Brasil

Flamengo completa 128 anos com felicitações de rubro-negros e burburinho de Gabigol

Dia do Flamengo começou cedo, com celebrações na Gávea e treino no Ninho, com tempo, ainda, para nova polêmica envolvendo Gabigol

Chegou o dia 15 de novembro e, além da Proclamação da República, que já é considerado feriado nacional, a data ainda reserva outra efeméride que deveria se tornar recesso. Há 128 anos, em 1895, era fundado o Clube de Regatas do Flamengo, um dos grandes expoentes e dos maiores campeões do futebol brasileiro. A data está sendo comemorada por figuras rubro-negras nas redes sociais, e o clube vive momento mais ameno do que se esperava.

Internamente, o Flamengo vive momento de tranquilidade com Tite, e o elenco ainda busca seu melhor momento para encaixar de vez nas ideias do treinador. Fora do campo e bola, o dia foi de comemorações e homenagens, embora alguns, como é o caso de Gabigol, atraíram atenção com publicações que, na opinião da torcida, geraram polêmica.

Rubro-negros saúdam o clube nas redes sociais

Para iniciar o dia, diversas figuras ligadas ao Flamengo, sendo torcedores ou não, o parabenizaram pelos 128 anos de história e glórias. Entre as mais ilustres estiveram Zico, o Galinho de Quintino e maior ídolo da história do clube e Ronaldinho Gaúcho, ícone do futebol brasileiro que vestiu a camisa rubro-negra entre 2011 e 2012. O próprio Fla, em texto preparado para a ocasião, celebrou a data com seus torcedores.

Celebrações na Gávea, treino no Ninho

O dia do Flamengo, como é rotineiro no 15 de novembro, começou bem cedo. Já é natural ao clube iniciar o dia do seu aniversário com o hasteamento da bandeira na Gávea, naquilo que chamam de alvorada rubro-negra. Os funcionários e atletas do remo, primeiro esporte praticado profissionalmente no clube, ainda participaram de um café da manhã depois dos primeiros passos.

A foto oficial dos funcionários do Flamengo, acompanhados de membros da diretoria, como o presidente Rodolfo Landim (Foto: Paula Reis/CRF)

O dia ainda será recheado de comemorações na Gávea, sede social do clube. A Charanga Rubro-Negra, uma das primeiras torcidas organizadas do Flamengo, marca presença para dar um show na hora do almoço. Tudo deve se estender até o fim do dia, uma data para os torcedores do Mais Querido do Brasil celebrarem, apesar do ano ruim dentro de campo.

Falando nas quatro linhas, o Flamengo também treinou pela manhã no Ninho do Urubu, seguindo o planejamento de treinos da comissão técnica com os atletas. É a segunda de oito atividades previstas no plano de preparação para o jogo contra o Red Bull Bragantino, que será decisivo para definir a luta pelo título brasileiro. A Trivela apurou que o clima no CT foi ameno, com celebrações discretas pelo aniversário do clube.

Gabigol volta a gerar polêmica

O atacante já havia sido alvo da torcida durante o fim de semana, quando publicou uma foto sorrindo no banco de reservas depois de ser expulso no empate contra o Fluminense, e, nesta quarta-feira (15), voltou a ganhar os holofotes. Ao parabenizar o Flamengo, Gabi publicou uma arte com Zico, maior ídolo da história do clube, com as três Libertadores conquistadas.

A questão foi que, mesmo com uma coroa posicionada na cabeça do Galinho de Quintino, alguns torcedores do Flamengo entenderam como uma provocação. Isso porque Zico segura apenas uma Copa Libertadores, conquistada em 1981, enquanto Gabi esbanja suas duas, levantadas em 2019 e 2022. Para uma parcela que viu a publicação, o centroavante quis se colocar acima do maior ídolo do clube.

É fato que a fase não é boa, mas o camisa 10 não tem descanso nem quando está suspenso e publica uma homenagem ao clube.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo