Brasil

Filipe Luís deixa o Flamengo mais próximo de Tite do que de Jesus antes da Copa do Brasil

Time evoluiu nos dois primeiros jogos, mas pecou muito no clássico contra o Fluminense e chega com derrota à decisão diante do Corinthians

O Flamengo de Jorge Jesus é o modelo ideal de time, não apenas para o torcedor rubro-negro, mas também para Filipe Luís. No seu terceiro jogo como comandante do clube carioca, contudo, ele se aproximou mais do seu antecessor do que do ídolo português.

A equipe voltou a cometer erros vistos durante a passagem de Tite diante do Fluminense, fato que resultou na primeira derrota de Filipe Luís no comando do Flamengo. 

Claro que alguns desfalques pesam, mas se esperava mais dos rubro-negros após um período tranquilo de atividades na Data Fifa. É hora de voltar ao modo Jorge Jesus, ou a vaga na final da Copa do Brasil pode ficar mais distante.

Os erros do Flamengo no Fla-Flu

Falta de repertório, definições erradas no ataque e exposição na defesa. Essa trinca colocou o trabalho de Tite em xeque no Flamengo e, nesta quinta-feira (17), fez com que a equipe se perdesse num clássico que parecia dominado. O primeiro tempo foi bom, mas o segundo, péssimo.

O time se desestabilizou com o primeiro gol do Fluminense e tomou o segundo em jogada bem trabalhada do rival, que envolveu a já fragilizada defesa do Flamengo. Com Léo Ortiz deslocado ao meio-campo, a zaga de Fabrício Bruno e Léo Pereira mostrou os mesmos problemas do fim da Era Tite. 

Filipe Luís sofreu sua primeira derrota como técnico do Flamengo (Foto: IMAGO)

No ataque, especialmente depois do gol, os chuveirinhos dominaram totalmente. Também não ajuda quando o melhor do setor é um garoto de menos de 20 anos: Matheus Gonçalves mostrou sinais de que pode ajudar o Flamengo. Já Gabigol e Bruno Henrique, ídolos consagrados, não.

O objetivo de Filipe Luís é deixar o Flamengo mais próximo daquele de Jorge Jesus, e o primeiro tempo pode ser um adendo. Não foi um primor técnico, mas a equipe dominou o Fluminense e poderia muito bem ter aberto o placar. Esteve aí a última semelhança com Tite: a ausência de definidores assertivos.

As linhas altas do português são inspiração para o novo treinador do Flamengo, mas deu errado dessa vez. O próprio Filipe admitiu isso, durante a entrevista coletiva, ainda no Maracanã. 

— É desafiador, mas para se pressionar é fundamental. E eu assumo a responsabilidade do que aconteceu hoje. Não tivemos o nosso melhor dia na questão de linha, de sincronia de linha. Sabia que não ia ser fácil, sabia que eles fazem isso, que eles usam muito a atração para jogar na longa. No primeiro tempo, a gente controlou bem esse risco. No segundo tempo, eles acabaram aproveitando algumas falhas nas coberturas, mas normal — explicou.

Nesse plano de metas da Data Fifa, em que o Flamengo tentaria transformar oito dias em 30, o tiro acabou saindo pela culatra na primeira batalha. Resta saber quem vai entrar em campo contra o Corinthians: uma equipe mais próxima de Jesus ou de Tite. É o céu e o inferno para os rubro-negros.

Retornos importantes contra o Corinthians

Se contra o Fluminense alguns atletas não participaram, ou entraram no segundo tempo e atuaram por poucos minutos, Filipe Luís deve ter força máxima no jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. 

Gerson, Pulgar e De La Cruz, todos titulares, estarão à disposição, assim como Arrascaeta e Gonzalo Plata, que jogaram pouco no Fla-Flu. Já é um bom levante com relação ao time que perdeu nesta quinta.

Filipe Luís durante treino do Flamengo no Ninho do Urubu (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

O tempo é curto até a decisão

Serão apenas duas atividades antes da viagem para São Paulo, visando a partida contra o Corinthians. A sexta e o sábado ganham importância ainda maior depois do resultado ruim, que pende mudanças táticas, técnicas e psicológicas ao Flamengo.

Como os líderes do Brasileirão estão cada vez mais distantes, é natural que a Copa do Brasil seja o principal objetivo do Flamengo no momento. Filipe Luís e companhia venceram o jogo de ida, no Maracanã, e podem até empatar na Neo Química Arena para se classificarem à final. A bola rola a partir das 16h deste domingo (20).

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo