Brasil

Ex-Barcelona entra na mira do Botafogo, diz imprensa espanhola

Em busca de uma temporada melhor do que 2023, John Textor tem interesse em trazer um ex-Barcelona para o Botafogo

Garantido no Grupo D da Copa Libertadores ao lado de LDU, Junior Barranquilla e Universitario, o Botafogo quer uma temporada melhor do que terminou 2023. Para isso, o projeto alvinegro passa pela contratação de um técnico, já que Tiago Nunes foi demitido em fevereiro, durante o Campeonato Carioca. Em meio a esse cenário, a imprensa espanhola noticia que John Textor quer trazer um nome ex-Barcelona para o Glorioso.

Trata-se de Quique Setién, que está livre no mercado desde que deixou o Villarreal, em setembro de 2023. À época, o treinador foi demitido por conta de três derrotas nos primeiros quatro jogos do Submarino Amarelo nesta temporada. O espanhol de 65 anos é um dos favoritos do Botafogo no mercado por conta de sua experiência e bagagem no país natal, assim como foi com Luís Castro antes dele ir para o Al Nassr.

Segundo apuração do jornal As, Setién chama a atenção do Glorioso, que quer um nome europeu para a continuidade do projeto da SAF. Vale lembrar que o português Bruno Lage também ficou no comando alvinegro durante um período no ano passado. Textor já conversou com o empresário do espanhol, que vê com o Botafogo com bons olhos, principalmente pela possibilidade de ser protagonista no Brasileirão Série A e na Libertadores.

Até o momento, o Fogão ainda não abriu negociações com Quique Setién, cujas tratativas devem começar na próxima semana. A principal preocupação do experiente técnico é o calendário apertado do futebol sul-americano. Com o interesse de ambas as partes, o espanhol espera fazer a diferença no Botafogo. Agora, resta saber se John Textor conseguirá convencê-lo a vir para o Brasil.

Quem é Quique Setién, técnico que interessa ao Botafogo?

Antes de virar alvo do Botafogo, Setién fez praticamente toda sua carreira no futebol espanhol, onde passou por equipes como Las Palmas e Betis antes de chegar ao Barça, em janeiro de 2020. À época, o treinador assumiu o Barcelona no lugar de Ernesto Valverde, que era criticado por não seguir a filosofia da equipe, de um futebol propositivo e envolvente. Contudo, o espanhol não conseguiu cumprir as expectativas.

Ao todo, Quique Setién ficou 25 partidas à frente do Barcelona, acumulando 16 vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Ou seja, um aproveitamento de 69,3%. Números até que bons, porém, o técnico é lembrado pela eliminação humilhante naquela Champions League, quando o Barcelona perdeu para o Bayern de Munique por 8 a 2, pelas quartas de final. Isso aconteceu em agosto do mesmo ano, antecedendo sua demissão.

O vice-campeonato de La Liga para o Real Madrid também causou problemas internos nos Blaugranas, ao ponto que Lionel Messi disse que as coisas não iam bem desde janeiro, coincidindo com a contratação de Setién. Com o fracasso no Barcelona, o técnico ficou desempregado por quase dois anos até chegar ao Villarreal, onde teve uma passagem curtíssima, mas recheada de polêmicas.

O que aconteceu no Villarreal?

Quando Quique Setién foi desligado do cargo no Submarino Amarelo, o jornal Marca noticiou à época que ele teve problemas de relacionamento com os líderes de vestiário. Os medalhões reclamavam da metodologia do espanhol, que tinha sido contratado nos primeiros meses de 2022/23. Naquela temporada, o treinador sucedeu Unai Emery – que saiu abruptamente para assumir o Aston Villa – e terminou LaLiga na 5ª posição.

Apesar disso, Setién não era unanimidade entre a torcida. Entre os motivos que levaram a demissão do espanhol, está a mudança de posição dos experientes Gerard Moreno, Capoue e Parejo. Agora, o treinador espera ter mais sucesso no Glorioso. E, quem sabe, ele também pode levantar seu primeiro título na carreira no Botafogo. Resta aguardar cenas dos próximos capítulos para confirmar se ele será contratado por Textor.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo