do que os triunfos em si, o Flu, neste ínterim, conquistou dois títulos cariocas (2022 e 2023) sobre o Flamengo — perdeu dois também (2020 e 2021).

A torcida tricolor gosta de cantar que “ganhar Fla-Flu” é normal. Se é normal, eu não sei, e também não escrevo esse texto para fazer juízo de valor. Mas uma coisa é fato: mesmo com times inferiores tecnicamente, o campeão da América de 2023 tem sido uma pedra no sapato do Flamengo. 

Fla x Flu desde 2019

  • 37 jogos
  • 15 vitórias do Flamengo
  • 12 vitórias do Fluminense
  • 10 empates

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Mano Menezes já provou que sabe parar o Flamengo de Filipe Luís

Mano Menezes e Filipe Luís se cumprimentam no primeiro Fla-Flu da final do Carioca 2025
Mano Menezes e Filipe Luís se cumprimentam no primeiro Fla-Flu da final do Carioca 2025 (Foto: Imago)

Filipe Luís teve um desafio “particular” no Fla-Flu da última quarta-feira (12). Desde que assumiu o comando do Flamengo, em setembro de 2024, somente um time e um técnico o venceram: o Fluminense de Mano Menezes

O triunfo tricolor por 2 a 0 no Campeonato Brasileiro do ano passado, e o empate sem gols na fase de grupos do Carioca 2025, de certa forma, incomodaram o treinador rubro-negro. Afinal, além de não vencer, o Fla não havia sequer marcado um gol no rival. 

Isso mudou no primeiro clássico da final, mas também serviu para comprovar que Mano sabe como tirar o Mais Querido da zona de conforto.

Com marcação alta, imposição física e velocidade pelos lados do campo, o Tricolor incomodou o Flamengo e por pouco não saiu do Maracanã com um empate. O gol de Keno deixou o resultado mais justo pelo que foi o jogo.

Ninguém sabe o que vai acontecer domingo que vem, porém, o técnico tricolor, antes mesmo da partida de ida, fez questão de relembrar o único revés de Filipe Luís à frente do Rubro-Negro. 

— Finais têm de tudo. Por coincidência, a única derrota do Flamengo do Filipe é para a gente. Mas cada jogo tem sua história. As finais têm jogo, estratégias, um monte de coisa. Estamos pensando na gente. A equipe foi adquirindo uma personalidade forte, que nos possibilita jogar contra qualquer adversário.

Bom histórico em finais contra o Flamengo

Fluminense se sagrou bicampeão carioca em 2023 sobre o Flamengo
Fluminense se sagrou bicampeão carioca em 2023 sobre o Flamengo (Foto: Imago)

Entre os muitos debates históricos do Fla-Flu, um em especial teve grande repercussão nas redes sociais nos últimos dias: é verdade que o Tricolor tem vantagem em decisões de título contra o Rubro-Negro?

Cada lado tem uma conta diferente para responder esse questionamento. Todavia, ambos compartilham da mesma resposta (ainda que em números distintos): sim, o Fluminense leva a melhor sobre o Flamengo quando o assunto é decisão

Ao longo da história centenária do Campeonato Carioca, diversos formatos foram adotados no estadual mais charmoso do Brasil. Antes do atual, com semifinais e final direta, tivemos pontos corridos, quadrangular final, triangular final e até turno e returno. 

O Fluminense julga que o Fla-Flu decidiu o título carioca em 16 oportunidades, com dez títulos tricolores e seis rubro-negros. Já o Flamengo contabiliza 13 disputas, com vantagem de sete a seis para o rival.

Os números distintos se dão justamente pelo acréscimo de campeonatos disputados em diferentes formatos, mas que tiveram a confirmação da taça em um clássico Fla-Flu.

Em finais diretas está tudo igual, com quatro títulos para cada: 1991, 2017, 2020 e 2021 para o Flamengo; 1936, 1973, 2022 e 2023 para o Flu. O desempate acontece no domingo (16). 

Títulos cariocas do Fluminense sobre o Flamengo:

  • 1919*
  • 1936
  • 1941
  • 1969*
  • 1973
  • 1983*
  • 1984
  • 1995
  • 2022
  • 2023

Títulos cariocas do Flamengo sobre o Fluminense:

  • 1963
  • 1972
  • 1991
  • 2017
  • 2020
  • 2021

* Edições não contabilizadas pelo Flamengo

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo